Questões sobre Classificação Decimal de Dewey (CDD)

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Ao construir uma notação usando a Classificação Decimal de Dewey, uma bibliotecária acrescentou ao número principal três diferentes subdivisões padrão, que ela considerou pertinentes à obra, seguindo a ordem em que elas aparecem na tabela. O procedimento da profissional está

  • A. incorreto; não se deve adicionar múltiplas subdivisões padrão ao mesmo número, exceto quando hou ver indicação específica no sistema.
  • B. incorreto; as subdivisões padrão não devem seguir a ordem da sua apresentação, mas sim a determinada pela ordem de citação.
  • C. incorreto; não se deve usar as subdivisões padrão em qualquer número das tabelas, mas onde expres samente indicado pelo esquema.
  • D. correto; as subdivisões padrão não podem ser usadas sozinhas, mas podem ser aplicadas em qual quer número, quando necessárias.
  • E. correto; as subdivisões padrão devem ser aplicadas apenas quando a obra cobrir todo, ou aproximadamente todo, o assunto do número nas tabelas.

O sistema de classificação mais difundido nas bibliotecas é a Classificação Decimal de Dewey (CDD). Pode ser dividida em 10 classes e subdivididas, apresentando as subseções que vêm após um ponto. Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. A CDD já foi traduzida em mais de 40 países.
  • B. O sistema é desenvolvido e mantido em uma agência bibliográfica nacional, a Biblioteca do Congresso (EUA).
  • C. A CDD é um conselho internacional de dez membros cuja função principal é aconselhar os editores.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Seguindo as instruções da Classificação Decimal de Dewey, um bibliotecário classificou o livro “Comentários ao Código Eleitoral e à Lei de Licitações e Contratos Administrativos”, assuntos que, na obra, apresentam tratamento equivalente e não são usados para introduzir ou explicar um ao outro, no número que aparece primeiro nas tabelas da CDD. A decisão do profissional está

  • A. correta, pois se trata da regra do primeiro de dois.
  • B. correta, pois observa a regra de aplicação.
  • C. incorreta, pois contraria o princípio básico da CDD.
  • D. incorreta, pois ignora a força hierárquica.
  • E. incorreta, pois descumpre o princípio do mais de um.

Empregando a Classificação Decimal de Dewey para classificar um livro, um bibliotecário seguiu as seguintes etapas, na ordem em que aparecem:

I. Definição da forma

II. Definição do foco disciplinar

III. Definição do assunto

O procedimento do bibliotecário é

  • A. inadequado; a ordem correta é definir, primeiro, o assunto e, depois, o foco disciplinar e a forma.
  • B. inadequado; a definição do foco disciplinar é a primeira etapa a se seguir para classificar com a CDD.
  • C. inadequado; uma obra deve ser classificada na disciplina da qual deriva, independente do assunto ou forma.
  • D. adequado; a classificação de uma obra depende, em primeiro lugar, da definição da forma física que ela apresenta.
  • E. adequado; a primeira etapa é analisar a obra e, em seguida, consultar as tabelas da CDD.

Utilizando a Classificação Decimal de Dewey, uma bibliotecária classificou uma obra que trata, de maneira equivalente, do direito de família, do direito das coisas e do Estatuto da Criança e do Adolescente em “direito das coisas”, assunto que vem primeiro nas tabelas. Essa profissional fez a classificação de forma

  • A. correta, porque observou o princípio hierárquico da CDD.
  • B. incorreta, porque infringiu o princípio norteador do sistema.
  • C. incorreta, porque não empregou a regra de aplicação.
  • D. incorreta, porque deixou de seguir a regra de três.
  • E. correta, porque obedeceu a regra do primeiro assunto.

