Questões sobre Serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A descrição rigorosa de procedimentos acompanhada de pormenores, para o usuário manejar eficientemente os recursos informacionais da biblioteca é:

  • A. a educação de usuário;
  • B. a formação de usuário;
  • C. a instrução de usuário;
  • D. o treinamento de usuário;
  • E. a orientação de usuário.

Acerca do relacionamento dos usuários com os centros de documentação e serviços de informação, assinale a opção correta.

  • A. O estudo de usuários é atividade complementar à gestão de centros de documentação.
  • B. O usuário no contexto dos sistemas de informação deve ser considerado como elemento-chave na perspectiva de agregação de valor à informação.
  • C. A identificação das necessidades e requisitos de informação dos usuários é uma das etapas do planejamento tático das unidades informacionais.
  • D. O usuário real é aquele que pode vir a utilizar produtos e serviços dos centros de documentação.
  • E. Quanto maior for o escopo da demanda apresentada pelo usuário ao serviço de referência em um centro de documentação maior será a probabilidade de precisão na recuperação da informação.

Acerca dos formatos de intercâmbio de dados no contexto de bibliotecas e outros tipos de sistemas de informação, assinale a opção correta.

  • A. O formato MARC pode incluir até sessenta e um elementos de dados. Entre esses dados, vinte e cinco são campos recuperáveis durante as buscas.
  • B. O MARC e o CCF (common catalog communication) visam o intercâmbio de dados entre bibliotecas e outros tipos de sistemas de informação.
  • C. Os requisitos funcionais para registros bibliográficos indicam regras aplicáveis em formato de registro MARC.
  • D. O formato MARC e o Dublin Core pressupõem a utilização da descrição bibliográfica internacional normalizada (ISBD).
  • E. Desenvolvido no Brasil, o formato CALCO é inteiramente embasado no formato MARC XML.

Segundo as teorias de planejamento estratégico de Bryson (1988, 1992), as bibliotecas e serviços de informação funcionam como sistemas abertos porque se constituem como:

  • A. uma sequência de processos de caráter instrumental, vinculados à aplicação de técnicas gerenciais em áreas de atuação concretas, para identificar obstáculos ao sistema e propor soluções;
  • B. um conjunto de elementos que se interrelacionam entre si e com o ambiente externo, adaptando-se, desenvolvendo mecanismos de controle e definindo a própria natureza do sistema
  • C. um processo com funções e técnicas integradas, de execução simultânea, aplicadas de forma necessária pelos quadros diretivos do sistema para alcançar os propósitos definidos na missão institucional;
  • D. uma estrutura de marcos ideológicos de referência que conduzem à tomada de decisões, condicionam o funcionamento do sistema e determinam a adoção de práticas e técnicas de gestão;
  • E. um sistema baseado no mandato organizacional, em sua própria cultura e na identificação de questões estratégicas, a partir da definição de técnicas de gestão e da identificação de boas práticas.

Processo de interpretação de textos que implica compreender, selecionar e hierarquizar informações, com a finalidade de extração de conceitos (desestruturação). É constituído por etapas de análise e síntese, que resultam em representações condensadas (estruturação: resumos e índices) tendo em vista a recuperação de acesso a informações. Falamos de:

  • A. Linguagem documentária.
  • B. Controle de acervo.
  • C. Análise documentária.
  • D. Medições.

Conforme Lancaster (1996), a recuperação de itens pertinentes da base de dados é frequentemente denominada revocação, e a medida com que itens pertinentes são recuperados denomina-se

  • A. itens de revocação.
  • B. resultado da revocação.
  • C. coeficiente de revocação.
  • D. dados de revocação.
  • E. recuperação da informação.

Em serviços de informação, planejamento eficaz depende

  • A. da disponibilidade de recursos financeiros para sua execução.
  • B. da qualidade e quantidade de dados disponíveis e confiáveis.
  • C. do conhecimento do usuário de serviços e produtos.
  • D. de competência para dimensionar a demanda por serviços e produtos.
  • E. do apoio dos escalões superiores.

No que concerne a serviços de referência e a estudos de usuários, julgue os itens a seguir. No que tange aos usuários, é preciso considerar dois tipos de necessidades de informação: a que resulta do desejo de saber, em função do conhecimento; e a que resulta de necessidades materiais exigidas para a realização das atividades humanas, profissionais e pessoais, em função da ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A promoção contínua de informação através de produtos, boletim informativo, circulação de material selecionado, clipping referente a recortes de jornais selecionados, listas de novas aquisições, sumário corrente de periódicos e manuais técnicos utilizados como serviços de assistência aos usuários e a disseminação da informação, define o serviço de

  • A. alerta.
  • B. cooperação.
  • C. intercâmbio.
  • D. marketing.
  • E. referência.

Quanto aos padrões em serviços de informação, é correto afirmar que

  • A. os quantitativos são mais flexíveis e mais bem fundamentados.
  • B. os estabelecidos em outros países são úteis e geralmente adequados à realidade brasileira.
  • C. os qualitativos são mais sujeitos a alterações no tempo e no espaço.
  • D. sua fragilidade está ligada ao fato de muitas vezes serem gerados de maneira empírica.
  • E. são a mesma coisa que medidas de desempenho.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...