Questões sobre Imunização

Lista completa de Questões sobre Imunização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No calendário vacinal, marque a alternativa CORRETA que condiz com recomendações para o calendário vacinal do Adulto, seguindo recomendações do Ministério de Saúde, Brasil (2018):

    A) Não há recomendação específica para adultos no calendário de vacinas do Ministério. Apenas para o público infantil, pessoas idosas e gestantes.

    B) Apenas a vacina contra a Hepatite B, pois se compreende que os adultos já foram vacinados na infância.

    C) A tríplice viral e rotavírus.

    D) Apenas uma dose da Vacina Penta, pois já irá prevenir o público adulto em cinco doenças.

    E) Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Dupla Adulto (dT) e Pneumocócica 23 Valente.

Um paciente de 39 anos iniciou acompanhamento na Unidade Básica de Saúde próxima a sua residência. Durante o atendimento, a equipe observou ausência da Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) no cartão de vacinação. Nesta situação, a conduta para cobertura vacinal, segundo o Calendário Nacional de Vacinas 2020 é:

    A) Administrar 1 dose da vacina Tríplice Viral.

    B) Administrar 1 dose da vacina Tríplice Viral e um reforço após 3 meses.

    C) Administrar 1 dose da vacina Tríplice Viral e um reforço a cada 10 anos.

    D) Não é necessária administração da vacina Tríplice Viral nessa faixa etária.

Assinale abaixo qual alternativa é considerada CORRETA em relação ao calendário de vacinas da Gestante recomendada pelo Ministério da Saúde (Brasil, 2018):

    A) Rotavírus e Hepatite B.

    B) BCG, Pentavalente e Influenza.

    C) Hepatite B, Dupla Adulto dT, dTPa e Influenza.

    D) Hepatite B, BCG e Rotavírus.

    E) Apenas a Hepatite B.

O Programa Nacional de Imunizações tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. Tal como ocorre nos países desenvolvidos, o Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Conforme o calendário nacional de vacinação (2019), assinale a alternativa INCORRET

    A) A vacina HPV é aplicada em 1 (uma) dose em meninas de 11 a 14 anos e em 1 (uma) dose em meninos de 9 a 14 anos.

    B) A vacina HPV também está disponível para mulheres e homens de 9 a 26 anos de idade portadores de HIV/AIDS.

    C) A vacina Pneumocócica 23V está indicada para pessoas a partir dos 60 anos de idade em condições clinicas especiais e população indígena a partir dos 5 anos de idade.

    D) Em gestantes que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante o período gestacional, deve-se administrar 1 (uma) dose de dTpa no puerpério, o mais precocemente possível.

    E) A vacina da febre amarela é indicada às pessoas residentes ou viajantes para as áreas com recomendação de vacinação. Atentar às precauções e contraindicações para vacinação.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O reforço das vacinas adsorvida difteria e tétano adulto (dT) deve ser realizado a cada 10 anos em todos os pacientes, após completar o esquema básico (DTP, tetra ou penta) e reforços, após a última dose; Em casos de ferimentos graves e comunicantes de casos de difteria, antecipar o reforço quando a última dose foi administrada há mais de 5 (cinco) anos.

II. São exemplos de medidas que aumentam a segurança do paciente nos serviços públicos de saúde: manter a regularidade nos procedimentos de limpeza e higienização dos hospitais e clínicas municipais, evitar a identificação através de etiquetas dos medicamentos e produtos utilizados nos serviços de saúde e adotar um atendimento humanizado do paciente.

III. A desinfecção é o processo que elimina micro-organismos presentes em superfícies e artigos, porém com menor poder letal que a esterilização, pois não destrói todas as formas de vida microbiana, principalmente esporos. É indicada para artigos semicríticos e para alguns artigos não críticos que se contaminam maciçamente com matéria orgânica.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Sobre o Programa Nacional de Imunização, correlacione a primeira coluna (Vacina) com a segunda coluna (Calendário Nacional de Vacinação).

Após analisar as informações, a sequência CORRETA obtida é:

    A) 1, 2, 3, 4.

    B) 4, 3, 2 ,1.

    C) 2, 1, 3, 4.

    D) 4, 2, 1, 3.

    E) 2, 1, 4, 3.

Durante uma visita domiciliar, a mãe de uma criança de 3 meses solicita ao Técnico de Enfermagem algumas orientações referentes ao Calendário Nacional de Vacinação. Diante dessas questões, analise as assertivas abaixo:
I. Para ficar em dia com as vacinas, a mãe deve levar a criança na Unidade Básica de Saúde para ser administrada a 1º dose da vacina meningocócica C (conjugada), que deve ser feita aos 3 meses de idade. II. No 4º mês de idade são administradas a 2º dose das seguintes vacinas: pentavalente, VIP, VORH e vacina pneumocócica 10 valente. III. A vacina pentavalente tem como prevenção as seguintes doenças: difteria, sarampo, caxumba, rubéola, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae Tipo B. IV. A via de administração da vacina VIP é oral.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas I e III.

    C) Apenas II e IV.

    D) Apenas III e IV.

    E) I, II, III e IV.

Sobre o calendário vacinal nacional, analise os excertos:


I – Aos 3 meses: Meningocócica C (conjugada) - (previne Doença invasiva causada pela Neisseria meningitidis do sorogrupo C) – 1ª dose.

II – Aos 12 meses: Tríplice viral (previne sarampo, caxumba e rubéola) – 1ª dose.

III – Aos 15 meses: DTP (Previne a difteria, tétano e coqueluche) – 2º reforço. IV – Aos 4 anos: Vacina Poliomielite 1 e 3 (atenuada) (VOP) - (previne poliomielite) – 1º reforço.


Está correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) III e IV, apenas.

    D) I e IV, apenas.

    E) II, III e IV, apenas.

No final de 2019, o Ministério da Saúde divulgou novidades para o Calendário Vacinal 2020, entre as mudanças, está incluído alterações para o esquema de vacinação contra Febre Amarela, que de acordo com o Ministério da Saúde:

    A) será ofertado para gestantes e idosos, como rotina.

    B) será ofertada para trabalhadores da área rural.

    C) será oferecida como reforço para as crianças de 4 anos.

    D) será obrigatória para funcionários que ingressarem no serviço público.

    E) será ofertada como reforço, após a dose inicial, aos 9 anos e a cada 10 anos, em áreas de transmissão endêmica da doença.

Conforme o Guia de Vigilância em Saúde/2019, a vacina BCG está contraindicada nas situações elencadas abaixo, EXCETO:

    A) Indivíduos a partir dos 5 (cinco) anos de idade portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida, mesmo que assintomáticos e sem sinais de imunodeficiência.

    B) Indivíduos acometidos de neoplasias malignas.

    C) Pacientes em uso de outras terapias imunodepressoras (quimioterapia antineoplásica, radioterapia, entre outros).

    D) Recém-nascidos com peso maior ou igual a 2 kg.

    E) Recém-nascidos de mães que utilizaram, durante os dois últimos trimestres da gestação, drogas imunomoduladoras que atravessam a barreira placentária.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...