Questões sobre Mecânica de veículos

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O sistema de injeção eletrônica possui um módulo de controle, que, por meio de sensores, recebe os sinais das condições de funcionamento do motor e calcula a quantidade mais próxima, quanto possível, do ideal para aquela condição de funcionamento. Para que a quantidade de combustível injetada seja a mais próxima do possível da desejada, é necessário que seja medida a massa de ar que é aspirada pelo motor (massa de ar admitido), através dos sensores. Depois de medida a massa de ar a – Unidade de Comando Eletrônico realiza o cálculo do tempo em que o eletroinjetor deve permanecer aberto, para que seja injetada a quantidade ideal de combustível. Os sensores e os atuadores fazem a ligação entre as condições de funcionamento do motor e a UCE. A função do sensor de rotação é

  • A. informar o acionamento dos injetores e a posição do acelerador.
  • B. captar e informar a unidade de comando da posição dos cames de acionamento das válvulas.
  • C. captar e informar a unidade de comando da detonação dos cilindros.
  • D. captar e informar a unidade de comando da posição dos pistões do motor dentro do cilindro e a respectiva rotação.
  • E. captar e informar a unidade de comando da estequiometria do combustível.

O sensor de temperatura do ar capta, quando o ar admitido está frio. A resistência do sensor (termistor do tipo NTC) é alta, à medida que o ar admitido aquece, a resistência do sensor diminui e a tensão correspondente também. O sensor de temperatura do ar é uma das informações utilizadas para o controle do(a)

  • A. quantidade de combustível, sinal de saída do computador de bordo, controle de ar de marcha lenta.
  • B. quantidade de combustível, ponto eletrônico de ignição, controle de ar de marcha lenta.
  • C. ar condicionado, ponto eletrônico de ignição, controle de ar de marcha lenta.
  • D. ar condicionado, ponto eletrônico de ignição, sinal de saída do computador de bordo.
  • E. sinal de saída do computador de bordo, ar condicionado.

O sensor sonda lambda produz tensão somente depois de atingida a temperatura operacional superior a 300ºC. Quando o sensor está frio, será medida a voltagem de referência que indica circuito aberto. Para facilitar a análise da combustão e a qualidade das emissões no escape, em função do tipo de mistura, é definido um número denominado Fator Lambda. Os valores para o fator lambda são

  • A. ,mistura rica com excesso de combustível.
  • B. > 1,mistura rica com excesso de combustível.
  • C.
  • D.
  • E.

O sensor de detonação é composto de material piezoelétrico, que gera uma tensão, ao ser deformado e vice-versa. A detonação gera uma frequência específica, que é captada pelo sensor no momento em que ocorre. A resposta da central eletrônica, na presença do sinal, é quando a central eletrônica detecta sinal de detonação do sensor e

  • A. enriquece a mistura A/F (obedecendo a uma estratégia específica que varia de sistema para sistema de injeção).
  • B. empobrece a mistura A/F (obedecendo a uma estratégia específica que varia de sistema para sistema de injeção).
  • C. adianta o ponto de ignição (obedecendo a uma estratégia específica que varia de sistema para sistema de injeção).
  • D. atrasa o ponto de ignição (obedecendo a uma estratégia específica que varia de sistema para sistema de injeção).
  • E. não altera seu funcionamento.

No Sensor de Posição da Borboleta (TPS) de Aceleração, a posição da borboleta é uma das informações para o cálculo da quantidade de combustível. Outra função do TPS é informar a unidade de comando dos movimentos da borboleta de aceleração, para fins de aceleração e desaceleração. O sinal do TPS

  • A. em conjunto com o sinal de RPM, é utilizado pela unidade de comando, para enriquecer a mistura ar + combustível em plena carga e corte na injeção no freio motor.
  • B. em conjunto o com sinal de RPM, é utilizado pela unidade de comando, para atrasar a ignição (centelha).
  • C. é utilizado pela unidade de comando, para corrigir a octanagem.
  • D. em conjunto com o sinal de RPM, é utilizado pela unidade de comando, para empobrecer a mistura ar + combustível em plena carga e corte na injeção no freio motor.
  • E. não é utilizado pela unidade de comando, por não ser plausível.

