Questões sobre Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica

Lista completa de Questões sobre Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a Portaria 264/2020, a Leptospirose:

    A) Não é mais considerada doença de Notificação Compulsória.

    B) É doença de Notificação Compulsória Semanal

    C) É doença de Notificação Compulsória, imediata, somente à Secretaria Municipal de Saúde.

    D) É doença de Notificação Compulsória, imediata, somente às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

    E) É doença de Notificação Compulsória, imediata, às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e ao Ministério da Saúde.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz – FioCruz, dada a natureza específica de cada doença ou agravo à saúde, a notificação deve seguir um processo:

    A) entre os responsáveis pela vigilância e as diversas fontes que podem ser utilizadas para o fornecimento de dados.

    B) por meio das declarações de óbitos que são processadas pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade. Mesmo considerando o sub-registro, que é significativo em algumas regiões do país, e a necessidade de um correto preenchimento das declarações, trata-se de um dado que assume importância capital como indicador de saúde.

    C) Suficientemente, rápido para o desencadeamento de ações, particularmente, quando for necessário o desenvolvimento dessas por um outro nível, visando à adoção das medidas em momento oportuno.

    D) de recursos diferenciados para cada área de acordo com o desenvolvimento.

    E) dinâmico, variável em função das mudanças no perfil epidemiológico, dos resultados obtidos com as ações de controle e da disponibilidade de novos conhecimentos científicos e tecnológicos.

As doenças parasitárias frequentemente acometem populações com vulnerabilidade social e são classificadas pela Organização Mundial da Saúde como doenças negligenciadas. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

    A) O ciclo biológico do parasito responsável pela ascaridíase, o Ascaris lumbricoides, inicia-se com a ingestão das larvas do parasito pelo hospedeiro humano, contidas em água ou alimento contaminado, continua com a eliminação dos ovos nas fezes, o crescimento e a eclosão no solo, até a nova contaminação.

    B) Para completar o ciclo biológico da esquistossomose, o parasito Schistosoma mansoni necessita do hospedeiro definitivo, que é o ser humano, e do hospedeiro intermediário, que é o rato.

    C) A enterobíase é causada pela tênia, um platelminto da classe cestoda que contamina seu hospedeiro a partir da ingestão de carne crua

    D) Ancylostoma duodenale e Necator americanus são os agentes infecciosos responsáveis pela ancilostomíase, os quais aderem à mucosa intestinal do hospedeiro e provocam-lhe quadro de anemia.

    E) O verme adulto Trichuris trichiura é um helminto arredondado que penetra no hospedeiro em forma de larva e fixa-se no duodeno a partir de uma ampla cavidade bucal e dentes, causando a oxiurose.

Dos dados e informações que alimentam o Sistema de Vigilância Epidemiológica, número de habitantes e características de sua distribuição, condições de saneamento, climáticas, ecológicas, habitacionais e culturais, são exemplos de dados:

    A) de morbidade.

    B) de mortalidade.

    C) psicossociais.

    D) demográficos e ambientais.

    E) de surtos e epidemias.

A Portaria NO – 204 de 17 de fevereiro de 2016 define a lista de doenças, agravos e eventos de Notificação Compulsória. É importante ao técnico de enfermagem conhecer esta lista para que em caso de se deparar com as mesmas, saiba realizar a notificação ou encaminhar ao setor competente. São doenças, agravos e eventos que devem ser notificados:

    A) Dengue, botulismos e acidente por animal peçonhento

    B) Dores nas costas e hipertensão

    C) Diabetes e colesterol

    D) Gripe comum, infecção intestinal

    E) Nenhuma das alternativas

Os dados coletados e informados pela Vigilância Epidemiológica são um importante instrumento no planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde. São sistemas de informação da Vigilância Epidemiológica:

    A) Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)

    B) Sistema de Informação de Mortalidade (SIM)

    C) Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC)

    D) Todas as alternativas anteriores

    E) Nenhuma resposta está correta

Analise as afirmativas a seguir:
I. A razão de mortalidade materna estima a frequência de óbitos femininos, ocorridos até 42 dias após o término da gravidez, atribuídos a causas ligadas à gravidez, ao parto e ao puerpério, em relação ao total de nascidos vivos. O número de nascidos vivos é adotado como uma aproximação do total de mulheres grávidas e reflete a qualidade da atenção à saúde da mulher. Taxas elevadas de mortalidade materna estão associadas à insatisfatória prestação de serviços de saúde a esse grupo, desde o planejamento familiar e a assistência pré-natal, até a assistência ao parto e ao puerpério. II. Em caso de acidente com escorpiões, é recomendável levar a vítima imediatamente ao hospital de referência mais próximo. O protocolo de atendimento imediato determina a administração de uma solução de soro fisiológico com iodo a 6%, em intervalos de duas horas; e nortriptilina 2mg, transcorridas seis horas do acidente. III. O número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por Equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe. As atividades desenvolvidas pelos agentes são acompanhadas e orientadas por um enfermeiro. É necessária a existência de um enfermeiro para até, no máximo, 12 ACS e, no mínimo, quatro, constituindo, assim, uma equipe de agentes comunitários de saúde.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Nas Endemias, como por exemplo na recente COVID-19, os indicadores de saúde são fundamentais para definição de estratégias de prevenção e tratamento dessas doenças de uma população ou de um indivíduo. Por exemplo, a incidência, a prevalência, e a taxa de ataque são indicadores de saúde que se referem à:

    A) Letalidade

    B) Morbidade

    C) Esperança de vida

    D) Mortalidade

    E) Severidade

Qual das doenças abaixo NÃO é uma doença de notificação compulsória no território nacional?

    A) Dengue.

    B) Coqueluche.

    C) Hipertensão Arterial Sistêmica.

    D) Novo Coronavírus.

    E) Hanseníase.


Analise as afirmativas a seguir:
I. Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir os riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Ela abrange o controle de bens de consumo, de serviços, de mídias digitais e de todo tipo de expressão cultural. II. A AIDS é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen, fluidos vaginais ou orais infectados. Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser sintomática até evoluir para AIDS. Os sintomas da AIDS incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...