Questões de Atendimento ao Público do ano 2020

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Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:


I- A empatia é uma capacidade exclusivamente humana.

II- A empatia é o antídoto para o individualismo absorto em si mesmo.

III- A capacidade de sentir empatia é uma consequência evolucionista.


É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) III, apenas.

    D) I, II e III.

    E) II e III, apenas.

Em um setor ou atividade, é essencial que se conheçam e compreendam as metodologias de desenvolvimento e implementação dos assuntos e instrumentos administrativos. Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas quanto a algumas ações que são indicadas nesse rol de conhecimentos:


I- Identificar o foco do problema.

II- Atualizar-se constantemente.

III- Apreender o conhecimento.


É correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) I, apenas,

    C) II, apenas.

    D) III, apenas.

    E) I, II e III.

Em relação ao atendimento, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:


I- Ouvir com atenção.

II- Manter uma postura amigável e prestativa.

III- Inteirar-se do que a organização faz e produz.

IV- Tomar conhecimento dos acontecimentos da vida de todos os colegas de trabalho.

V- Cumprimentar sempre as pessoas.


É correto o que se afirma em:

    A) I, III, IV e V, apenas.

    B) I, IV e V, apenas.

    C) II, III e IV, apenas.

    D) I, II, III e V, apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- A empatia é uma capacidade exclusivamente humana. II- A empatia é o antídoto para o individualismo absorto em si mesmo. III- A capacidade de sentir empatia é uma consequência evolucionista.
É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

    E) III, apenas.

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- A empatia é uma capacidade exclusivamente humana. II- A empatia é o antídoto para o individualismo absorto em si mesmo. III- A capacidade de sentir empatia é uma consequência evolucionista.
É correto o que se afirma em:

    A) II e III, apenas.

    B) I, apenas.

    C) II, apenas.

    D) III, apenas.

    E) I, II e III.

Falar bem não é sinônimo de comunicar bem. Além de falar bem e se expressar bem, deve-se buscar entender que comunicação é compreensão mútua, e quem vai fundamentar se na verdade a comunicação foi efetiva, é o outro. Quando conseguimos transformar a informação em comunicação, seja por gestos, palavras ou atos num todo harmonioso, há interação. Qual das alternativas abaixo não condiz com comunicação?

    A) Comunicar significa transmitir ou propagar algo. O seu objetivo é obter compreensão.

    B) Comunicação é o processo de passar informações e compreensão de uma pessoa para outra.

    C) A comunicação é à base do processo onde as pessoas, se relacionam e interagem.

    D) A comunicação é um processo unilateral, que envolve o envio e a recepção de símbolos, sinais ou avisos (palavras, ações, quadros).

Leia o trecho a seguir sobre o atendimento ao público:


“É preciso ser bem informado, ser educado e considerar importante a questão suscitada. O servidor deve evitar interrupções na fala do cidadão e deve evitar variações emocionais próprias”.

Assinale a alternativa que corresponde ao fator de comunicação citado acima

    A) Cortesia.

    B) Equidade.

    C) Atenção.

    D) Interesse.

Escolha a alternativa que apresenta a correlação de palavras para os aspectos necessários a um bom atendimento:
I -Conhecimento do seu serviço e do funcionamento da instituição em suas partes e no todo.
II -O atendente deve estar sempre atualizado nas informações que possui e que sua função exige.
III -Permite que o atendente seja criativo e assertivo em sua conduta, em especial nas situações de conflito e tensão.
IV -Deve basear-se na observação atenta das necessidades do cliente, as verbalizadas e as não-verbalizadas, mas que podem ser percebidas.

    A) I -Preparo, II -Dedicação, III -Presença de espírito, IV –Intuição.

    B) I-Intuição, II -Dedicação, III -Presença de espírito, IV –Preparo

    C) I -Presença de espírito, II -Dedicação, III -Preparo, IV –Intuição.

    D) I -Dedicação, II -Preparo, III -Intuição, IV -Presença de espírito.

Ser recepcionista requer conscientização de uma série de habilidades e competências. É necessário vestir a camisa dainstituição. A atuação deste profissional requer qualidades e habilidades, tais como:
I -Responsabilidade:
consiste na obrigação de responder pelas próprias ações, e pressupõe que as mesmas se apoiam em razões ou motivos. II -Dinamismo: consiste em administrar sabiamente as atividades para que elas não se acumulem. III -Organização: atitude de planejar, arrumar, organizar o ambiente e as atividades. IV -Iniciativa: ação daquele que é o primeiro a propor e, ou empreender algo no ambiente de trabalho ou em dadas situações.
V -Criatividade: capacidade criadora; plena de engenho e inventividade. VI -Ponderação: capacidade de examinar com atenção e minúcia uma situação; apreciar maduramente um conflito; considerar, medir, pesar algo para tomar uma decisão. VII -Educação: forma de agir em que o profissional manifesta civilidade, delicadeza, polidez e cortesia. VIII -Confiança: consiste na segurança íntima de procedimento, para que desperte o crédito das pessoas do convívio e da instituição. IX -Sigilo: dever ético que favorece a revelação de assuntos confidenciais ligados à profissão. X -Autonomia: faculdade de se governar por si mesmo, tomando atitudes decisivas para o bom desempenho e harmonia do trabalho.
Levando-se em conta o decálogo acima, podemos afirmar que:

    A) Os itens II, VI e X estão incorretos.

    B) Os itens VII e X estão incorretos.

    C) O item VIII está incorreto.

    D) O item IX está incorreto.

O(a) recepcionista por solicitação de seus superiores, ligou para o número 199. Para onde foi realizada essa ligação?

    A) Polícia Civil.

    B) Defesa Civil.

    C) Ibama.

    D) Corpo de Bombeiros.

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