Questões de Educação Artística da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Educação Artística da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da leitura e da interpretação da mensagem teatral, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Existe uma mensagem única que o conjunto dos sistemas significantes da encenação propõe ao espectador.

  • B.

    A mensagem teatral não precisa dos outros códigos cênicos para ser expressa, e sim da palavra.

  • C.

    O espectador realiza o espetáculo em sua mente, construindo a significação a partir do conjunto dos signos expressos.

  • D.

    A mensagem é independente da dramaturgia e da encenação.

  • E.

    A mensagem na literatura e no teatro tem os mesmos meios de expressão.

Quanto ao teatro moderno e contemporâneo, é correto afirmar que

  • A.

    é mais que um gênero, é uma atitude política, a qual estabelece o mercado e a profissionalização do ofício do ator.

  • B.

    também pode significar teatro experimental, de vanguarda, teatro-laboratório, performance, teatro de pesquisa.

  • C.

    é de origem burguesa tradicional, visa à rentabilidade financeira e baseia-se em receitas artísticas comprovadas.

  • D.

    sua inovação está caracterizada principalmente nas novas técnicas arquitetônicas, cenográficas ou acústicas.

  • E.

    o direito à pesquisa é limitado, e seus criadores evitam riscos a propósito da recepção.

No teatro, o meio ambiente passa a ser, para os naturalistas,

  • A.

    o ambiente de observação do homem, o qual determina o movimento das personagens.

  • B.

    a climatização das salas de teatro, no inverno ou no verão.

  • C.

    a dramaturgia dos objetos cênicos, que muitas vezes acontece sem a presença do ator.

  • D.

    a cena entre os protagonistas no auge da tensão dramática.

  • E.

    a utilização de meios naturais de iluminação cênica, como o uso de velas.

No exercício da improvisação teatral, os processos de sensorialização e fisicalização revelam que

  • A.

    o corpo do ator não necessita de uma representação mental da imagem corporal para desenvolver uma intuição imediata de seu corpo na atuação cênica.

  • B.

    o corpo controlado ou corpo solto, assim como um ritmo rápido, lento ou normal são um padrão universal, independentemente da cultura em que o corpo do ator está inserido.

  • C.

    o contexto cultural não influencia no que é velado ou desvelado no corpo do ator.

  • D.

    o corpo do ator pode ser manipulado do exterior, a partir de outros corpos, ou então ele pode agir por si mesmo, comandando a si próprio.

  • E.

    o corpo do ator fica inalterado com a presença do olhar do outro, do espectador.

No teatro, a maquiagem tem uma importância particular na evolução da cena teatral, pois

  • A.

    é sempre imutável em suas origens, permanecendo a mesma tanto na iluminação a gás quanto com o uso da luz elétrica.

  • B.

    encontra-se, entre suas funções, o poder de embelezar, codificar o rosto, teatralizar a fisionomia, estender as formas teatrais além do rosto.

  • C.

    não é mais usada em peças pós-dramáticas, principalmente nas realizadas na rua.

  • D.

    todos os atores que entram em cena em certas peças, como no teatro Kabuki, usam a mesma maquiagem.

  • E.

    ela tem caráter ritual nas peças representadas no século XIX.

Na leitura da mensagem da personagem teatral, é correto afirmar que

  • A.

    a personagem cênica adquire, graças ao ator, uma precisão e uma consciência que a fazem passar do estado virtual ao estado real.

  • B.

    todo espectador, ao assistir a uma peça teatral, compara a personagem lida com a personagem vista.

  • C.

    a personagem inventa seu discurso independentemente da atuação do ator.

  • D.

    deve-se buscar, para compreender uma personagem na cena teatral, unicamente o seu texto escrito.

  • E.

    uma personagem é realizada cenicamente com a desconstrução de signos.

É correto afirmar que, em cena, a função do olhar do ator é

  • A.

    uma fonte limitada de informações, tornando prescindível a palavra.

  • B.

    separar os elementos espaciais presentes na cena, fragmentando-a.

  • C.

    libertar espaços cênicos da prisão da crítica dos espectadores.

  • D.

    ser o espelho do espectador, introduzindo-o em sua própria narrativa.

  • E.

    ligar a palavra à situação, conectando o discurso aos elementos da cena.

Pedrinho é aluno de uma escola em Ilhéus (Bahia) e escuta diariamente determinada rádio. Seu programa favorito atingiu altos índices de audiência no Carnaval de 2008. Assinale a alternativa que apresenta a lista de compositores ou intérpretes que melhor se encaixam na preferência de Pedrinho.

  • A.

    Villa-Lobos, Tom Jobim e Chico Buarque

  • B.

    Carlinhos Brown, Daniela Mercury e Ivete Sangalo

  • C.

    Os Mutantes, Ernesto Nazareth e Milton Nascimento

  • D.

    Cláudio Santoro, Mozart e Bach

  • E.

    Chitãozinho e Xororó, Paralamas do Sucesso e Nara Leão

Assinale a alternativa que apresenta a lista de fontes sonoras que se encaixa na formação instrumental de um grupo de bumba-meu-boi do Maranhão.

  • A.

    flauta, violoncelo e piano

  • B.

    fagote, violino e gaita de fole

  • C.

    pandeirão, matraca e voz

  • D.

    clarineta, guitarra e sampler

  • E.

    bandolim, cravo e flauta doce

Assinale a alternativa que apresenta um compositor e sua respectiva composição referente ao estilo Barroco.

  • A.

    Pixinguinha – Os oito batutas

  • B.

    Caetano Veloso – Ao vivo

  • C.

    Villa-Lobos – As bachianas brasileiras

  • D.

    Francisco Manuel da Silva – Hino nacional brasileiro

  • E.

    Johann Sebastian Bach – Prelúdios e fugas

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...