Considere os dois agrupamentos abaixo relativos à Classificação Decimal Universal:

I. 351.82-036.5 − Regulamentação da indústria de plástico.

II. 347.133/.135 − Ação jurídica.

III. 341+377 − Direito internacional e ensino técnico.

a. Notação criada por síntese, une números não consecutivos para formar um conceito não indicado no sistema.

b. À notação principal foi adicionado o auxiliar comum de materiais, sendo aplicável a todas as classes e usado como sufixo.

c. Notação em que números consecutivos aparecem ligados para indicar um assunto amplo.

A correlação correta entre os agrupamentos é

  • A. Ia, IIc, IIIb.
  • B. Ib, IIa, IIIc.
  • C. Ia, IIb, IIIc.
  • D. Ib, IIc, IIIa.
  • E. Ic, IIb, IIIa.

Em relação à Classificação Decimal de Dewey, considere:

I. O sistema oferece dupla abordagem: algumas obras são agrupadas com base em seu assunto, enquanto outras são classificadas de acordo com a sua forma ou gênero.

II. As subdivisões padrão da Tabela 1 não se aplicam apenas a dicionários, enciclopédias e periódicos, mas representam também certos modos de tratamento, cobrindo aspectos teóricos ou históricos dos assuntos.

III. As subdivisões padrão não podem ser usadas a menos que o sistema assim o indique por meio de notas de instrução.

IV. Para aplicar as notações de áreas geográficas da Tabela 2, é necessário acrescentar ao número principal a subdivisão padrão -09 da Tabela 1. Contudo, nos casos em que houver instruções específicas, podem ser acrescentadas diretamente aos números das tabelas principais.

V. A ordem de citação relativa às tabelas auxiliares é bastante flexível, podendo ser adaptada às necessidades de cada biblioteca.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e V.
  • B. II, III e V.
  • C. I, II e IV.
  • D. I, III e IV.
  • E. III, IV e V.

Sobre a Classificação Decimal de Dewey, considere:

I. Nenhum princípio é mais fundamental para a CDD do que este: as partes da classificação são dispostas por assunto, e não por disciplina.

II. O primeiro algarismo de uma notação indica a classe principal. Os zeros são empregados para completar a notação até a extensão mínima obrigatória de três algarismos.

III. O terceiro algarismo de cada número de três dígitos indica a seção. Um ponto decimal é colocado após o terceiro algarismo, depois do qual prossegue a divisão por dez até o grau específico de classificação que se fizer necessário.

IV. Tudo o que é válido em relação às partes é válido também em relação ao todo: esse importante conceito é conhecido como força hierárquica.

V. Se dois assuntos receberem tratamento semelhante em uma obra e não forem usados para introduzir ou explicar um ao outro, deve-se classificar a obra no assunto cujo número vier primeiro nas tabelas.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. II, III e V.
  • C. I, II e V.
  • D. III, IV e V.
  • E. I, II e IV.

A estrutura enumerativa da Classificação Decimal de Dewey serviu de base para o desenvolvimento da Classificação Decimal de Direito, cujo objetivo foi expandir e aprofundar a classe 340, adaptando-a ao ordenamento jurídico brasileiro. Além disso, a CDDir incorporou uma série de recursos da Classificação Decimal Universal, incluindo o sistema notacional e alguns mecanismos de síntese.

A afirmativa acima está

  • A. incorreta; a CDDir utiliza o sistema notacional da CDD.
  • B. incorreta; a CDDir foi desenvolvida com base na CDU.
  • C. correta; a CDDir usa recursos de coordenação e adição da CDU.
  • D. correta; a CDDir pode ser usada simultaneamente com a CDD.
  • E. correta; a CDDir criou um índice relativo baseado na CDD.

De acordo com a 23ª edição da Classificação Decimal de Dewey, as notas que indicam que a totalidade ou parte do conteúdo de um número foi deslocada para um número mais geral na mesma hierarquia, ou foi abandonada por completo são as notas:

  • A. de relocação;
  • B. definitórias;
  • C. de inclusão;
  • D. de revisão;
  • E. descontinuadas.
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