Um paciente chega ao pronto atendimento referindo dor em região do tórax anterior. Para tentar explicar essa dor, o paciente coloca o punho fechado diante o tórax. Esse sinal é conhecido como Sinal de:
Conforme o Guia de Vigilância em Saúde/2019, a vacina BCG está contraindicada nas situações elencadas abaixo, EXCETO:
A) Indivíduos a partir dos 5 (cinco) anos de idade portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida, mesmo que assintomáticos e sem sinais de imunodeficiência.
B) Indivíduos acometidos de neoplasias malignas.
C) Pacientes em uso de outras terapias imunodepressoras (quimioterapia antineoplásica, radioterapia, entre outros).
D) Recém-nascidos com peso maior ou igual a 2 kg.
E) Recém-nascidos de mães que utilizaram, durante os dois últimos trimestres da gestação, drogas imunomoduladoras que atravessam a barreira placentária.
As ações dos profissionais de enfermagem devem fundamentar-se nos valores da profissão e no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, assegurando a promoção, proteção, recuperação da saúde e reabilitação das pessoas, respeitando os preceitos éticos e legais. Sendo assim, o ato de agir perigosamente, agir com falta de moderação ou precaução caracteriza um(a)
As anotações de enfermagem constituem uma fonte de subsídios para a avaliação da assistência prestada e evolução do paciente. Para a elaboração correta dessas anotações, o Técnico de Enfermagem deve utilizar terminologia científica apropriada. Sendo assim, substitua as seguintes expressões: dificuldade para deglutir; aumento da necessidade de beber água; e micção noturna, respectivamente, por:
Os escorpiões podem ser encontrados em áreas secas, biotas úmidas, áreas costeiras e regiões urbanas. O hábito noturno é registrado para a maioria das espécies. Dentro do domicílio, podem se esconder em armários, calçados ou sobre peças de roupas deixadas no chão, aumentando o risco de acidentes. São consideradas manifestações clínicas sistêmicas causadas pela picada dos escorpiões, EXCETO:
Durante a administração de um medicamento cardiotônico digitálico, o Técnico de Enfermagem deverá ficar atento à frequência cardíaca (FC) do paciente. São sinais sugestivos de intoxicação digitálica quando a FC apresentar a seguinte faixa de batimento por minuto:
Consta na prescrição médica administrar 30 UI de insulina NPH, e na Unidade Básica de Saúde há somente seringas de 3 ml. Quantos ml se deve aspirar para cumprir com a prescrição médica?
Durante um atendimento de emergência, o paciente encontra-se inconsciente e com respiração ausente. A conduta do profissional da saúde é a checagem de um pulso central. Nesta situação, qual artéria é mais indicada para o profissional realizar a verificação da presença de pulso?
A aferição da pressão arterial é uma prática comum no dia a dia do Técnico de Enfermagem. Referente à técnica e às definições dessa prática, analise as assertivas abaixo: I. Pressão sistólica é o valor da pressão sanguínea final obtida com o relaxamento do coração. II. Pressão arterial é a mensuração da pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias, e ela depende do débito cardíaco, da resistência vascular periférica e pela viscosidade sanguínea. III. Pressão diastólica é o pico da pressão sanguínea obtida no interior da aorta e dos vasos periféricos durante a contração ventricular. IV. Determina-se a pressão diastólica no quarto som de Korotkoff. V. Em situações especiais, a pressão arterial poderá ser verificada nos membros inferiores. Quais estão corretas?