Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Carta de Washington, carta internacional para salvaguarda das cidades históricas, elaborada pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) , em 1986, “define os princípios e os objetivos, os métodos e os instrumentos de ação apropriados a salvaguardar a qualidade das cidades históricas, a favorecer a harmonia da vida individual e social e perpetuar o conjunto de bens que, mesmo modestos, constituem a memória da humanidade”. A respeito da Carta de Washington (ICOMOS, 1986), marque a alternativa correta.

  • A. A melhoria do habitat não integra os objetivos da salvaguarda. Deve ser, no entanto, contemplada pelos demais instrumentos da política urbana do município.
  • B. Os valores a preservar são o caráter histórico da cidade e o conjunto de elementos materiais e espirituais que expressam sua imagem. Ameaças a esses valores, no entanto, não comprometem a autenticidade da cidade histórica.
  • C. Para ser eficaz, a salvaguarda das cidades e bairros históricos deve ser parte integrante de uma política coerente de desenvolvimento econômico e social, e ser considerada no planejamento físico-territorial e nos planos urbanos em todos os seus níveis.
  • D. O êxito da salvaguarda das cidades e bairros históricos depende exclusivamente de um corpo técnico e atuação profissional competente. A abertura à participação dos habitantes da cidade pode prejudicar o processo de salvaguarda, por dificultar a definição de metas e objetivos específicos.
  • E. Com vistas à salvaguarda da vocação e da estrutura, novas funções são consideradas inadmissíveis para as cidades históricas. Neste sentido, instalações de redes de infraestrutura e equipamentos dos serviços públicos necessários à vida contemporânea só serão permitidos fora das áreas salvaguardadas da cidade histórica.

A Carta de Burra, elaborada pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), em 1980, define conceitos e práticas de salvaguarda do patrimônio histórico e cultural. Com base nessas definições, analise.

1. “[...] será o agenciamento de um bem a uma nova destinação, sem a destruição de sua significação cultural.”

2. “[...] designará os cuidados a serem dispensados a um bem para preservar-lhes as características que apresentem uma significação cultural.”

3. “[...] será a manutenção no estado da substância de um bem e a desaceleração do processo pelo qual ele se degrada.”

4. “[...] será o restabelecimento, com o máximo de exatidão, de um estado anterior conhecido; ela se distingue pela introdução na substância existente pela introdução de materiais diferentes, sejam novos ou antigos.”

5. “[...] será o restabelecimento da substância de um bem em um estado anterior conhecido.”

Assinale a alternativa que relaciona, correta e respectivamente, o termo conceitual às definições descritas anteriormente, estabelecidas pela Carta de Burra (ICOMOS, 1980).

  • A. Preservação; adaptação; restauração; conservação; e, reconstrução.
  • B. Conservação; adaptação; restauração; reconstrução; e, preservação.
  • C. Adaptação; restauração; preservação; conservação; e, reconstrução.
  • D. Restauração; preservação; reconstrução; adaptação; e, conservação.
  • E. Adaptação; conservação; preservação; reconstrução; e, restauração.

“O conhecimento de técnicas construtivas para edificações históricas é essencial para a escolha de procedimentos adequados a serem utilizados na conservação/restauração destas edificações. A carta patrimonial dispõe, no art. 6º, que a conservação de um monumento implica na preservação de um esquema em sua escala e, enquanto subsistir, o esquema tradicional deverá ser conservado e toda construção nova, modificação e destruição que, por ventura, possam alterar as relações de volume e de cores ficam proibidas.” O trecho anterior refere-se à carta de(o)

  • A. Veneza, de 1964.
  • B. Florença, de 1981.
  • C. Restauro, de 1972.
  • D. Petrópolis, de 1987.
  • E. Washington, de 1987.

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Barroco: estilo artístico vigente, principalmente no século XVII na Europa; no Brasil, se estende até princípios do século XIX. Na arquitetura e escultura sacra, teve como expoente máximo Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730‐1814). Estilisticamente está associado às formas dinâmicas, dramaticidade de expressões, colorido e ornamentação intensa.

( ) Neoclássico: estilo artístico do fim do século XVIII e início do século XIX, também denominado Jesuítico ou Proto‐ Barroco.

( ) Maneirismo: período artístico do fim do século XVIII e início do século XIX, caracterizado pela volta do frontispício retangular e as linhas mais rígidas e pesadas, estático e acromático. Muitas fachadas de igrejas e construções civis foram reformadas seguindo as influências trazidas pela chegada da família imperial ao Brasil, como, por exemplo, a substituição do beiral por platibanda, a retirada de treliças, rótulas e muxarabis, generalizando‐se o uso das vidraças e de grades de ferro nos guarda‐corpos das sacadas.

