Questão número 92064

O co-processamento surgiu como alternativa à disposição de certos tipos de resíduos sólidos em aterros, principalmente aqueles com potencial energético. Na atualidade, pneus inservíveis são o tipo de resíduo que desperta grande preocupação, principalmente nos grandes centros urbanos. Considerando-se que o poder calorífico inferior dos pneus é 29.560 kJ/kg, que a massa específica aparente, no aterro, é de 135 kg/m3, que a eficiência de conversão de energia térmica em elétrica é de 30% e que 1 kW = 1 kJ/s, é correto afirmar:

  • A.

    Uma usina com potência de 2 MWelétricos possibilita reduzir em 1.754 kg a quantidade diária de pneus a ser destinada ao aterro.

  • B.

    O volume de aterro para dispor os pneus, que deixariam de ser utilizados diariamente, em uma unidade de 1 MWelétricos, será de ≅ 72 m3.

  • C. Uma usina que fosse abastecida com os pneus que deixassem de ser dispostos em um volume diário de 50 m3 de aterro teria uma potência térmica de ≅ 60.000 MJ.
  • D.

    O volume de resíduos sólidos urbanos (massa específica aparente de 650 kg/m3), que deixariam de ser dispostos para gerar uma quantidade de pneus equivalente a 10.000 MJtérmicos, é de ≅ 8 m3.

  • E.

    A potência elétrica de uma usina operada com uma massa diária de pneus igual a 1.000 kg, que equivale a um volume de aterro de 7,4 m3, será de 0,34 MW.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...