Questões de Desenho Industrial do ano 2012

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Na arte-finalização de um outdoor, as dimensões da peça feita no computador são

  • A.

    diferentes, dependendo dos apliques existentes na peça a ser executada.

  • B.

    9 × 3 metros, já que este é o formato real do outdoor.

  • C.

    10 × 4 metros, já que este é o formato real do outdoor.

  • D.

    48 × 16 cm, ampliada posteriormente pelo processo de gigantografia.

  • E.

    indiferentes, desde que sejam equivalentes a 3 × 1.

Os softwares gráficos são ferramentas importantes na criação e desenvolvimento de layouts de peças gráficas de comunicação. Cada tipo de software tem uma função. Para diagramação de revista, o melhor programa a ser utilizado é o

  • A.

    Indesign, pois é o software ideal para diagramação de textos longos, fotografias, ilustrações, cores etc.

  • B.

    MagazineXpress, pois é o software que possibilita a montagem de imagens, com a fusão de ilustrações, fotos e textos.

  • C.

    Word, pois é o software ideal para diagramação de textos longos, fotografias, ilustrações, cores etc.

  • D.

    Corel Draw, pois com ele pode-se fazer desenhos, juntar fotos e diagramar textos.

  • E.

    Illustrator, pois é com ele que revistas elaboradas são montadas e finalizadas.

São elementos importantes para o desenvolvimento de um bom sistema de identidade visual

  • A.

    a logomarca, o logotipo, tipografia, as cores, os símbolos etc. Cada elemento tem a função de reforçar a identidade da marca do cliente.

  • B.

    elementos primários, compostos pelo logotipo, o símbolo e a marca e os secundários, constituídos de cores e alfabetos institucionais.

  • C.

    basicamente três, os primários, compostos pelo logotipo, o símbolo e a marca, os secundários, constituídos de cores e alfabetos institucionais e os terciários, compostos pela tipografia e as normatizações técnicas.

  • D.

    a originalidade, a repetição de elementos, a unidade, a viabilidade e a flexibilidade.

  • E.

    dois grupos, os primários e os secundários. Nos primários estão o logotipo, a logomarca e a marca, e nos secundários estão a tipografia, as cores e os elementos gráficos.

"Assinatura visual" é

  • A.

    a inclusão de slogan abaixo da marca, criando uma assinatura de campanha para a marca e reforçando a identidade visual.

  • B.

    a marca desenvolvida com tipografia cursiva, em que a forma gráfica da tipografia imita os gestos de assinatura do homem, reforçando o uso da marca.

  • C.

    uma forma encontrada para viabilizar o uso da marca. Nela, pode-se encontrar assinaturas de diversas formas, criando, com isso, uma flexibilidade no uso da marca.

  • D.

    a definição e particularização do uso da marca no manual de identidade visual, que define como se pode combinar os uso da tipografia, do símbolo, das cores, dos elementos gráficos e da diagramação.

  • E.

    a definição das disposições de como a marca será apresentada e aplicada, combinando logotipo e símbolo.

A marca desenvolvida com uso exclusivo de tipografia é chamada de

  • A.

    logomarca, pois a tipografia representa a marca por meio das formas gráficas.

  • B.

    logotipo, pois as características das letras ajudam a representar a marca de forma icônica com a aparência de um ideograma.

  • C.

    marca tipográfica, pois a identificação de uma empresa por meio de formas tipográficas é denominada marca nominativa.

  • D.

    logotipo, pois sua formação dá-se por letras representadas graficamente por meio de tipografias.

  • E.

    logomarca, pois a junção da tipografia e o símbolo ajudam na composição de um completo sistema de identidade visual.

  • A.

    romana moderna.

  • B.

    romana antiga.

  • C.

    lapidária.

  • D.

    egípcia.

  • E.

    cursiva.

No desenvolvimento de ilustrações de forma artesanal, utilizando como suporte o papel, sua aplicação em projeto gráfico dar-seá por meio de digitalização por scanners planos, ideais para originais opacos. Como resultado neste tipo de procedimento, obtem-se uma imagem digitalizada composta por

  • A.

    vetores.

  • B.

    pixels.

  • C.

    retículas.

  • D.

    pixels e vetores.

  • E.

    pontos digitais.

Dadas as características:

I. Em sua confecção, o uso da imagem tem extrema importância, pois pode ganhar grandes proporções de escala.

II. O uso do texto é reduzido, pois, devido ao deslocamento do público alvo, a mensagem verbal deve ser transmitida de forma rápida e eficiente.

É possível perceber que o material de comunicação a que se referem é o

  • A.

    anúncio de revista.

  • B.

    folheto.

  • C.

    cartaz.

  • D.

    banner de internet.

  • E.

    catálogo.

Na criação e produção de materiais de comunicação, pode-se usar as cores de duas formas. A primeira é a síntese aditiva, e a segunda, a síntese subtrativa.

Na produção de imagens para aplicação em materiais audiovisuais digitais, encontra-se a síntese

  • A.

    aditiva e subtrativa, pois ambas são usadas tanto como cor-luz quanto como cor pigmento.

  • B.

    aditiva, pois trata-se de cores-pigmento.

  • C.

    subtrativa, pois trata-se de cores-luz.

  • D.

    subtrativa, pois trata-se de cores-pigmento.

  • E.

    aditiva, pois trata-se de cores-luz.

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