Questões de Arquitetura do ano 2017

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As chamadas cartas patrimoniais são documentos cujo caráter é indicativo ou, no máximo, prescritivo. Constituem base deontológica para as várias profissões envolvidas na preservação, mas não são receituário de simples aplicação. A Carta de Veneza, fruto do II Congresso Internacional de Arquitetos e de Técnicos de Monumentos Históricos realizado em Veneza, em 1964, permanece como documento-base do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), criado em 1965 e acolhido pela Unesco como órgão consultor e de colaboração.

  • A. reconstrução, conservação, escavação, restauração, restauração.
  • B. restauração, reconstrução, conservação, escavação, restauração.
  • C. conservação, escavação, restauração, restauração, reconstrução.
  • D. escavação, restauração, restauração, reconstrução, conservação.
  • E. restauração, restauração, reconstrução, conservação, escavação.

Tendo em vista algumas teorias que abordam as estruturas e a ordenação do espaço edificado na paisagem urbana, apresentam-se sinteticamente três importantes posturas metodológicas de análise urbana desenvolvidas por autores consagrados, e aplicadas ao longo da segunda metade do século XX, constituindo referências importantes para a cultura e a prática contemporânea do urbanismo:

I. Construção teórica que se concentra em abordar as relações entre o público e o privado como instância privilegiada para apreender – e, desse modo, aprender a projetar – o espaço arquitetural/urbano.

II. Proposição de visão serial como uma metodologia de análise da paisagem. Ilustra a maneira complexa e fragmentada pela qual os espaços arquitetônicos e urbanos se revelam ao nosso olhar. Baseia-se em uma análise intuitiva e artística da paisagem urbana, apresentando três maneiras (categorias) pelas quais o meio ambiente pode gerar respostas emocionais: ótica, lugar e conteúdo.

III. Contribuição teórica que se concentra no lançamento de fundamentos para uma leitura do ambiente baseada na percepção do usuário,definindo categorias de análise da forma visual da cidade. Método de leitura ambiental – perceptiva e cognitiva – baseado em cinco categorias: vias, nós, limites, bairros e marcos.

Escolha a alternativa que relaciona, em sequência correta, os nomes dos personagens responsáveis por tais proposições teóricas.

  • A. Aldo Rossi, Jane Jacobs, Kevin Lynch.
  • B. Jane Jacobs, Herman Hertzberger, Gordon Cullen.
  • C. Kevin Lynch, Aldo Rossi, Gordon Cullen.
  • D. Herman Hertzberger, Gordon Cullen, Kevin Lynch.
  • E. Aldo Rossi, Herman Hertzberger, Jane Jacobs.

Trata-se de um tipo de alicerce raso que abrange toda a área da construção, transmitindo as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura descarregando-as sobre uma grande área do solo. Normalmente, executa-se em concreto armado simples, mas também pode ser de concreto protendido quando a obra exigir reforços.

Escolha a alternativa correta que corresponde ao enunciado.

  • A. Sapata corrida.
  • B. Viga de fundação.
  • C. Baldrame.
  • D. Mestra.
  • E. Radier.

Em 1985, o arquiteto norte-americano Ron Mace cunhou a expressão Universal Design (Desenho Universal), influenciando a criação de ambientes que pudessem ser utilizados por todos, em sua máxima extensão possível. Juntamente com deficientes físicos e profissionais do campo do design, Mace relacionou preocupações com a oferta de ambientes que pudessem ser utilizados por um maior número de pessoas, favorecendo, desse modo, a biodiversidade humana e proporcionando uma melhor ergonomia para todos. Hoje em dia, o conceito de Desenho Universal é ponto recorrente na legislação, bem como em muitas normas técnicas. Na década de 1990, na Universidade da Carolina do Norte (EUA), esse conceito estabeleceu-se através de sete princípios listados a seguir, dos quais dois apresentam incorreções.

I. Uso equitativo.

II. Uso flexível.

III. Uso simples e intuitivo.

IV. Informação de fácil percepção.

V. Intolerância ao erro (segurança).

VI. Esforço físico mínimo.

VII. Dimensionamento de espaços para acesso e uso não abrangente.

Escolha a alternativa que apresenta os dois princípios incorretos.

