Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO

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A afirmação de que "todas as parcelas da receita e despesa devem aparecer no orçamento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de dedução", remete-nos ao princípio da(o)

  • A. universalidade
  • B. unidade
  • C. não-afetação das receitas
  • D. orçamento-bruto
  • E. anualidade

São cada vez mais freqüentes, no Brasil, as críticas e divergências quanto ao chamado caráter meramente autorizativo – e não mandatório – do orçamento público. Das opções a seguir – que correspondem a procedimentos usuais em nossa Administração – assinale a que está diretamente associada à aplicação do conceito de orçamento autorizativo.

  • A.

    Execução das obras e serviços, ao longo do exercício, segundo o ritmo ditado pela programação financeira estabelecida pelo Poder Executivo.

  • B.

    Atrasos nas transferências dos recursos correspondentes às dotações dos Poderes Legislativo e Judiciário.

  • C.

    Contingenciamento, pelo Poder Executivo, das dotações destinadas a determinados tipos de custeios e a investimentos.

  • D.

    Edição de Medidas Provisórias em matéria orçamentária.

  • E.

    Autorização, nas leis de diretrizes orçamentárias, para execução da proposta orçamentária em duodécimos, até a aprovação da respectiva lei.

A Classificação Institucional, dentro da Classificação Orçamentária, serve para:

  • A. identificar quem é o responsável pela despesa e pela receita.
  • B. melhorar o desempenho gerencial da administração pública.
  • C. explicitar a distribuição regional das metas e gastos do Governo Federal.
  • D. proporcionar a alocação de recursos nos orçamentos anuais de modo compatível com os objetivos e diretrizes.
  • E. dar maior transparência à aplicação de recursos públicos e aos resultados obtidos.

As receitas públicas provenientes de tributos, de contribuições, da exploração do patrimônio estatal (patrimonial) e da exploração de atividades econômicas (agropecuária, industrial e de serviços), são classificadas como:

  • A. de capital.
  • B. financeiras.
  • C. correntes.
  • D. orçamentárias.
  • E. de bens e direitos.

A elaboração do orçamento-programa abrange, em ordem cronológica, as seguintes etapas:

  • A.

    programação, projeto, orçamentação e planejamento

  • B.

    planejamento, programação, projeto e orçamentação

  • C.

    planejamento, orçamentação, projeto e programação

  • D.

    orçamentação, planejamento, programação e projeto

Quando a lei orçamentária estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, estará instituindo a espécie de orçamento denominado

  • A.

    orçamento anual.

  • B.

    planos regionais.

  • C.

    planos setoriais.

  • D.

    plano plurianual.

  • E.

    lei de diretrizes orçamentárias.

Sobre as operações de crédito, é correto afirmar que

  • a.

    não são permitidas as operações de antecipação de receita orçamentária, mas são permitidas operações de financiamento de custeio, desde que não ultrapassem o mandato.

  • b.

    são permitidas as operações de antecipação de receita orçamentária, mas não são permitidas as operações de crédito para financiar despesas de custeio.

  • c.

    são permitidas as operações de antecipação de receita orçamentária, em quaisquer circunstâncias, bem como os financiamentos das despesas de capital.

  • d.

    são permitidas quaisquer operações de crédito desde que a administração pública tenha superávit primário.

  • e.

    são permitidas as operações de crédito para quitar todas as dívidas no último ano do mandato.

O princípio do Orçamento Público que estabelece a obrigatoriedade da previsão de todas as receitas e fixação de todas as despesas é denominado:

  • A. totalidade.
  • B. universalidade.
  • C. anuidade.
  • D. unidade.
  • E. orçamento bruto.

Entre os elementos essenciais ao modelo do Orçamento-Programa não se encontram

  • A.

    as medidas de controle, com o fim de avaliar a honestidade dos agentes e a legalidade no cumprimento do orçamento.

  • B.

    os objetivos e propósitos perseguidos pela instituição e para cuja consecução são utilizados os recursos orçamentários.

  • C.

    os programas, assim entendidos como sendo os instrumentos de integração dos esforços governamentais no sentido da concretização dos objetivos.

  • D.

    os custos dos programas, medidos por intermédio da identificação dos insumos necessários para a obtenção dos resultados.

  • E.

    as medidas de desempenho, com a finalidade de mensurar as realizações e os esforços despendidos na execução dos programas.

Embora dinâmico, o processo orçamentário público costuma ser esquematicamente representado pela identificação de suas principais etapas. Com base nisso, assinale a opção que indica a seqüência lógica de um processo integrado de planejamento e orçamento.

A - Discussão, votação e aprovação da lei orçamentária.

B - Revisão dos planos.

C - Programação.

D - Controle e avaliação da execução orçamentária.

E - Execução orçamentária.

F - Elaboração da proposta orçamentária.

  • A. C-A-F-E-B-D
  • B. F-A-C-B-E-D
  • C. C-F-A-E-D-B
  • D. F-C-A-E-B-D
  • E. C-F-A-E-B-D
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