Questões sobre Geral

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Em 2003, a professora Isis Paim organizou o livro “A gestão da informação e do conhecimento”, publicado no mesmo ano pela Escola de Ciência da Informação da UFMG, de Belo Horizonte. Desse livro, nas páginas 33 a 53, fez parte um capítulo elaborado pelos professores Marcelo Peixoto Bax e Cláudio Terra, intitulado “Portais corporativos: instrumentos de gestão da informação e de conhecimento”.

Segundo a NBR 6023, a referência bibliográfica correta desse artigo, é

  • A. BAX, M. P.; TERRA, C. (2003) Portais corporativos: instrumentos de gestão de informação e de conhecimento. In: PAIM, I. A gestão da informação e do conhecimento. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG. p. 33-53.
  • B. BAX, M. P.; TERRA, C. “Portais corporativos: instrumentos de gestão de informação e de conhecimento”. In: PAIM, I. (Org.). A gestão da informação e do conhecimento. Belo Horizonte, Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2003. p. 33-53.
  • C. BAX, Marcelo Peixoto.; TERRA, C. Portais corporativos: instrumentos de gestão de informação e de conhecimento. PAIM, I. (Org.). A gestão da informação e do conhecimento. Belo Horizonte, Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2003. p. 33-53.
  • D. BAX, M. P.; TERRA, C. Portais corporativos: instrumentos de gestão de informação e de conhecimento. In: PAIM, I. (Org.). A gestão da informação e do conhecimento. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2003. p. 33-53.
  • E. BAX, M. P. (Prof.).; TERRA, C. (Prof.). Portais corporativos: instrumentos de gestão de informação e de conhecimento. In: PAIM, I. (Org.). A gestão da informação e do conhecimento. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2003, p. 33-53.

 

Trata-se do estudo de

  • A. bases.
  • B. índices.
  • C. facetas.
  • D. usuários.

O XML é uma linguagem de marcação que consegue armazenar todo tipo de dados, descrevendo-os. Essa capacidade do XML também é chamada de dados

  • A. expositivos.
  • B. autodescritivos.
  • C. autoexplicativos
  • D. multianalíticos.
  • E. autoindicativos.

O Código Civil Brasileiro é uma obra que pode ser realizada de diferentes maneiras: o texto original, uma edição anotada e uma versão em quadrinhos. Segundo os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, essas realizações são denominadas

  • A. atributos, divididos em duas categorias: os inerentes e os externos à obra.
  • B. manifestações, que representam materiais físicos, como livros, CDs etc.
  • C. itens, pelos quais o usuário tem acesso ao conteúdo intelectual da obra.
  • D. entidades, que são o objeto de interesse dos usuários de dados bibliográficos.
  • E. expressões, por sua vez, materializadas por meio de manifestações.

Analise as referências bibliográficas abaixo, que incluem, respectivamente, uma súmula do Supremo Tribunal Federal, um filme de longa metragem, uma fotografia em papel e uma fotografia publicada em jornal.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I, II e III.
  • C. II, III e IV.
  • D. II e III.
  • E. III e IV.

Analise as afirmações abaixo, relacionadas à avaliação de serviços de informação.

I. A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de serviços, programas e projetos.

II. Em um serviço de informação, a avaliação consiste em identificar e coletar dados sobre serviços ou atividades.

III. A avaliação é um evento por meio do qual serviços, programas e projetos são examinados, isolada ou conjuntamente.

IV. A avaliação é necessária à revisão de objetivos e metas, bem como ao direcionamento ou redirecionamento da execução de ações, atividades ou programas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. II, III e IV.
  • D. II e III.
  • E. III e IV.

Considere as assertivas abaixo sobre princípios de classi ficação.

I. Uma classe é dividida em um conjunto de subclasses de acordo com um determinado princípio de di visão, também conhecido como característica.

II. Apenas um princípio de divisão deve ser usado de cada vez para produzir classes mutuamente exclusivas. Se elas se sobrepõem, então, é impossível se ter certeza a que classe um determinado objeto pertence. Esse erro é conhecido como classificação cruzada.

III. As categorias fundamentais, introduzidas por Ranganathan em sua classificação facetada, são: materiais, propriedades, processos, operações, es paço e tempo.

IV. É desejável que a notação expresse a estrutura do sistema, como no caso da CDD e da CDU, embora isso leve a números de classificação extensos.

V. Baseadas em disciplinas, as tradicionais tabelas de classificação bibliográfica favorecem a classificação de textos de natureza multidisciplinar.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II, III e IV.
  • B. I, III e V.
  • C. II e III.
  • D. I, II e IV.
  • E. I e V.

A Classificação Decimal Universal apresenta uma série de símbolos, entre os quais, o sinal de relação que:

I. É indicado por : (dois pontos).

II. Une dois ou mais números cuja relação entre si seja coordenada e recíproca, na qual A:B têm o mesmo valor.

III. É usado para restringir a amplitude dos assuntos.

IV. Se observa nos exemplos: 17:32 - Ética em relação à Política e 327(81:73) - Relações políticas entre Brasil e Estados Unidos.

Ocorre que

  • A. I e IV estão corretos; na ordem de arquivamento, os : (dois pontos) devem anteceder os números simples.
  • B. todos estão corretos; os números em ambos os lados dos dois pontos podem ser invertidos, depen dendo de onde a ênfase é necessária.
  • C. II e III estão corretos; o sinal de relação é representado pela / (barra oblíqua), servindo para acomo dar assuntos novos e em desenvolvimento.
  • D. apenas III está incorreto; ao contrário de limitar, os dois pontos servem para ampliar os assuntos que liga.
  • E. apenas IV está incorreto; os dois pontos não podem ser usados para ligar números das tabelas auxiliares.

De acordo com Grogan, o quinto passo do processo de referência consiste na estratégia de busca, a qual compreende as seguintes decisões técnicas:

I - de que maneira o acervo de informações, seja local ou remoto, será consultado e

II - quais de suas partes serão consultadas e em que ordem.

A segunda decisão envolve a

  • A. adequação da linguagem natural à linguagem documentária.
  • B. análise minuciosa do tema da questão apresentada pelo usuário.
  • C. tradução dos conceitos da questão em um enunciado de busca.
  • D. escolha das fontes de informação disponíveis para pesquisa.
  • E. realização do processo de busca no acervo de informações.

O texto acima constitui um resumo predominantemente

  • A. estruturado.
  • B. modular.
  • C. crítico.
  • D. informativo.
  • E. indicativo.
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