( ) Rococó: estilo ornamental caracterizado pelo uso acentuado de curvas, formas assimétricas, delicadeza dos elementos decorativos, como conchas estilizadas (rocaille), folhagens, laços e outros. No Brasil, se estende até o neoclassicismo, século XIX.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, V.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. F, V, V, F.

Entre alguns exemplos de influência térmica dos elementos da arquitetura destacam‐se os seguintes fatores:

I. As características dos materiais das fachadas externas (expostas às condições climáticas) e as cores utilizadas nas fachadas.

II. A orientação solar, a forma e a altura da edificação mais as características do entorno da mesma.

III. A orientação e o tamanho das vedações transparentes mais a orientação em relação à ventilação e à localização dos condicionadores de ar.

IV. O desempenho das aberturas, quanto às possibilidades de iluminação natural, bem como suas devidas proteções à insolação inadequada.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e IV, apenas.

Em arquitetura, a expressão de Stij

  • A. designa o estilo eclético da arquitetura norte-americana na segunda metade do século XIX, caracterizado pelo uso vertical board siding com travessas ou grades de tábuas sobre siding horizontal para expressar a estrutura que está embaixo.
  • B. corresponde ao estilo de desenho que incorpora acessórios industriais, comerciais e institucionais, equipamentos, materiais ou outros elementos de aspecto visual utilitário, característico do desenho industrial.
  • C. constitui um termo alemão que significa “estilo da juventude”, ou seja, o Art Nouveau praticado nos países de língua germânica.
  • D. corresponde à versão italiana do Art Nouveau, cujo nome deriva da companhia Liverty and Co., de Londres.
  • E. é o nome de uma escola de arte fundada na Holanda em 1917, a qual compreendia pintura, escultura, arquitetura, mobiliário e artes decorativas, marcadas pelo uso do preto e branco com as cores primárias, as formas retangulares e assimetria, sendo o termo derivado do nome de uma revista, que significa “o estilo”, publicada pelos participantes do movimento.

Um arquiteto consultou a equipe de conforto ambiental quanto à melhor fachada, no Rio de Janeiro, para setorizar o núcleo de serviços (banheiro, copa, depósito) em um projeto para edifício corporativo, em oposição à área de trabalho dos funcionários, que, hierarquicamente, deverá ter uma orientação com bom desempenho térmico. Esse arquiteto obteve como resposta a orientação para o setor de serviço e para o setor de funcionários, respectivamente:

  • A. Sudoeste e Nordeste
  • B. Nordeste e Sudoeste
  • C. Sudeste e Noroeste
  • D. Nordeste e Sudeste
  • E. Sudeste e Nordeste

Acerca de conceitos fundamentais de arquitetura e urbanismo, assinale a opção correta.

  • A. Art Déco consiste em um estilo das artes plásticas desenvolvido no final do século XIX e início do século XX, caracterizado por motivos fluidos e ondulados, frequentemente inspirados em formas naturais.
  • B. Chinoiserie consiste na cultura neolítica da China desenvolvida em torno das férteis planícies do rio Amarelo, caracterizadas por moradias semissubterrâneas e uma fina cerâmica pintada com motivos geométricos.
  • C. Construtivismo é o estilo arquitetônico que exemplifica as técnicas construtivas mais simples baseadas nas formas e materiais de um período histórico, região ou grupo de pessoas particulares.
  • D. Modernismo é o movimento arquitetônico cujo objetivo é incorporar o simbólico ao formal, funcional e técnico, influenciado por aspectos cenográficos e visuais e caracterizado pela reinterpretação da arquitetura e pelo desinteresse na uniformidade.
  • E. O estilo Flamboyant corresponde à fase final da arquitetura gótica francesa, situada entre o final do século XIV e meados do século XVI, caracterizada pelo traçado semelhante a chamas na ornamentação de janelas, os detalhes intricados e a frequente complicação do espaço interno.

Um arquiteto, que deixou de exercer suas atividades técnicas e interrompeu seu registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) por tempo indeterminado, contratou outro arquiteto, com registro profissional no CAU de outro estado da Federação, para elaborar um projeto de edificação de cinco pavimentos. No contrato do projetista estava previsto, além do projeto arquitetônico, o projeto estrutural em concreto armado.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, de acordo com a legislação profissional vigente.

A interrupção do registro do arquiteto para exercer atividades técnicas é concedida pelo CAU por tempo determinado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um arquiteto, que deixou de exercer suas atividades técnicas e interrompeu seu registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) por tempo indeterminado, contratou outro arquiteto, com registro profissional no CAU de outro estado da Federação, para elaborar um projeto de edificação de cinco pavimentos. No contrato do projetista estava previsto, além do projeto arquitetônico, o projeto estrutural em concreto armado.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, de acordo com a legislação profissional vigente.

O arquiteto contratado está habilitado pelo conselho para elaborar projeto estrutural em concreto armado, independentemente da quantidade de pavimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...