Questões de Arquitetura da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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No que diz respeito ao projeto de conservação/restauração, em seu entendimento contemporâneo, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    É desafio para arquitetos e profissionais que trabalham no campo da conservação e restauração a garantia da permanência das estruturas do passado sem, entretanto, impedir o surgimento de novas estruturas.

  • B.

    Edifícios e sítios de valor histórico não devem passar por intervenções para adequação de uso, uma vez que tais usos devem ser restritos àqueles para os quais os bens foram originalmente concebidos.

  • C.

    É uma classificação possível para a intervenção em bens imóveis de valor cultural: restauração, conservação/consolidação, reconstituição, adaptação a novo uso, reconstrução e réplica.

  • D.

    Retrofit ou adaptação a novo uso compreende uma intervenção que procura adaptar espaços preexistentes para novas atividades, em prol da garantia da vitalidade do bem.

  • E.

    Anastilose compreende a recomposição de fragmentos dispersos, o que significa a colocação de elementos nos locais onde originalmente se encontravam.

Os projetos de conservação e restauração para bens imóveis ou conjuntos urbanos exigem minuciosa pesquisa retrospectiva que resgate simultaneamente o histórico do bem e da sociedade a ele vinculada, procurando identificar uma série de fatores que, associados, resultaram na produção do artefato de valor cultural. Portanto, são etapas do projeto de conservação e restauração, na sequência cronológica em que devem ser desenvolvidas,

  • A.

    cadastramento e pesquisa; elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; execução da obra; implementação do uso; conservação preventiva.

  • B.

    elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; cadastramento e pesquisa; execução da obra; conservação preventiva; implementação do uso.

  • C.

    elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; cadastramento e pesquisa; implementação do uso; conservação preventiva; execução da obra.

  • D.

    cadastramento e pesquisa; conservação preventiva; elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; execução da obra; implementação do uso.

  • E.

    elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; conservação preventiva; cadastramento e pesquisa; implementação do uso; execução da obra.

O uso de estratégias de padronização para desenhos em AutoCAD apresenta vantagens para o processo construtivo. A esse respeito, assinale a alternativa que contém um aspecto não atribuído aos benefícios da padronização.

  • A.

    É um item decisivo para a definição do partido arquitetônico de um projeto de intervenção.

  • B.

    Facilita a comunicação entre os diversos profissionais envolvidos com a elaboração do projeto.

  • C.

    Reduz o conflito de informações.

  • D.

    Permite a homogeneização da apresentação visual dos desenhos.

  • E.

    Ocorre por meio da padronização, entre outros aspectos, de nomes de arquivos, layers, espessuras de linhas etc.

Em se tratando do conceito e da conservação de jardins históricos, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O jardim histórico é uma composição arquitetônica cuja matéria é de natureza principalmente vegetal, o que significa viva e renovável.

  • B.

    Sendo monumentos vivos, a salvaguarda dos jardins históricos requer regras específicas para sua manutenção, conservação, restauração e reconstituição.

  • C.

    A considerar sua natureza, as operações de manutenção em um jardim histórico são contínuas, baseadas por substituições pontuais e, ao longo do tempo, renovações cíclicas.

  • D.

    O documento básico para qualquer ação proposta para um jardim histórico é a Declaração de Estocolmo, de 1972.

  • E.

    São elementos de destaque na composição do jardim histórico: planos e perfis do terreno, massa, vegetais, elementos construídos e decorativos e elementos aquíferos.

O tombamento pode ser entendido como a classificação de um bem de interesse patrimonial em uma ou mais categorias culturais legalmente previstas, por meio da inscrição nos chamados Livros de Tombo. Não é informação necessária para o início do processo de tombamento de bens imóveis (candidatura), visando à sua preservação enquanto patrimônio cultural, o(a)

  • A.

    projeto de restauração aprovado pelos órgãos competentes.

  • B.

    documentação de propriedade do bem.

  • C.

    identificação minuciosa do bem, incluindo sua localização.

  • D.

    justificativa da candidatura do bem, considerando a descrição sumária dos valores culturais.

  • E.

    contextualização do bem segundo dimensões (física, econômica, social, estética etc.).

A respeito das obras em bens imóveis de interesse patrimonial, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A fase de cadastramento em um projeto de intervenção em bens culturais imóveis elimina completamente qualquer possibilidade de surpresa no momento de execução da obra.

  • B.

    Se, durante a execução da obra, for descoberto algum vestígio não identificado na fase de cadastramento, este poderá ser descartado para evitar o comprometimento da execução da intervenção.

  • C.

    Mão de obra qualificada para obras de restauração/conservação é um item desejável, mas não obrigatório, tendo em vista que as rotinas de trabalho são idênticas a qualquer reforma em edificação sem interesse patrimonial.

  • D.

    Todas as etapas de uma obra em bens imóveis de interesse patrimonial devem ser registradas, com o relato e a ilustração de todos os serviços executados, de modo a resultar em um relatório de acompanhamento que apresente a memória da intervenção.

  • E.

    Em linhas gerais, é possível afirmar que obras de restauração não apresentam peculiaridades se comparadas às obras em edificações que não tenham implicações preservacionistas.

O Passeio Público do Rio de Janeiro é considerado o mais antigo jardim público brasileiro. Segundo ROBBA e MACEDO (2003), sua construção “foi motivada pelas novas idéias que estavam surgindo na Europa, voltadas para o usufruto dos espaços ao ar livre, principalmente por parte da burguesia mercantil européia em ascensão, que necessitava de um espaço – extraterritorial – dentro da cidade, onde pudesse exibir sua riqueza e poder, diferente do espaço destinado às demonstrações de poder da nobreza, como as places royales francesas e as plazas mayores espanholas”. A respeito do Passeio Público carioca, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O projeto original, datado do final do século XVIII, foi elaborado pelo paisagista francês Auguste François Marie Glaziou.

  • B.

    Na segunda metade do século XIX, o Passeio Público foi submetido a uma reforma de autoria de Valentim da Fonseca e Silva (Mestre Valentim).

  • C.

    O desenho original de Glaziou foi caracterizado pela regularidade e ortogonalidade dos caminhos, posteriormente substituída pelo traçado sinuoso do Mestre Valentim.

  • D.

    Devido à configuração resultante da reforma do século XIX, é considerado o primeiro jardim romântico brasileiro, caracterizado pela presença de elementos escultóricos e pitorescos, a incluir um lago de linhas sinuosas.

  • E.

    Foi totalmente reformado nos anos 50 do século XX pelo paisagista Roberto Burle Marx, o que lhe conferiu a atual aparência moderna.

Assinale a alternativa que apresenta um princípio que deve ser seguido em obras de intervenção em bens culturais no que se refere aos sítios naturais.

  • A.

    A função primordial das obras é o cadastramento botânico das espécies.

  • B.

    As intervenções construtivas devem se converter em marcos visuais, destacando-se em relação aos bens protegidos, de modo a produzir um claro contraste entre o novo e o antigo.

  • C.

    As intervenções construtivas, quando bem elaboradas, não precisam ser reversíveis.

  • D.

    As obras de intervenção devem resultar em novas estratégias para a visibilidade do conjunto ou de suas partes, promovendo formas de apreensão inovadoras que rompam com as anteriores.

  • E.

    A análise de projetos de intervenção em sítios naturais protegidos deve ser minuciosa; por isso, deve considerar, sempre que possível, a simulação das situações anterior e proposta em computação gráfica, o que aumenta a segurança sobre a qualidade da intervenção.

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