  • A. V e VI.
  • B. IV e VII.
  • C. V e VII.
  • D. III e VI.
  • E. III e IV.

Quando se trata da arquitetura, todos os sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) têm seu peso, mas a visão é o sentido mais excitado e por isso as formas, cores e a composição espacial são tão importantes. Francis D. K. Ching, em seu livro Forma, Espaço e Ordem, apresenta alguns princípios ordenadores considerados como recursos visuais que permitem que as formas e espaços variados e diversos de um edifício coexistam dentro de um todo ordenado, unificado e harmonioso. Analise os esquemas a seguir.

Assinale o princípio ordenador utilizado em cada esquema.

  • A. 1 – Eixo, 2 – Dado, 3 – Ritmo, 4 – Transformação.
  • B. 1 – Simetria, 2 – Hierarquia, 3 – Eixo, 4 – Ritmo.
  • C. 1 – Hierarquia, 2 – Simetria, 3 – Eixo, 4 – Dado.
  • D. 1 – Simetria, 2 – Ritmo, 3 – Eixo, 4 – Hierarquia.

CORBELLA & YANNAS, no livro Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos, destacam que os materiais utilizados na construção de um prédio regulam seu desempenho térmico, influenciando o conforto térmico dos usuários. Dados 4 tipos de paredes simples de diferentes materiais:

Parede I – folha de ferro galvanizado;

Parede II – 30 cm de concreto;

Parede III – 30 cm de poliuretano expandido;

Parede IV – folha de vidro.

Considerando uma mudança repentina das condições externas, de céu encoberto e posteriormente céu claro, com radiação direta nas paredes, assinale a alternativa que apresenta, em ordem crescente de transmitância de energia para o interior, as paredes destacadas anteriormente.

  • A. Parede II, Parede III, Parede I, Parede IV
  • B. Parede III, Parede II, Parede IV, Parede I
  • C. Parede III, Parede II, Parede I, Parede IV
  • D. Parede II, Parede III, Parede IV, Parede I

A figura abaixo ilustra uma máscara de sombra para uma edificação localizada na latitude 12° Sul.

A interpretação da máscara permite afirmar:

  • A. Somente no período compreendido entre 21 de março e 3 de abril, o sombreamento na edificação começa às 6:30 h.
  • B. No período compreendido de 21 de março a 3 de abril e de 11 de setembro a 24 de setembro, o sombreamento na edificação começa às 6:30 h.
  • C. Somente nos meses de maio e junho, não há sombreamento em qualquer horário do dia.
  • D. No solstício de inverno, a edificação está sombreada entre 7 h e 8:30

Originada da projeção cilíndrica oblíqua, a perspectiva cavaleira tem o objeto representado sempre com uma face paralela ao plano de projeção, aparecendo em Verdadeira Grandeza as medidas de largura e altura, e as retas projetantes são oblíquas em relação a essa face. Dos vértices tiram-se os eixos sobre os quais serão marcadas as dimensões das arestas que sofrem redução (profundidade) conforme o ângulo (α) dos eixos em perspectiva com a horizontal, usualmente com ângulos de 30°, 45° ou 60°, como ilustra a figura.

Para um cubo com medidas reais de 6 m, utilizando o ângulo α de 30°, assinale a medida da profundidade correta após a redução.

  • A. 4,0 m
  • B. 3,0 m
  • C. 2,5 m
  • D. 2,0 m

A peça abaixo está representada em perspectiva isométrica.

Assinale a alternativa que apresenta a correta posição das vistas ortográficas principais.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

A perspectiva cônica de um objeto de três dimensões é a sua projeção sobre um plano. Os fundamentos da perspectiva cônica apoiam-se no conteúdo teórico da Geometria Descritiva, por meio da qual podem ser definidos e aplicados. A respeito desse tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Plano horizontal ou geometral é o plano sobre o qual se faz a projeção ortogonal do objeto a ser visto em perspectiva.

( ) Linha de terra é a intersecção do plano horizontal com o plano vertical, situa-se na altura dos olhos do observador.

( ) Linha do horizonte é perpendicular à linha de terra.

( ) A distância entre a linha do horizonte e a linha de terra representa a altura do observador.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, V, F, F
  • B. F, F, V, F
  • C. F, F, F, V
  • D. V, F, F, V
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