Questões de Educação Artística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Artística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Se o tipo de vestimenta e o uso de cabelos longos podiam representar rebeldia às normas vigentes ou desejo de transformações, o conteúdo das canções o desmentia. (...) A expressão "e que tudo mais vá pro inferno" caracteriza muito bem (ainda que os autores não tivessem a intenção) o desinteresse por tudo o que estava ocorrendo na sociedade brasileira.

A partir das idéias do texto, relacionado com o movimento musical que ficou conhecido com jovem guarda, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Para muitos artistas a participação política não deve ser vista como obrigatória.

  • B.

    A canção ufanista Eu te amo meu Brasil, da dupla Don e Ravel, tornou-se um ícone do movimento jovem guarda.

  • C.

    Os "autores" a que o texto acima se refere abordaram em suas músicas temas como o amor, a dor, a aventura, o perigo etc.

  • D.

    A rebelião romântica da jovem guarda lançou ao consumo um modismo tão efêmero quanto o próprio movimento.

Texto para as questões 21 e 22

 Existe uma diferença entre ver e ter um olhar sobre a obra de arte – a diferença entre ver e sentir. Para se analisar um quadro, podem ser utilizadas várias abordagens, com enfoque sobre elementos que incluem, entre outros, composição, movimento, unidade, equilíbrio, cor, contraste claro/escuro e clima.

Considerando os elementos mencionados no texto e a figura I nele apresentada, assinale a opção correta.

  • A. Na pintura apresentada na figura I, o artista usa o contraste claro/escuro, a composição, o clima e a luz para representar o tema da luta do homem contra a natureza.
  • B. O artista criou, por meio do posicionamento das figuras, uma cena que passa a impressão de pouco movimento, ou seja, estática.
  • C. Os fortes contrastes claro/escuro em todo o quadro criam um clima calmo e tranqüilo.
  • D. A miscelânea de linhas dos corpos contorcidos sugere um ambiente organizado, adequado ao tema em que sobreviventes recuperam a esperança de salvamento.

Texto para as questões 21 e 22

 Existe uma diferença entre ver e ter um olhar sobre a obra de arte – a diferença entre ver e sentir. Para se analisar um quadro, podem ser utilizadas várias abordagens, com enfoque sobre elementos que incluem, entre outros, composição, movimento, unidade, equilíbrio, cor, contraste claro/escuro e clima.

Considerando as abordagens utilizadas para se analisar um quadro, assinale a opção correta a respeito da pintura representada na figura II.

  • A. Uma das características marcantes da obra apresentada é a nitidez da forma dos objetos apresentados.
  • B. Na cena apresentada na obra, o artista, por meio de pinceladas diferenciadas — de convulsivas a fluentes — passa a impressão de movimento ao céu e à água.
  • C. A obra apresenta ângulos não convencionais com figuras amontoadas por toda a tela, composição assimétrica com vazio no alto.
  • D. As figuras presentes na obra são apresentadas fortemente iluminadas e pintadas de maneira realista.

A arte do século XX libertou a forma das regras tradicionais e as cores da obrigação de representar com exatidão os objetos. Com relação às características da arte moderna, assinale a opção correta.

  • A. Os artistas modernos tinham a pretensão de retratar a natureza, seguindo a direção da pura realidade.
  • B. As imagens apresentadas pelos pintores expressionistas eram resultantes de idéia preconcebida.
  • C. Os artistas da arte moderna, liberados da obrigação de agradar a um mecenas, elegiam a imaginação, as preocupações e as experiências individuais como única fonte da arte.
  • D. A arte moderna tem como característica principal a representação de naturezas-mortas com frutas e paisagens.

Durante meio século, Picasso liderou as forças da inovação artística, escandalizando o mundo com a introdução de um novo estilo e seguindo adiante tão logo sua inortodoxia era aceita. No que se refere ao estilo e às obras de Picasso, assinale a opção correta.

