Questões de Antropologia do ano 2004

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O estudo dos mitos foi uma área em que Lévi- Strauss deu uma grande contribuição para a teoria antropológica. As proposições abaixo dizem respeito a esse tema.

I. Para Lévi-Strauss, os rituais têm afinidade com a dança e com a música e os mitos têm uma afinidade com a retórica.

II. A análise dos mitos defendida por Lévi-Strauss é de natureza simbólica e volta-se para a interpretação do significado dos símbolos utilizados pela narrativa mítica.

III. Ao focalizar os mitos como fenômenos "bons para pensar", Lévi-Strauss acaba relegando os rituais a uma simples execução de gestos e manipulação de objetos, e a exegese das ações rituais feitas pelos especialistas é pensada por ele como um elemento da mitologia.

IV. Por meio de pares de oposição cujos elementos constituintes são de natureza sensível como natureza/ cultura, cru/cozido, mel/tabaco, alto/baixo, os mitos tentam fornecer modelos lógicos capazes de resolver, no nível da narrativa, algumas das contradições insuperáveis da condição humana.

Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas

  • A.

    I e II

  • B.

    III e IV

  • C.

    II e III

  • D.

    I e III

  • E.

    II e IV

A organização da vida econômica tem sido um tema recorrente na análise antropológica. Distinções entre as economias de subsistência e de mercado são utilizadas para interpretar as atividades econômicas. Assinale a proposição correta sobre esse tema

  • A.

    A economia de subsistência é incompatível com a circulação de moeda

  • B.

    O uso de dinheiro é restrito à economia industrial

  • C.

    Os meios e os circuitos de troca dividem-se em diversos tipos de sistemas, sendo os mais comuns os sistemas de mercados, o de redistribuição, o de trocas recíprocas e o de mobilização

  • D.

    O sistema econômico de subsistência, por ser o mais simples, é plenamente autônomo com relação ao restante do sistema social, não havendo interdependência funcional entre o econômico e o social

  • E.

    A transição entre a economia de subsistência e a de mercado requer uma fase intermediária, marcada pelas trocas redistributivas

Em muitas sociedades da África Ocidental existem grupos de especialistas conhecidos como nyamakalo (os manipuladores do poder). Os mais comuns são os ferreiros. Sua atividade principal é extrair o minério da terra, fundir o ferro e outros metais e forjar ferramentas, utensílios, armas, adornos e muitas das insígnias do poder, como os símbolos da realeza. Sua atividade básica de transformar os metais faz com que sejam percebidos nestas sociedades como aqueles que manipulam a energia oculta das coisas. Em razão disso, os ferreiros são percebidos como possuidores de habilidades e poderes especiais. Deter o segredo de fundir o ferro e outros metais significa ter permissão dos espíritos da terra, da água e da floresta para minerar, para derrubar árvores e fazer carvão, ter a cooperação dessas forças espirituais para fundir e trabalhar os metais, cooperação obtida graças a elaborados rituais feitos em honra destas forças. Por tudo isso, estes especialistas fazem mais do que trabalhar os metais e confeccionar objetos: eles fazem e distribuem amuletos, presidem cerimônias religiosas que asseguram proteção espiritual, mediam conflitos e disputa, protegem e organizam redes de comércio, participam em posição de destaque nas sociedades secretas que têm importante papel na organização da vida política local. Com base nessas informações, julgue as proposições abaixo.

I. Os ferreiros das sociedades do ocidente africano são bruxos, no sentido dado por Evans-Pritchard no seu livro sobre bruxaria Azande.

 II. A esfera da produção econômica nas sociedades da África Ocidental não é plenamente autônoma dos outros domínios da sociedade, estando a produção recheada de aspectos simbólicos.

III. Poder místico e poder secular estão imbricados nessas sociedades.

IV. Os reis e outras posições de poder nessas sociedades saem da casta dos

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    I e IV

  • D.

    II e IV

  • E.

    III e IV

Não há uma linha clara de demarcação que separa os povos nômades dos povos sedentários, já que não há consenso sobre a quantidade e qualidade do movimento necessário para fazer de um grupo nômade ou sedentário. Apesar disso, alguns atributos da vida social são próprios dos povos sedentários. Escolha a opção cujos atributos só se encontram entre os povos sedentários

  • A.

    Agricultura de coivara, guerra e criação de gado.

  • B.

    Rituais elaborados, baixa densidade demográfica, pesca como modo de subsistência.

  • C.

    Urbanização, agricultura intensiva e escrita.

  • D.

    Estrutura de posições fortemente marcada pela centralidade de status atribuídos, ciência, caça como modo de subsistência

  • E.

    Xamanismo, família nuclear e propridade privada da terra

Em Os Nuer e Sistemas Políticos da Alta Birmânia Evans-Pritchard e Leach procuram relacionar aspectos do meio ambiente com a estrutura social. Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações sobre este tema.

( ) O sistema político acéfalo dos Kachins foi desenvolvido quando esse povo vivia num outro habitat e, por isto, não tem qualquer relação com a adaptação às condições ambientais do território em que viviam quando da pesquisa de Leach.

 ( ) Apesar de reconhecer que as condições ecológicas que prevalecem na terra Nuer não permitem que as comunidades floresçam além de certos limites demográficos, Evans-Pritchard insiste que esses constrangimentos naturais não explicam as relações estruturais entre os grupos Nuer, relações que só podem ser compreendidas em termos de princípios estruturais.

