Questões sobre Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação

Lista completa de Questões sobre Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem aos aspectos comuns e às diferenças entre operações e projetos em unidades de informação:

I. São colocados em marcha por pessoas. II. Dependem de recursos limitados. III. Concretizam-se, em sua maioria, em procedimentos consolidados. IV. São deságios únicos, originais, com a finalidade de obter um resultado específico.
a. Aspectos comuns. b. Diferenças.

A correta correlação entre os agrupamentos é:

    A) I-b; II-a; III-a; IV-b.

    B) I-a; II-b; III-a; IV-b.

    C) I-b; II-a; III-b; IV-a.

    D) I-b; II-b; III-b; IV-a.

    E) I-a; II-a; III-a; IV-b.

Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem às características dos diversos tipos de planejamento:

I. Processo de decisão relativo aos objetivos da organização. II. Está ligado aos procedimentos. III. Relaciona-se, em geral, a atividades presentes e de futuro próximo. IV. Tem a função de controlar e integrar as operações na organização. V. Deve estar sempre voltado à otimização dos resultados. VI. Está voltado às relações entre a organização e o ambiente.
a. Planejamento estratégico. b. Planejamento intermediário. c. Planejamento operacional.

A correta correlação entre os agrupamentos é:

    A) I-a; II-c; III-b; IV-b; V-c; VI-a.

    B) I-b; II-a; III-a; IV-b; V-c; VI-a.

    C) I-c; II-b; III-a; IV-a; V-b; VI-c.

    D) I-a; II-b; III-c; IV-c; V-a; VI-b.

    E) I-c; II-a; III-c; IV-a; V-b; VI-b.

Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem, segundo Denis Grogan, a questões ou consultas ao serviço de referência e algumas de suas características:

I. Consultas de caráter administrativo e de orientação espacial. II. Consultas de autor/título. III. Consultas de localização de fatos. IV. Consultas de localização de material. V. Consultas de pesquisa.
a. São causadas pela falta de familiaridade do consulente com a mecânica de uso da biblioteca para localizar uma determinada peça bibliográfica. Dependem do conhecimento minucioso do acervo e de capacitação bibliográfica específica. b. Exigem apenas um conhecimento básico e genérico sobre onde as coisas se encontram e como são feitas numa determinada instituição. Podem ser antecipadas mediante um sistema de informação visual com avisos e indicações apropriadas. c. Exigem, para sua solução, o fornecimento de material informacional específico e, estatisticamente, correspondem à maior parte das consultas recebidas em bibliotecas de todos os tipos. A maioria das questões desse tipo exige uma única resposta fatual. d. Não pode ser resolvida com a bibliografia ou com as várias outras fontes documentais, ou pessoais, que se acham disponíveis para consulta. Os bibliotecários de referência, como tais, não estão equipados com as ferramentas necessárias para atendê-las. e. Demandam a apresentação de uma série de informações sobre o tema da consulta. O bibliotecário só saberá com certeza se o que foi fornecido corresponde à resposta “certa”, isto é, a série de informações apropriada à necessidade do consulente, depois de observar sua reação.

A correta correlação entre os dois agrupamentos é:

    A) I-b; II-a; III-c; IV-e; V-d.

    B) I-a; II-b; III-c; IV-d; V-e.

    C) I-c; II-d; III-a; IV-b; V-e.

    D) I-e; II-d; III-b; IV-a; V-c.

    E) I-b; II-c; III-d; IV-e; V-a.

Com destaque para os estudos de Almeida (2005), entre outros autores da área da Biblioteconomia, analise e indique o que é “planejamento bibliotecário”.
1. A administração é vista como um processo cíclico, no qual as funções são intimamente relacionadas em interação dinâmica, em que o planejamento precede todas as demais funções. 2. O planejamento reduz riscos e ao mesmo tempo tira proveito das oportunidades. 3. É um processo contínuo, permanente e dinâmico, que fixa objetivos e detalha etapas para atingi-los, define linhas de ação e prevê recursos necessários para a consecução desses objetivos. 4. As fases do planejamento se interpenetram, sendo que embora se sucedam, não podem ser tratadas de maneira estritamente linear. 5. Começa-se pela análise das condições presentes para então determinar formas de atingir um futuro desejado, implicando escolher metas, prever, influenciar e controlar a natureza e a direção das mudanças.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

As bibliotecas oferecem diversos serviços voltados ao atendimento de seus usuários. Mesmo com os avanços das tecnologias de informação e comunicação, existem serviços que dependem de um encaminhamento interno, como o caso do serviço pago que encomenda e disponibilizada uma cópia completa e integral do documento solicitado, seja em formato impresso ou digital.
Assinale a alternativa que apresenta o nome deste serviço.

