Questões sobre Gestão Estratégica

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Liderança Administrativa:

Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.


I. A liderança, a direção e a gerência são um mesmo papel que necessariamente deve ser desempenhado pelo administrador.

II. Uma das características da liderança autocrática é o comportamento do líder que assume o papel de membro do grupo e atua somente quando é solicitado.

III. A motivação está relacionada a três aspectos diretamente vinculados ao comportamento: a liderança, os objetivos organizacionais e a tomada de decisão.

    A) Somente I e II estão corretas.

    B) Somente II e III estão corretas.

    C) Somente I e III estão corretas.

    D) Nenhuma das afirmativas está correta.

Avaliar o desempenho das organizações é algo muito importante. Todas as organizações são sistemas de recursos que perseguem objetivos. Sendo assim, o desempenho de uma organização pode ser avaliado pela medida em que os objetivos são realizados.


Assinale a alternativa que apresenta o nome que se dá ao realizar tarefas de maneira correta, sem erros sem atrasos, de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e o maior aproveitamento dos recursos disponíveis.

    A) Eficácia

    B) Efetividade

    C) Competitividade

    D) Eficiência

    E) Produtividade

Motivação e liderança são conceitos interligados e estudados na escola de relações humanas. Sobre liderança e o líder, analise as afirmativas abaixo:
I. Líder de um time é aquele capaz de coordenar esforços para a obtenção de um objetivo comum. II. O bom líder é aquele que consegue despertar o que há de melhor no outro, conciliando os interesses individuais e particulares com os objetivos comuns. III. Ao líder é delegado o poder e responsabilidade de facilitar a existência de condições propícias à realização do trabalho.
Assinale a alternativa correta.

    A) Apenas a afirmativa I está correta

    B) Apenas a afirmativa II está correta

    C) Apenas a afirmativa III está correta

    D) As afirmativas I, II e III estão corretas

    E) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

Com o avanço da tecnologia os processos de escritório se tornam cada vez mais rápido e, entender como essa tecnologia funciona necessita de atualizações constantes no conhecimento das atividades desenvolvidas. Esse processo se classifica como:

    A) Processo comunicativo.

    B) Processo tático.

    C) Processo produtivo.

    D) Processo estratégico.

Acerca do processo administrativo nas organizações, julgue o item seguinte.


O planejamento organizacional é um nível tático do planejamento estratégico que contém ferramentas para ação no nível operacional.

Os quatro aspectos da análise SWOT são:

    A) Fontes, Fraquezas, Opositores e Aliados.

    B) Fraquezas, Fortalezas, Orientações e Ataques.

    C) Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

    D) Fiscalizações, Fontes, Operações e Aliados.

    E) Forças, Financiamentos, Operações e Avaliações.

A administração tem uma série de características, dentre elas as atividades interligadas fundamentais para busca de resultados. Sobre as atividades fundamentais assinale a alternativa correta:

    A) Planejamento: consiste em definir objetivos e traçar metas.

    B) Direção: nessa atividade não é necessário à tomada de decisão.

    C) Organização: preparar processos sem a obrigação de obter os resultados planejados.

    D) Controle: verificar somente os processos assertivos.

Em relação às funções administrativas, avalie as seguintes afirmações:
I- O controle consiste na operacionalização do trabalho manual a ser realizado. II- As funções administrativas básicas são: planejamento, organização, direção e controle. III- As funções administrativas são a base de atuação do administrador nas organizações.
É correto o que se afirma em:

    A) II e III, apenas.

    B) III, apenas.

    C) II, apenas.

    D) I, apenas.

    E) I, II e III.

A respeito de cultura organizacional, julgue o próximo item.
A cultura organizacional refere-se às percepções que são compartilhadas entre os funcionários de uma empresa, as quais abarcam elementos da própria empresa e do ambiente de trabalho.

A respeito de cultura organizacional, julgue o próximo item.

Entre as características essenciais da cultura de uma organização incluem-se a agressividade, referente ao comportamento competitivo adotado pelos profissionais, e a orientação para resultados, que diz respeito ao grau em que os dirigentes consideram as pessoas e suas necessidades no alcance dos resultados de suas ações.

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