Questões sobre COBIT

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No COBIT 5, existe um mecanismo que apoia efetivamente o alinhamento entre as necessidades corporativas e os serviços e soluções de TI, além de traduzir as necessidades das partes interessadas tanto em objetivos corporativos específicos, personalizados e exequíveis, quanto em objetivos de TI e metas de habilitador. Esse mecanismo é denominado

  • A. princípio.
  • B. dimensão.
  • C. cascata de objetivos.
  • D. abordagem holística.
  • E. processo.

O COBIT 5 fornece um modelo abrangente que auxilia as organizações a atingirem seus objetivos de governança e gestão de TI, em que são descritos sete categorias de habilitadores e um conjunto de dimensões comuns a esses habilitadores. São exemplos de habilitador e dimensão, respectivamente,

  • A. segurança e qualidade.
  • B. processos e partes interessadas.
  • C. informação e competência.
  • D. princípios e políticas.
  • E. metas e boas práticas.

Com relação ao COBIT 5, julgue os itens que se seguem. O COBIT 5 alinha-se, em alto nível, a outros padrões e modelos importantes de gestão e governança de TI, servindo, portanto, como um modelo único integrado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao COBIT 5, julgue os itens que se seguem. O processo “garantir a definição e manutenção do modelo de governança” visa fornecer uma abordagem que garanta a realização das decisões de TI conforme as estratégias e os objetivos da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A direção de determinado órgão delegou ao analista de TI as seguintes atividades, para serem executadas em prol da implantação da gestão e governança de TI:

I avaliar os serviços e os níveis de serviços de TI atuais para identificar as lacunas existentes entre os serviços e as atividades empresariais;

II identificar áreas de melhoria dos serviços existentes e as opções de nível de serviço;

III analisar, estudar e estimar a demanda futura, de acordo com a capacidade dos serviços de TI habilitados e as atividades de processos de negócios.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta de acordo com o COBIT 5 e o ITIL v3 2011.

  • A. As atividades elencadas em III, que não são abrangidas pelo COBIT, são executadas pelo gerenciamento de conhecimento do estágio operação do ITIL que abrange históricos de níveis de serviços e cumprimentos de SLA (acordo de nível serviço).
  • B. A atividade I é uma das atividades descritas para o processo gerenciar contratos de prestação de serviços do COBIT que guarda relação contextual com o processo gerenciamento de nível de serviço do estágio desenho do ITIL.
  • C. As atividades elencadas em II e III estão mais relacionadas contextualmente ao estágio operação que ao desenho de serviços do ITIL, assim como mais subordinadas ao domínio alinhar, planejar e organizar que ao construir, adquirir e implementar.
  • D. A atividade descrita em II, ainda que relacionada ao plano de melhorias de serviços do ITIL, está restrita aos serviços in corpore, ou seja, aos fornecedores internos, tal como é descrito pelo COBIT.
  • E. A atividade descrita em I está diretamente relacionada ao processo avaliação do estágio transição do ITIL e ao processo monitorar, avaliar e analisar desempenho e conformidade do COBIT, pois ambos lidam, mesmo que com objetivos diferentes, com a mensuração dos serviços prestados.

Para a implantação da gestão e governança de TI em determinado órgão, o analista de TI deverá executar as seguintes atividades:

I definir e manter controles de processos de negócios adequados para garantir que as informações relacionadas satisfaçam a todos os requisitos de controle de informações relevantes;

II proteger as informações corporativas com vistas a manter o nível de risco de segurança da informação aceitável para a empresa, de acordo com a sua política de segurança;

III otimizar as capacidades de recursos humanos para atender aos objetivos da empresa.

Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta tendo como referência o COBIT 5 e o ITIL v3 2011.

  • A. As atividades I e III são atendidas pelo processo gerenciar relacionamentos do domínio alinhar, planejar e organizar do COBIT; a primeira com foco em relacionar os processos necessários para implantar a governança e a segunda com vistas a relacionar os recursos humanos às ações a serem desempenhadas em uma matriz RACI.
  • B. O item III é uma das atividades do subprocesso gestão de recursos humanos do processo gerenciamento de envolvidos do serviço no ITIL do estágio estratégia do serviço. Essa atividade objetiva prover as habilidades necessárias para que os especialistas em TI desempenhem com êxito seus papéis.
  • C. A atividade I não faz parte do escopo do COBIT, apesar de este fazer parte do ITIL e ter como objetivo gerir de forma integral a governança de TI, abrangendo todas as áreas da organização responsáveis pelas funções de TI.
  • D. A atividade II faz parte do rol tanto do COBIT quanto do ITIL; no primeiro caso, no domínio alinhar, planejar e organizar; no segundo caso, por meio do processo gerenciamento da segurança da informação do estágio desenho do serviço.
  • E. A atividade I é uma das atividades do processo gerenciamento de processos do estágio operação de serviços do ITIL que objetiva compor relatórios de serviços monitorados durante sua execução.

