Questões de Educação Artística do ano 2003

Lista completa de Questões de Educação Artística do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte (PCN), a experiência das Artes Cênicas na escola possibilita a ampliação da:

  • A.

    capacidade de liderança e da competitividade

  • B.

    tolerância e da convivência com a ambigüidade

  • C.

    perspectiva de formação profissional e do repertório teatral

  • D.

    compreensão de regras e da formação de conhecedores de teorias e técnicas teatrais

"Por meio dos jogos o aluno passa a se familiarizar com a linguagem do palco e com os desafios da presença em cena. " (PCN - Arte) Sendo assim, é necessário que o professor proponha aos alunos a seguinte prática:

  • A.

    desenvolver a técnica da leitura e memorização de cenas dos textos dramáticos clássicos

  • B.

    conhecer os métodos e técnicas de construção de personagem e de marcação de cenas

  • C.

    observar cenas e espetáculos de boa qualidade em espaços dentro e fora da escola

  • D.

    reproduzir cenas observadas em diferentes montagens teatrais

Espera-se que o aluno do 2º segmento do Ensino Fundamental (da 5ª à 8ª série) desenvolva seu conhecimento estético e competência artística nas diferentes linguagens da Arte. Segundo os PCN – Arte, as Artes Cênicas, como área de conhecimento, têm como um dos objetivos gerais estimular esse aluno a:

  • A.

    experimentar diferentes técnicas da linguagem teatral com a finalidade de transformar sua produção escolar em apresentações

  • B.

    desenvolver as competências necessárias à formação do ator e reforçar sua auto-estima e livre expressão

  • C.

    reconhecer o teatro como atividade lúdica e perceber a linguagem teatral como forma de sensibilização

  • D.

    refletir sobre a produção teatral construída na escola e perceber o teatro como tarefa coletiva

Uma avaliação consistente deve ser transparente, participativa, propiciando a discussão de regras e critérios com clareza, a partir dos campos conceituais que subsidiam o trabalho em arte. Dentre outros, em Artes Cênicas, pode-se avaliar o aluno com base no seguinte pressuposto:

  • A.

    a consciência da ação no palco como também do espaço-tempo cênico

  • B.

    o talento e a competência para interpretar diferentes personagens

  • C.

    a eficiência e a memória para decorar textos e desenvolver cenas

  • D.

    as experiências anteriores em trabalhos de montagens escolares

Segundo Viola Spolin, estimular alunos-atores a pesquisar e fazer um estudo consciente e cuidadoso do mundo físico a sua volta, como também levá-los a observar as coisas, seus sabores, aromas e texturas, pode ser uma ferramenta importante para a prática do teatro denominado:

  • A.

    tradicional

  • B.

    alternativo

  • C.

    experimental

  • D.

    improvisacional

A linguagem e as atitudes autoritárias devem ser combatidas para que possa fluir a personalidade total, que dá unidade ao trabalho de teatro. Essa idéia, baseada nos fundamentos de teatroeducação de Viola Spolin, pode ser referendada no princípio de:

  • A.

    fisicalização

  • B.

    técnicas teatrais

  • C.

    aprovação/desaprovação

  • D.

    expressão verbal/não verbal

As sessões de Orientação propostas por Viola Spolin, devem ser ministradas a todos os alunos novos. Dentre outros, essas sessões têm como objetivos:

  • A.

    avaliar o desempenho e a participação nas improvisações e propor os critérios de julgamento

  • B.

    encorajar o acordo grupal e a participação individual nas tomadas de decisão

  • C.

    estabelecer a divisão palco-platéia e reforçar o conceito de quarta parede

  • D.

    estimular a individualidade e o autocontrole dos alunos-atores

A abordagem dos jogos teatrais proposta por Ingrid Koudela determina que a função fundamental do jogo de regras é:

  • A.

    apontar vencedores e perdedores

  • B.

    gerar conflitos e questionamentos

  • C.

    estimular a competição e a premiação

  • D.

    gerar a confiança necessária para o jogo

Augusto Boal, em suas pesquisas metodológicas de trabalho com o teatro, afirma que "o ator, como todo ser humano, tem as suas ações e reações mecanizadas, por isso é necessário começar pela sua desmecanização".

Sendo assim, a proposta de Boal consiste no desenvolvimento dos seguintes exercícios:

  • A.

    de percepção espacial / de cooperação / de avaliação / de emoção

  • B.

    musculares / de memória / de imaginação / de emoção

  • C.

    musculares / de adaptação de texto / de automatismo

  • D.

    de concentração / de memorização / de atenção

 

"Um grupo de atores emite com a voz um determinado som (...) enquanto outro grupo faz movimentos relacionados com os sons, como se fossem a visualização dos sons." (Augusto Boal).

Na metodologia proposta pelo autor, em Jogos e exercícios de aquecimento, esse exercício é classificado como:

 

  • A.

    físico

  • B.

    vocal

  • C.

    emocional

  • D.

    ideológico

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...