Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das inúmeras estruturas metodológicas para construção de um projeto, o designer Rodolfo Fuentes, autor do livro Prática do Design Gráfico, propõe que existam basicamente três etapas na elaboração de qualquer projeto: fase analítica, fase criativa e fase executiva. Considerando que essas fases podem ser subdivididas, dependendo das características do projeto, julgue os próximos itens.
A fase criativa deve-se iniciar por pesquisas sobre diferentes formatos e soluções.
Ciência da Computação - Linux ou Unix - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com referência a backup em um ambiente Linux com configurações padrões, julgue os itens que se seguem.
O comando dump 0unbdsf 126 14100 11500 inmetro:/dev/rmt/0cbn /home criará um backup completo de /home em um drive de fita remoto /dev/rmt/0cbn em inmetro.
Ciência da Computação - Segurança da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação segurança em redes de computadores, julgue os itens a seguir.
Os problemas de segurança de rede estão relacionados a sigilo, autenticação, não-repudiação e controle de integridade da rede. Enquanto o sigilo está relacionado ao fato de manter as informações longe de usuários não-autorizados, a nãorepudiação preocupa-se em certificar que uma mensagem recebida é legítima.
Em relação a redes de computadores, julgue os itens seguintes. O TCP/IP define, como padrão, três protocolos na camada de transporte: TCP (transmission control protocol), UDP (user datagram protocol) e SCTP (stream control transmission protocol).
Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009

Com relação ao modelo entidade-relacionamento ilustrado acima, julgue os itens que se seguem.
As entidades Programador e Gerente deverão especificar chaves substitutas no modelo relacional resultante, visto que não possuem chaves candidatas.Ciência da Computação - Tipos de Ataque - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de ataques a redes de computadores e de incidentes de segurança, julgue os itens de 81 a 85. No phishing, diversas máquinas zumbis comandadas por um mestre fazem requisições ao mesmo tempo, gerando sobrecarga do recurso atacado, o que pode levar a máquina servidora a reiniciar ou a travar.

Com base no algoritmo acima, julgue os itens seguintes.

Ciência da Computação - Autenticação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O Banco ABC disponibiliza seus serviços exclusivamente por meio da Internet, 24 horas por dia, e está sujeito a ataques aos seus sistemas, que podem ser realizados por meio da própria Internet. Como qualquer empresa do sistema financeiro, o banco está sujeito a leis que garantem o sigilo bancário de seus clientes. Além disso, precisa garantir que os dados das transações financeiras realizadas pelos seus clientes cheguem aos seus sistemas sem alterações.
Acerca desse cenário hipotético, julgue os itens seguintes.
O uso de senhas para efetuar a autenticação dos clientes do banco pode ser um mecanismo para garantir a confidencialidade necessária às transações financeiras do banco.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009

Considerando o Guia Geral, o Guia de Avaliação e o Guia de Aquisição da versão 2009, julgue os itens subsequentes.
O Guia Geral esclarece que o modelo MPS possui um Guia de Implementação que descreve as atividades para a garantia da qualidade do software relacionadas a um produto pronto, tais como a sua manutenção e a sua operação.
Ciência da Computação - Data Warehouse - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens de 95 a 101, referentes a modelagem multidimensional, OLAP (online analytical processing) e data warehouse.
O data warehouse é uma coleção de dados orientada por assunto, integrado, volátil e variante no tempo, voltado para a análise de séries temporais e de tendências, a partir do processamento de dados históricos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...