Questões de Auditoria da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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NÃO representa um requisito necessário para que o auditor possa conduzir adequadamente os trabalhos de asseguração das demonstrações contábeis:

  • A.

    ceticismo profissional.

  • B.

    acesso irrestrito a todas as informações necessárias para fundamentar seu parecer.

  • C.

    julgamento profissional.

  • D.

    corresponsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis da entidade auditada.

  • E.

    obtenção de evidência de auditoria apropriada e suficiente.

O processo sistemático, documentado e independente de se avaliar objetivamente uma situação ou condição para determinar a extensão na qual critérios são atendidos, obter evidências quanto a esse atendimento e relatar os resultados dessa avaliação a um destinatário predeterminado.

A citação acima exprime a auditoria segundo:

  • A.

    Metodologia COSO.

  • B.

    Síntese das Normas de Auditoria do TCU.

  • C.

    Normas de Auditoria da Intosai.

  • D.

    NBC TAs do CFC.

  • E. Ibracon.

O tipo de auditoria governamental que tem por objetivo emitir opinião sobre a regularidade das contas e verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes e a probidade na aplicação do dinheiro público ou na guarda ou administração de valores e bens da União é denominada, na Instrução Normativa da Secretaria Federal de Controle Interno nº 1/2001, auditoria

  • A.

    operacional.

  • B.

    especial.

  • C.

    de avaliação da gestão.

  • D.

    contábil.

  • E.

    de acompanhamento da gestão.

A técnica de auditoria governamental que consiste no cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, é denominada

  • A.

    corte das operações.

  • B.

    exame dos registros.

  • C.

    confirmação externa.

  • D.

    correlação das informações obtidas.

  • E.

    análise documental.

O tipo de auditoria governamental que tem por objetivo emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, bem como verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes e também a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados é denominado auditoria

  • A.

    operacional.

  • B.

    extraordinária.

  • C.

    especial.

  • D.

    de avaliação de gestão.

  • E.

    financeira.

Em auditoria governamental, o documento que representa a opinião do Sistema de Controle Interno sobre a exatidão e regularidade, ou não, da gestão e a adequação, ou não, das peças examinadas, devendo ser assinado pela autoridade competente para tal fim é denominado

  • A.

    Relatório.

  • B.

    Certificado.

  • C.

    Nota.

  • D.

    Parecer.

  • E.

    Solicitação de auditoria.

Na auditoria governamental, os testes que têm por objetivo certificar uma segurança razoável de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e estão sendo cumpridos corretamente são denominados testes

  • A.

    substantivos.

  • B.

    de revisão analítica.

  • C.

    de observância.

  • D.

    de detalhes.

  • E.

    de inspeção.

No âmbito da auditoria no setor público federal, é uma das finalidades de auditoria realizada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal

  • A.

    avaliar a regularidade das despesas realizadas pelas entidades de direito público ou privado que arrecadem ou gerenciem recursos públicos.

  • B.

    comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados, quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, operacional, contábil e finalística das unidades e das entidades da administração pública, em todas as suas esferas de governo e níveis de poder.

  • C.

    comprovar a legalidade e legitimidade das receitas e despesas realizadas por qualquer entidade que preste serviço público.

  • D.

    controlar os gastos públicos sob os aspectos orçamentário, financeiro e patrimonial.

  • E.

    orientar as empresas que prestam serviços públicos acerca da legalidade e legitimidade dos atos praticados.

No governo federal, a abrangência de atuação da auditoria governamental, a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, inclui, dentre outras,

  • A.

    as atividades de gestão das unidades da administração direta e das empresas estatais dependentes.

  • B.

    a análise das contas prestadas pelo Presidente da República com o objetivo de subsidiar o seu julgamento pelo Congresso Nacional.

  • C.

    as atividades de gestão dos órgãos da administração direta e das empresas que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda.

  • D.

    a análise do limite de endividamento para efeito de autorização da Câmara dos Deputados para obtenção de empréstimos externos.

  • E.

    a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante contratos de gestão, transferências a fundo, convênio, acordo, ajuste ou outro instrumento congênere.

No setor público federal, a auditoria governamental realizada pelo sistema de controle interno do Poder Executivo Federal, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional refere-se à auditoria

  • A.

    de Acompanhamento da Gestão.

  • B.

    de Desempenho da Gestão.

  • C.

    Operacional.

  • D.

    Patrimonial.

  • E.

    de Avaliação de Programas de Governo.

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