    A) Serviço de alerta

    B) Serviço de empréstimo

    C) Serviço de comutação bibliográfica

    D) Serviço de levantamento bibliográfico

    E) Serviço de disseminação da informação

Segundo Santos e Ribeiro (2012), quando discorrem sobre as diversas atividades, ações e serviços desenvolvidos em bibliotecas, afirmam que “[…] compreende todas as atividades voltadas, direta ou indiretamente à prestação de serviços ao usuário da biblioteca, como: endereço, horário de funcionamento, assim como atividades específicas voltadas a determinado segmento. Promove o uso dos recursos disponíveis e, para isto, desenvolve atividades de treinamento no uso do acervo, bases de dados e acesso a bibliotecas virtuais. Realiza e orienta atividades de pesquisa acadêmico/escolar e normalização de trabalhos científicos”.
Assinale a alternativa que identifica o nome desse serviço.

    A) Serviço de alerta

    B) Serviço de arquivo

    C) Serviço de consulta

    D) Serviço de referência

    E) Serviço de busca em linha

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), relacionadas a estudos de usuários, baseadas em Cunha, Amaral e Dantas (2015).
( ) Estudo de usuários é a investigação que objetiva identificar e caracterizar os interesses, as necessidades e os hábitos de uso de informação dos usuários reais e/ou potenciais de um sistema de informação.
( ) A técnica do “Incidente Crítico” não pode ser aplicada em estudos de usuários.
( ) Dentre as inúmeras razões para realizar estudo de usuários estão a de necessidade de avaliar os produtos e serviços oferecidos pela biblioteca e identificar os tipos de usuários e suas necessidades.
( ) Questionário é a técnica de coleta de dados que consiste em conversas orais, individuais ou em grupo, cuja pertinência, validade e confiabilidade é analisada na perspectiva dos objetivos da realização do estudo de usuários.
( ) Conhecer os usuários e as suas reações em relação ao prestador do serviço de informação não é fundamental para a qualidade dos serviços prestados.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) V • V • V • V • V

    B) V • V • F • F • F

    C) V • F • V • F • F

    D) F • F • V • V • V

    E) F • F • F • V • F

Grogan (1995), e muitos autores atuais, traçam uma sequência lógica de oito etapas encadeadas que constituem o processo normal de referência:
1. o problema. 2. a necessidade de informação. 3. a questão inicial. 4. a questão negociada. 5. a estratégia de busca. 6. o processo de busca. 7. a resposta.
Assinale a alternativa que indica corretamente a oitava etapa nesse processo.

    A) A precisão.

    B) A revisão.

    C) A análise.

    D) A solução.

    E) A conveniência.

A disseminação da informação, de acordo com Barros (2003), requer alguns serviços direcionados para algumas atividades disseminativas importantes e bem recebidas em diversas áreas do conhecimento, tanto na versão tradicional – os serviços impressos –, como na versão eletrônica, fazendo uso de mídias sociais, e isso para diferentes unidades de informação e usuários.
Assinale a alternativa que apresenta alguns desses serviços.

    A) Serviços de alerta e de marketing.

    B) Serviços de alerta e de disseminação seletiva da informação.

    C) Serviços de referência e de comutação bibliográfica.

    D) Serviços de referência e de disseminação seletiva da informação.

    E) Serviços de educação de usuários e de recuperação da informação.

Independentemente de sua categoria, as bibliotecas pertencem a uma organização maior.
Considerando os vários estudos sobre Planejamento de Bibliotecas, assinale a alternativa que apresenta a que deve estar intimamente sintonizado o estabelecimento dos objetivos das bibliotecas.

    A) Com as necessidades bibliotecárias.

    B) Com a missão do usuário da organização.

    C) Com o fluxo de serviços e plano de ação da biblioteca.

    D) Com a missão da organização e a comunidade a que deve servir.

    E) Com a missão dos serviços e produtos que oferece.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...