Os sistemas de injeção flex e gasolina dos veículos contam com os mesmos sensores e atuadores. “As diferenças do modelo flex são a centralina, o software, a partida a frio e o sensor de nível do reservatório de gasolina para partida a frio”. Seu funcionamento é realizado por meio da centralina, responsável por definir a quantidade de gasolina injetada no motor, de acordo com a proporção de álcool acumulada no tanque. O sistema é baseado no desbandamento da sonda lambda, que tem um centro de funcionamento definido. A(s) solução(ões) das montadoras, para implementar o sistema flex, foi(foram)

  • A. taxa de compressão intermediária, sistema de partida a frio, sensor lógico. A central eletrônica do motor analisaria a qualidade da queima através da concentração de oxigênio dos gases de escape, novos sensores.
  • B. sistema de partida a frio, sensor lógico. A central eletrônica do motor analisaria a qualidade da queima através da concentração de oxigênio nos gases de escape.
  • C. injetoras de combustível com ampla faixa de vazão, taxa de compressão intermediária, sistema de partida a frio, sensor lógico. A central eletrônica do motor analisaria a qualidade da queima através da concentração de oxigênio nos gases de escape.
  • D. injetoras de combustível com ampla faixa de vazão, taxa de compressão intermediária, sistema de partida a frio, sensor na linha do combustível.
  • E. somente o sensor da linha de combustível.

Ainda sobre o sistema flex, o sensor lógico necessita de condições para o reconhecimento do combustível. A(s) condição(ões) necessária(s), para disparar na FIAT a estratégia de aprendizagem de A/F, é(são)

  • A. nível de combustível (Abast.>3L;cons. 20L), nível do tanque 6L, scanner imposto, após corrigir falha.
  • B. primeira partida, nível de combustível (Abast.>3L;cons. 20L), nível do tanque 6L, scanner imposto.
  • C. primeira partida, desbandamento da sonda, após corrigir falha.
  • D. primeira partida, nível de combustível (Abast.>3L;cons. 20L), nível do tanque 6L, scanner imposto, percurso acima de 400 km, após corrigir falha.
  • E. desbandamento da sonda.

Quanto à manutenção dos pneus, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Balanceamento.

2. Rodízio.

3. Alinhamento.

4. Caster.

5. Camber.

( ) É determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo em relação a um plano vertical, podendo ser positivo ou negativo, indicando a direção de desgaste.

( ) Pode ser separado em dois tipos: estático e dinâmico.

( ) É indicado pelo fabricante do veículo para oferecer uma maior eficiência de rolamento e melhor dirigibilidade. Em caso de volante duro, deve ser realizado.

( ) É o ângulo de inclinação para frente ou para trás do pino mestre ou do braço de suporte do eixo na parte superior, com relação ao ângulo principal.

( ) Para aproveitar o potencial total do pneu deve ser feito com intervalos de 10.000 km. Serve para compensar a diferença em desgaste.

A sequência está correta em

  • A. 1, 5, 2, 4, 3.
  • B. 4, 2, 1, 5, 3.
  • C. 4, 1, 3, 5, 2.
  • D. 5, 1, 3, 4, 2.

Nos veículos que têm capacidade maior de transporte de carga, é comum fazer parte do sistema de freios uma válvula sensível à carga. A função da válvula sensível à carga é

  • A. não altera o sistema de freio: atua apenas no freio de estacionamento.
  • B. reduz proporcionalmente a pressão dos freios dianteiros.
  • C. com o aumento de peso sobre o chassi do veículo, aumenta-se a pressão nos freios dianteiros, garantindo maior estabilidade.
  • D. aumenta proporcionalmente a pressão dos freios dianteiros.
  • E. com o aumento de peso sobre o chassi do veículo, aumenta-se a pressão nos freios traseiros, garantindo frenagens mais seguras.

Em caso de acidente sem vítimas devem ser tomadas as seguintes providências, EXCETO:

  • A. Sinalizar o local.
  • B. Desobstruir a via.
  • C. Aguardar a chegada da perícia técnica.
  • D. Se necessário, avisar a polícia de trânsito do município, ou a Polícia Rodoviária.
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