Questões sobre Propaganda Política

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A propaganda eleitoral, indispensável ao regime democrático, é norteada pelo princípio da igualdade entre os candidatos. Nos últimos anos, tem crescido o papel da Internet e das redes sociais na divulgação de candidaturas e na difusão de nomes, projetos e programas. Mas as práticas nem sempre se mostram afinadas com as regras legais sobre o tema e podem constituir infrações eleitorais. Em relação à propaganda eleitoral pela Internet, assinale a alternativa correta, de acordo com a legislação atualmente em vigor.

  • A. Pode ser realizada em qualquer época de um ano eleitoral.
  • B. É vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga.
  • C. Não pode ser realizada por meio de mensagens eletrônicas para endereços cadastrados por candidato, partido ou coligação.
  • D. Admite-se a difusão de propaganda eleitoral em sítios de pessoas naturais ou de pessoas jurídicas, desde que sem fins lucrativos.
  • E. Ainda que o conteúdo seja gerado por candidatos ou partidos, é proibida a propaganda por meio de blogs ou redes sociais nos três meses que antecederem ao pleito.

A respeito do acesso gratuito ao rádio e à televisão, é INCORRETO afirmar que a propaganda político-partidária não

  • A.

    sofrerá nenhuma interrupção no ano da eleição.

  • B.

    contará com a participação de pessoa filiada a partido que não seja o responsável pelo programa.

  • C.

    defenderá interesses pessoais.

  • D.

    divulgará propaganda de candidatos a cargos eletivos.

  • E.

    erá interesses de outros partidos.

No que concerne à propaganda no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, é correto afirmar que

  • A.

    o tempo diário de cada partido, se houver segundo turno, será proporcional à votação obtida no primeiro turno.

  • B.

    é permitida a utilização da propaganda de candidaturas proporcionais como propaganda de candidaturas majoritárias e vice-versa.

  • C.

    é permitida, no segundo turno das eleições, nos programas eleitorais de cada partido, a participação de filiados a partidos que tenham formalizado apoio a outros candidatos.

  • D.

    a Justiça Eleitoral fará corte instantâneo de programa eleitoral gratuito ofensivo à honra de candidato, à moral e aos bons costumes.

  • E.

    é permitido ao partido político utilizar na propaganda eleitoral de seus candidatos, em âmbito regional, a imagem e a voz de candidato ou militante de partido político que integre a sua coligação em âmbito nacional.

A respeito da propaganda eleitoral em geral, considere:

I. No dia das eleições, um grupo de cerca de cem pessoas, portando bandeiras, broches, dísticos e adesivos indicativos de preferência por determinado candidato, realizou uma passeata pelas principais avenidas da cidade.

II. No dia que antecede as eleições, o partido Alpha manteve carro de som, transitando pelas ruas da cidade até as vinte e duas horas, divulgando mensagem de seus candidatos.

III. Dois dias antes das eleições, o comitê do candidato do partido Beta realizou distribuição de canetas, camisetas e chaveiros com gravação de mensagem deste.

IV. No dia que antecede as eleições, durante o período da tarde, o partido Gama realizou carreata de encerramento da campanha pelas ruas da cidade.

São vedadas as condutas indicadas SOMENTE em

  • A.

    I e IV.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    II, III e IV.

Julgue os itens de 74 a 78, acerca de propaganda eleitoral na Internet.

Observadas as disposições da lei, é lícita a propaganda eleitoral veiculada pela Internet nas quarenta e oito horas que antecederem as eleições.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da propaganda partidária, considere:

I. A propaganda partidária paga no rádio e na televisão só é permitida no ano em que não se realizarem eleições.

II. A divulgação de propaganda de candidatos a cargos eletivos só pode ser feita durante a propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão até o dia 5 de julho do ano da eleição.

III. A propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão será feita através de transmissões em bloco, em cadeia nacional ou estadual, ou em inserções de trinta segundos e um minuto, no intervalo da programação normal das emissoras.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e III.

  • E.

    II

O partido Alpha colocou cavaletes e bonecos móveis para propaganda de seus candidatos ao longo da via pública, de forma a não dificultar o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. Esse meio de propaganda

  • A.

    só é permitido pela legislação eleitoral no dia das eleições, até as dezessete horas.

  • B.

    é permitido pela legislação eleitoral, podendo permanecer no local durante o dia e durante a noite até a antevéspera das eleições.

  • C.

    é proibido pela legislação eleitoral pelo risco de distrair motoristas e provocar acidentes.

  • D.

    é permitido pela legislação eleitoral, desde que sejam colocados a partir das seis horas e retirados até as vinte e duas horas.

  • E.

    é proibido pela legislação eleitoral por privilegiar os partidos que escolheram primeiro os melhores lugares.

A veiculação de propaganda eleitoral, através de cartazes, em bens particulares, com o consentimento do proprietário, é permitida, desde que não contrarie a legislação eleitoral e

  • A. o imóvel não esteja localizado em área residencial.
  • B. tenha sido obtida prévia autorização do Juiz Eleitoral.
  • C. não exceda a quatro metros quadrados.
  • D. tenha sido obtida prévia licença municipal.
  • E. tenha sido obtida prévia autorização do Tribunal Regional Eleitoral.

No que concerne à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, é correto afirmar:

  • A.

    Se houver segundo turno, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão será dividida em dois períodos diários de vinte minutos, sendo que o tempo de cada período será dividido entre os candidatos proporcionalmente aos votos obtidos no primeiro turno.

  • B.

    Os debates sobre as eleições majoritária ou proporcional deverão ser veiculados dentro do horário eleitoral gratuito definido em lei.

  • C.

    Poderá ser utilizado, no tempo reservado ao partido, comercial ou propaganda com o objetivo de promover marca ou produto.

  • D.

    A emissora não autorizada a funcionar pelo poder competente poderá, para propiciar ampla informação ao eleitorado, veicular a propaganda eleitoral gratuita.

  • E.

    É permitido ao partido político utilizar na propaganda eleitoral de seus candidatos, em âmbito regional, a imagem e a voz de candidato ou militante de partido político que integre a sua coligação em âmbito nacional.

Observados os demais requisitos legais, até a antevéspera das eleições, é permitida a propaganda paga

  • A. na imprensa escrita.
  • B. na rádio.
  • C. a televisão aberta.
  • D. em canais de televisão por assinatura
  • E. através de outdoors.
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