Questões de Arquitetura do ano 2002

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Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    International Style é uma expressão cunhada em 1929 pelo crítico H.R. Hitchcock para designar a arquitetura da vanguarda européia dos anos 20.

  • B.

    Chamamos International Style à arquitetura amplamente difundida no pós-guerra em edifícios do establishment institucional e das grandes corporações norte-americanas, a partir da influência de arquitetos como Mies van der Rohe e Philip Johnson.

  • C.

    Nos anos 30, arquitetos europeus refugiados nos EUA, como Mies van der Rohe, W. Gropius e R. Neutra, contribuíram para difusão das idéias da vanguarda européia nos EUA.

  • D.

    L. Kahn, expoente da arquitetura norte-americana do pós-guerra, representa o protótipo do novo arquiteto adepto do trabalho em equipe, atento às necessidades da economia de consumo, destacando-se, ao mesmo tempo, pelo uso de formas geométricas elementares em um trabalho que privilegia a composição das fachadas.

  • E.

    O interesse despertado pelo pavilhão do Brasil na Feira de Nova York em 1938, projeto de L. Costa, O. Niemeyer e P. Wiener, chamou a atenção da crítica mundial para a emergência da arquitetura moderna brasileira.

Importantes arquitetos do Século XX, vinculados em alguma medida ao movimento moderno, fizeram incursões pelo design de mobiliário. Entre esses nomes, podemos destacar:

  • A.

    Johannes Itten, Joseph Albers e Marcel Breuer.

  • B.

    Charles R. Mackintosh, Mies van der Rohe e Alvar Aalto.

  • C.

    Mies van der Rohe, Albert Speer e Paul Ludwig Troost.

  • D.

    Le Corbusier, Marcel Breuer e Paul Klee.

  • E.

    Frank L. Wright, Le Corbusier e T. Garnier.

A imagem acima mostra

  • A.

    os escritórios da NKK em Osaka, projetados por Kenzo Tange (1963).

  • B.

    o centro cultural da Goodyear, nos arredores de Akron- Ohio, projetado por Buckminster Fuller (1962).

  • C.

    a Casa do Povo, em Kiev, projetada por El Lissitzky (1927), uma das últimas obras do Construtivismo Russo.

  • D.

    o edifício principal da administração da Vila Serra do Navio, PA, projetado por Oswaldo Bratke (1960).

  • E.

    o Pavilhão da CSN no Parque Ibirapurera, São Paulo, projetado por Sérgio Bernardes (1954).

Le Corbusier teve influência significativa sobre os caminhos do Modernismo brasileiro, tendo visitado o Brasil em diferentes ocasiões e atuado como consultor

  • A. nos projetos do Ministério da Educação e Saúde e da Cidade Universitária do Brasil (CUB).
  • B. nos projetos da sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.
  • C.

    nos projetos da sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Conjunto Habitacional de Pedregulho.

  • D.

    nos projetos da sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Ministério da Educação e Saúde.

  • E.

    no projeto do Ministério da Educação e Saúde e no júri do concurso de Brasília.

O arquiteto brasileiro João Filgueiras Lima, o "Lelé" tem uma produção arquitetônica significativa, pela qualidade e pela quantidade. São características constantes dos edifícios públicos projetados a partir dos anos 80 por "Lelé":

  • A. o emprego de equipamentos pesados e sofisticados na montagem dos componentes pré-fabricados, como forma de maximizar ganhos de produtividade.
  • B. a utilização freqüente, nesses edifícios, de painéis duplos intercalados com camada de ar e camada de material isolante térmico, como forma de compensar a esbeltez e o pouco isolamento térmico da argamassa armada.
  • C. a utilização freqüente de painéis de argamassa armada dentro de uma disciplina modular ortogonal em planta, com certa liberdade e diversidade formal no desenho dos componentes, quando consideradas as três dimensões.
  • D. a recusa sistemática ao uso da climatização artificial, mediante o emprego de materiais adequados a uma climatização natural dos ambientes.
  • E. o emprego de uma grande variedade de materiais alternativos, como forma de adequação dos edifícios às condições locais de implantação.

São exemplos da utilização adequada do brise-soleil na arquitetura brasileira:

  • A.

    a sede do IAB-SP, em São Paulo, projetada por Abelardo de Souza e equipe (1948), e a sede do Banco Itaú América, na Av. Paulista, São Paulo, projetada por Rino Levi (1961).

  • B.

    a sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, projetada por Lúcio Costa e equipe (1937- 1943) e a sede do Banco Itaú América, na Av. Paulista, São Paulo, projetada por Rino Levi (1961).

  • C.

    a sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, projetada por Lúcio Costa e equipe (1937- 1943) e a sede da Associação Portuguesa, em Brasília, projetada por João Filgueiras Lima.

  • D.