  • A. O primeiro estilo original de Picasso surgiu quando ele já era um artista famoso.
  • B. Picasso aprendeu a desenhar na adolescência e foi descoberto quando participava de uma exposição de arte infantil.
  • C. Durante sua vida artística, Picasso se dedicou totalmente à pintura, sua única habilidade.
  • D. A arte de Picasso sempre foi autobiográfica, apesar de ele ter trabalhado em muitos estilos diferentes.

A respeito das obras de Matisse, considerado por especialistas a maior expressão dos pintores fauvistas, assinale a opção correta.

  • A. Em suas obras, a característica mais forte é a despreocupação com o realismo, tanto em relação às formas das figuras quanto em relação às cores.
  • B. Matisse procurava detalhar bastante os elementos do tema do quadro, evoluindo do simples para o complexo.
  • C. Matisse viveu em tempos difíceis, por isso os temas típicos desenvolvidos por ele convencem o expectador da realidade, ou seja, de que existem revoltas e guerras mundiais.
  • D. O artista retratava em seus quadros imagens sacras, reflexo da formação religiosa dada por seu pai.

Um dos principais pontos de mutação da arte do século XX, o cubismo durou como forma pura de 1908 a 1914. Acerca desse estilo, assinale a opção correta.

  • A. A pintura cubista tratava as formas da natureza com realismo, representadas fielmente.
  • B. Os cubistas representavam os objetos com todas as suas partes em um mesmo plano.
  • C. As duas grandes tendências do cubismo — analítico e sintético — tinham como base a pintura sem interferência de outros materiais ou objetos.
  • D. Nos temas apresentados nas pinturas cubistas, os artistas trabalhavam com muitas cores, especialmente o vermelho e o amarelo.

O expressionismo foi uma reação ao impressionismo. Teve início no fim dos anos 40 e no início dos anos 50 do século XX. Considerando as características desse movimento artístico, assinale a opção correta.

  • A. As pinturas expressionistas seguiam as regras tradicionais de equilíbrio da composição e regularidade da forma.
  • B. As imagens das obras impressionistas resultavam de idéia preconcebida, evidenciando os limites do artista.
  • C. O expressionismo procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizavam psicologicamente o homem do início do século XX.
  • D. A técnica utilizada pelos artistas expressionistas era a aplicação da tinta utilizando como referência a realidade visual.

Com relação ao movimento artístico pop-art, que significa arte popular, movimento que apareceu nos Estados Unidos da América por volta de 1960 e alcançou repercussão internacional, assinale a opção correta.

  • A. A fonte de criação para os artistas desse movimento eram os auto-retratos e principalmente figuras humanas.
  • B. A pop-art marcou o retorno aos temas pictóricos e figurativos tradicionais.
  • C. O expressionismo abstrato abriu caminho para a pop-art com objetivos muito parecidos.
  • D. Artistas pop como Andy Warhol e Roy Lichtenstein despontaram nesse movimento artístico que refletia a alma da sociedade.

O começo do século XX no Brasil foi marcado por fatos que modificaram sua história. Nesse contexto de grandes mudanças sociais, começou a se desenvolver uma nova arte brasileira. Com relação aos artistas brasileiros desse período, assinale a opção correta.

  • A. A pintora brasileira Anita Malfatti, ao ser criticada, chamou a atenção dos artistas inovadores e revelou que sua arte apontava novos caminhos, principalmente no uso da cor.
  • B. O trabalho de Di Cavalcanti foi influenciado por pintores como Picasso, Gauguin e Matisse. Notam-se em sua produção temas europeus.
  • C. Tarsila do Amaral, após participar da Semana de 1922, mudou radicalmente seu estilo: suas obras passaram a expressar os problemas indígenas causados pela colonização.
  • D. A escultura brasileira se modernizou, graças a Vitor Brecheret, cujas obras imitavam a realidade e ganhavam expressão por meio de formas geométricas com linhas bastante complexas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...