Um Técnico do Tribunal verifica que, no contexto das sete fases do ciclo de vida da implementação do COBIT 5, a formação da equipe de implementação é classificada como

  • A. operação contínua.
  • B. ciclo de vida de melhoria contínua.
  • C. monitoramento e controle.
  • D. gestão do programa.
  • E. capacitação da mudança.

O COBIT 5 apoia a adoção dos princípios e da abordagem de implementação da norma ISO/IEC 38500 e descreve que a organização (cliente) e a TI (fornecedor) deverão colaborar em um modelo de parceria, utilizando comunicações efetivas, fundamentadas em um relacionamento positivo e confiável. Em todos os casos, as estruturas, funções e responsabilidades adequadas de governança corporativa devem ser definidas pelo corpo diretivo, sendo que uma das formas de orientar e monitorar o uso de TI na organização pode ser por meio de um comitê estratégico de TI.

Considerando o texto precedente e a relação entre o COBIT 5 e a norma ISO/IEC 38500, assinale a opção correta.

  • A. Os habilitadores processo e estruturas organizacionais do COBIT, combinados com as tabelas RACI, são pertinentes ao texto, o qual está relacionado ao princípio da responsabilidade da norma ISO/IEC 38500.
  • B. A norma em apreço, ISO/IEC 38500, a qual descreve o princípio comportamento humano que trata da implementação da gestão de RH no âmbito da governança, não mantém relação com o COBIT.
  • C. O texto se refere ao princípio da colaboração da norma em apreço, princípio esse que descreve a sintonia que deve existir entre os objetivos da organização e as decisões da TI.
  • D. O texto se refere ao princípio da estratégia, que, no COBIT, é tratada no domínio governança.
  • E. O texto está diretamente relacionado ao processo gerenciar relacionamentos do COBIT, que lida com o princípio governança da norma ISO/IEC 38500.

Devido a escândalos corporativos e a crises financeiras nos últimos anos, tem havido maior conscientização dos membros da alta administração das organizações quanto à existência e às implicações de leis e regulamentos mais rigorosos. Nesse contexto, as partes interessadas demandam maior garantia de que as organizações estejam atuando conforme as leis e regulamentos.

À luz do COBIT 5 e da norma ISO/IEC 38500, o fragmento de texto precedente

  • A. trata do princípio conformidade da norma ISO/IEC 38500, relacionado ao processo gerenciar a estratégia do COBIT 5 APO, que objetiva garantir o alinhamento entre o plano de TI e as metas gerais da organização, inclusive as exigências de governança.
  • B. aborda o princípio recursos humanos da norma ISO/IEC 38500 referente à análise de vida pregressa dos colaboradores e de sua responsabilização perante a governança, descrita no COBIT pelo processo garantir a otimização do risco.
  • C. trata do princípio responsabilização, que determina como serão as punições em caso de falha ou não cumprimento de acordo de nível de serviço, que, no COBIT, é função do processo gerenciar contratos de prestação de serviços.
  • D. se refere ao princípio que, na norma em apreço, é denominado princípio da governança, a qual pode ser aferida por meio do processo monitorar, avaliar e analisar o sistema de controle interno do COBIT.
  • E. aborda o objetivo principal da norma ISO/IEC 38500, que é o de prover governança de TI eficaz nas organizações públicas que tenham como diretriz alcançar excelência na gestão corporativa de TI.

Assinale a opção que apresenta corretamente, de acordo com o COBIT 5, o domínio do processo responsável pelo gerenciamento de programas e de projetos.

  • A. alinhar, planejar e organizar
  • B. monitorar, avaliar e medir
  • C. entregar, reparar e suportar
  • D. construir, adquirir e implementar
  • E. avaliar, dirigir e monitorar
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