Questões sobre Doenças Infecciosas e parasitárias

Lista completa de Questões sobre Doenças Infecciosas e parasitárias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Sarampo é uma doença viral aguda grave, que atinge principalmente crianças menores de cinco anos de idade, desnutridas e imunodeprimidas. De acordo com o Boletim Epidemidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS, 2019), neste ano foram notificados 49.613 casos suspeitos de sarampo. Desses, foram confirmados 10.429 (21,0%), sendo 8.235 (79,0%) por critério laboratorial e 2.194 (21,0%) por critério clínico epidemiológico. Foram descartados 19.647 (39,6%) casos e permanecem em investigação 19.537 (39,4%). Considerando que a doença é caracterizada como um problema de saúde pública brasileiro, é correto afirmar que

    A) a transmissão do sarampo ocorre entre as pessoas através de gotículas de salivação expelidas por tosse, fala, espirro ou respiração próxima. Nesse sentido, as únicas formas de evitar a doença é lavar as mãos, proteger o nariz e a boca com lenços e manter distância das pessoas durante a respiração e a fala.

    B) os sintomas da doença são febre e tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal estar. Em torno de oito dias, podem aparecer manchas vermelhas nos braços e tórax que se espalham pelo corpo.

    C) a vacinação contra a doença é indicada conforme as situações de dosagem e faixa etária: dose zero, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano. Primeira dose: crianças que completarem 12 meses. Segunda dose: aos 15 meses de idade. Última dose, por toda a vida.

    D) a vacinação nos adultos segue as seguintes recomendações: quem tomou uma única dose entre 1 a 29 anos não precisa tomar outra dose da vacina. De 30 a 49 anos, apenas uma dose.

Precauções para aerossóis são indicadas para:

    A) meningites bacterianas, coqueluche, difteria.

    B) caxumba, influenza, rubéola.

    C) tuberculose pulmonar, herpes zoster, varicela.

    D) tétano, streptococcus, gastroenterite aguda.

A varicela é uma infecção viral primaria, aguda, altamente contagiosa, caracterizada pelo surgimento de exantema de aspecto maculo-papular e distribuição centrípeta, que, após algumas horas, torna-se vesicular, evolui rapidamente para pústulas e, posteriormente, forma crostas, em três a quatro dias. Podem ocorrer febre moderada e sintomas sistêmicos. A biossegurança para casos de varicela é de extrema importância para minimizar sua proliferação. Para tanto, é necessário conhecer modo de transmissão, período de incubação, período de transmissibilidade entre outros detalhes da patologia. Sobre este assunto, é CORRETO afirmar que:

    A) O período de incubação vai de 10 a 25 dias após contato.

    B) O período de transmissibilidade varia de 1 a 6 dias antes do aparecimento do exantema e estende-se até que todas as lesões estejam em fase de crosta.

    C) A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de contato direto ou secreções respiratórias e, raramente, através de contato com lesões de pele.

    D) Indiretamente, é transmitida através de disseminação aérea de partículas virais/aerossóis e pelo contato de pessoa a pessoa.

    E) O período de incubação vai de 08 a 20 dias após o contato.

São doenças causadas por vírus, EXCETO:

    A) Hepatite.

    B) Gripe e resfriado comum.

    C) AIDS.

    D) Poliomielite.

    E) Doença de Chagas.

Entre as formas de prevenção de algumas patologias estão as vacinas, sendo importante que os pais estejam cientes da importância de levar seus filhos para vacinar na idade correta. O rota vírus é uma patologia que tem prevenção vacinal, devendo a vacina ser administrada aos:

    A) 2, 4 e 8 meses de vida.

    B) 3 e 5 meses de vida.

    C) 2, 4 e 6 meses de vida.

    D) 4 e 6 meses de vida.

    E) 2 e 4 meses de vida.

Sobre o Tétano, é incorreto afirmar que:

    A) É prevenível por vacina.

    B) É doença infecciosa aguda não contagiosa.

    C) É causado pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani.

    D) Provoca um estado de flacidez paralítica do sistema neuromuscular.

    E) A infecção ocorre pela introdução de esporos em solução de continuidade da pele e mucosas.

A poliomielite é uma doença:

    A) infecciosa viral aguda.

    B) infecciosa bacteriana aguda.

    C) infectocontagiosa viral aguda.

    D) infectocontagiosa bacteriana crônica.

    E) infectocontagiosa viral crônica.

Considere os itens, colocando (V) ou (F) nos parênteses se for verdadeiro ou falso, respectivamente, a respeito da Chikungunya:
(____) É um arbovírus. (____) Segundo o Ministério da Saúde todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis ao vírus Chikungunya, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver a dor articular (nas juntas) crônica e outras complicações que podem levar à morte. (____) É transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. (____) Não existem vacinas contra a Chikungunya. (____) Como toda infecção, a Chikungunya pode desenvolver a Síndrome de Gulliain-Barre, encefalite e outras complicações neurológicas.
Assinale a sequência CORRETA:

    A) F – V – F – V – F

    B) V – V – V – V – V

    C) V – F – F – F – V

    D) F – V – V – F – F

    E) F – F – F – V – V

As precauções para gotículas devem ser utilizadas na prestação de assistência aos pacientes portadores das seguintes doenças, exceto:

    A) Influenza.

    B) Difteria.

    C) Caxumba.

    D) Coqueluche.

    E) Febre maculosa.

A Malária, ou paludismo, é também conhecida de acordo com suas formas clínicas, como febre terçã benigna, febre terçã maligna e febre quartã. Seus agentes pertencem ao gênero Plasmodium, sendo todos esporozoários. Sabendo disso, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O Plasmodium falciparum provoca a doença em humanos e realiza sua esporogônia em mosquitos do gênero Anopheles.

    B) O cilco assexuado (esquizogônia) desses parasitas é realizado em hepatócitos e hemácias de vertebrados.

    C) Quatro espécies do gênero Plasmodium são reconhecidas como agentes etiológicos da malárias humana, são elas: P. falciparum, P. ovale, P. malariae e P. vivax.

    D) O esporozoíto é encontrado nas glândulas salivares dos mosquitos fêmeas do gênero Anopheles.

    E) Em P. vivax E P.malariae, alguns esporozoítos dão origem, ao invadir os hepatócitos, a formas dormentes conhecidas como hipnozoítos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...