    Pavilhão da Indústria, hoje Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, São Paulo, projetado por O. Niemeyer e equipe (1953) e a sede da Associação Portuguesa, em Brasília, projetada por João Filgueiras Lima.

  • E.

    o Pavilhão da Indústria, hoje Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, São Paulo, projetado por O. Niemeyer e equipe (1953) e a sede do IAB-SP, em São Paulo, projetada por Abelardo de Souza e equipe (1948).

Segundo Bruno Zevi, o foco central, a essência da arquitetura é

  • A.

    a forma, o volume construído, enquanto composição, o "livre jogo das formas sob a luz".

  • B.

    a construção, dentro de uma visão das novas tecnologias construtivas como protagonistas da modernidade.

  • C.

    o espaço, em suas três dimensões, colocado no tempo, dimensão do movimento e multiplicidade de pontos de vista, e, mais além, a experiência do homem movendo- se no edifício.

  • D.

    o homem e seu ambiente n-dimensional, dotado das três dimensões do espaço, o tempo/movimento e um sem número de variáveis de habitabilidade que qualificam o espaço.

  • E.

    a racionalidade das decisões de projeto, em função dos requisitos definidos no programa de necessidades e das tecnologias disponíveis, que dão à arquitetura um caráter de expressão de seu tempo.

O arquiteto paulista Villanova Artigas, dialogando com o Professor Flávio Motta, produziu uma reflexão de largo alcance sobre o papel emancipador do projeto e a responsabilidade do arquiteto. A semântica da palavra desenho tem um lugar central nessa reflexão e sobre esse assunto, na medida em que

  • A.

    desenhar é lançar as idéias livremente sobre o papel, desvencilhando-se o arquiteto da carga ideológica e contribuindo para a promoção da cidadania.

  • B.

    desenho e projeto guardam entre si a mesma relação que drawing e project, na língua inglesa, o que confere ao primeiro termo um papel de destaque na determinação dos rumos do projeto.

  • C.

    o significado da palavra desenho, recuperando o compromisso com a palavra desígnio, aproxima-se da noção de projeto, reunindo o significado dos termos drawing e design.

  • D.

    o desenvolvimento da noção do desenho enquanto instrumental (drawing) permite compreender as relações entre o pensamento intuitivo e o racional, dando à atividade projetual uma dimensão transformadora das relações sociais.

  • E.

    é estabelecida uma clara diferenciação entre a palavra de língua inglesa design e o significado da palavra projeto

Ceragioli e Cavaglià definem a noção de tecnologia avançada como

  • A.

    a tecnologia industrial de ponta.

  • B.

    a tecnologia que se beneficia de um grande patrimônio científico, de experiências e de relações interdisciplinares.

  • C.

    a tecnologia que dá suporte à nova economia, incorporando os avanços da Tecnologia de Informações e da Biotecnologia.

  • D.

    o conjunto de transformações por que passou o desenvolvimento tecnológico dentro da assim chamada Terceira Onda.

  • E.

    a tecnologia oriunda de países avançados.

Sua empresa, situada na cidade do Rio de Janeiro, decidiu iniciar um programa de racionalização do uso de energia. Todas as dependências da empresa são climatizadas artificialmente, tornando necessárias medidas de redução do consumo de eletricidade pelos aparelhos de ar condicionado. A sede da empresa teve sua arquitetura calcada nas de suas congêneres do Primeiro Mundo, apresentando as seguintes características: Prédio em lâmina com direção predominante Leste-Oeste; fachadas Leste e Oeste cegas, com pequenas janelas de sanitários e de áreas de circulação; fachada principal Norte envidraçada (courtain wall) abrindo para uma vista da Cidade, e fachada sul igualmente envidraçada, voltada para área de jardim. Como encarregado da concepção e implementação de medidas de adequação climática do edifício, você recomendaria

  • A.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de quebra-sóis, externamente à fachada Norte, preferivelmente à utilização de persianas internas, e revestimento/ pintura das fachadas Leste e Oeste com cor branca.

  • B.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de persianas internas em ambas as fachadas, preferencialmente à instalação de quebra-sóis externos, e revestimento/ pintura das fachadas leste e oeste com cor branca.

  • C.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de quebra-sóis, externamente à fachada Norte, preferivelmente à utilização de persianas internas, e revestimento/ pintura das fachadas Leste e Oeste com cor branca. Aumento da renovação do ar dos ambientes, como forma de tiragem do calor por ventilação natural.

  • D.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de persianas internas em ambas as fachadas, preferencialmente à instalação de quebra-sóis externos, e revestimento/pintura das fachadas leste e oeste com cor branca. Aumento da renovação do ar dos ambientes, como forma de tiragem do calor por ventilação natural.

  • E.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de quebra-sóis, externamente à fachada Norte, preferivelmente à utilização de persianas internas, e revestimento/ pintura das fachadas Oeste com cor branca. A fachada Leste recebe radiação solar muito menos intensa, podendo receber outro tratamento.

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