 ( ) O sistema político igualitário gumlao desenvolvese nos vales irrigados, cuja estrutura de produção requer o uso intensivo de mão-de-obra para construir- se os terraços irrigados; o sistema aristocrático gumsa surge nas colinas Kachin, onde a forma de poder centralizado é necessária para o desenvolvimento de uma hierarquia militar para defesa contra os invasores.

( ) Os Nuer não têm uma noção abstrata de tempo como algo que passa e que pode ser medido. Eles percebem o tempo em termos das mudanças físicas e das relações sociais. O tempo ecológico está ligado às progressões naturais como as estações do ano e as fases do dia.

( ) A estrutura política centralizada dos Nuer está de algum modo relacionada com as condições ecológicas que induzem a agricultura intensiva do arroz. Escolha a opção correta.

  • A.

    F, F, V, V, V

  • B.

    V, F, V, V, F

  • C.

    F, V, F, V, F

  • D.

    F, V, V, F, V

  • E.

    V, V, F, F, V

Assinale a opção que representa a perspectiva dos ecologistas culturais da antropologia norte-americana sobre a relação entre a cultura e o meio ambiente.

  • A.

    Há uma relação dialética entre as culturas e seus meios ambientes, onde as primeiras condicionam os segundos e são por eles condicionadas

  • B.

    Há uma independência plena entre o domínio ecológico e o cultural, não havendo qualquer relação de interferência de um plano sobre o outro

  • C.

    As forças naturais como o clima e a qualidade do solo exercem uma ação mecânica sobre a cultura, determinando as suas formas

  • D.

    O meio ambiente é determinante da estrutura política das culturas e os sistemas religiosos são determinantes da ecologia

  • E.

    O meio ambiente é passivo e a cultura age seletivamente sobre ele, explorando determinadas possibilidades e ignorando outras

Em todas as culturas humanas encontra-se uma interpretação sobre o meio em que seus membros vivem. Analise as afirmativas abaixo sobre o modo com que as sociedades indígenas brasileiras concebem a natureza.

I. As interpretações indígenas sobre o meio em que vivem sugerem a existência de uma rígida separação entre o mundo natural e o mundo sobrenatural.

II. Para muitas sociedades indígenas o território grupal está ligado a uma história cultural e assim é concebido. Por exemplo, entre os Cubeo a disposição dos grupos residenciais ao longo dos rios é concebida a partir de um modelo representado por uma gigantesca sucuri.

III. A natureza é concebida pelos povos indígenas como um santuário que deve ser protegido da ação exploradora do homem branco.

IV. Muitos povos indígenas entendem que o consumo de certas espécies vegetais permite a alguns especialistas viajar entre o mundo dos homens e do mundo dos espíritos.

Assinale a opção que indica apenas as afirmativas corretas.

  • A.

    I e III

  • B.

    I e IV

  • C.

    II e III

  • D.

    III e IV

  • E.

    II e IV

É sabido que as sociedades indígenas necessitam de uma base territorial para sua reprodução. Assinale as afirmativas corretas sobre a terra para os povos indígenas.

I. A terra é muito mais do que simples meio de subsistência.

II. A terra é importante porque, como propriedade individual, ela organiza a distribuição da riqueza entre os indígenas.

III. Os povos indígenas têm um sentido de exclusividade com relação a seu território, o que se revela na existência de fronteiras territoriais claramente marcadas que impede a circulação de pessoas entre as comunidades.

IV. As alianças matrimoniais e as prestações rituais estão, muitas vezes, diretamente ligadas à disposição espacial dos diversos grupos locais nelas envolvidas. Esse fato é sugestivo de como considerações de ordem social e ritual devem ser levadas em conta para a compreensão da importância que tem o território para as populações indígenas. Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas

  • A.

    I e II

  • B.

    I e IV

  • C.

    II e III

  • D.

    II e IV

  • E.

    I e III

Assinale a opção que melhor representa as características mais marcantes da organização política nas sociedades indígenas brasileiras

  • A.

    Os povos indígenas do Brasil vivem em sociedades com estrutura de poder fortemente centralizada e especializada, onde o chefe ou cacique detém o poder político e controla as instituições de sanção social e o pajé ou xamã detém o poder religioso sendo o chefe da principal seita religiosa da tribo

  • B.

    A liderança e as posições de poder são transmitidas entre as gerações por hereditariedade

  • C.

    O controle social é exercido rigidamente nas sociedades indígenas por meio de uma única instituição responsável pelo desenvolvimento de uma série de medidas punitivas como o ostracismo, a expulsão e a morte do infrator

  • D.

    A autoridade dos chefes tende a ser respaldada no conhecimento que eles têm e que é posto a serviço da comunidade (ser um bom caçador, agricultor ou pescador, bom orador, bom xamã etc). O poder que tal forma de autoridade confere é o poder de persuasão. Raramente o poder de chefe indígena é baseado somente na coerção

  • E.

    O poder político dos chefes indígenas está associado à desigualdade econômica, de modo que o cacique é em geral o único indivíduo rico da tribo

Apesar de muito diferenciados, os sistemas religiosos e as cosmologias dos povos indígenas compartilham algumas características. Julgue as proposições abaixo.

I. As crenças religiosas nas sociedades indígenas pressupõem uma unidade indissolúvel entre o natural e o social.

II. As religiões das sociedades indígenas estão estruturadas em "igrejas", com um aparato hierárquico que comanda os assuntos da fé.

III. Os xamãs são intermediários entre o social e o sobrenatural, sendo um cargo exclusivo dos homens idosos.

IV. Ao contrário das religiões de muitos Estadosnações, há uma ausência de seitas concorrentes nos sistemas religiosos das sociedades indígenas.

 Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e II

  • D.

    I e IV

  • E.

    III e IV

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