Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia)

Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual hormônio vegetal está diretamente ligado ao fechamento dos estômatos em períodos de estresse hídrico?

    A) Auxina.

    B) Citocinina.

    C) Giberelina.

    D) Acido abscísico.

    E) Etileno.

Em relação à concentração de sais no solo, é possível afirmar que:


I. Caráter salino: é a propriedade referente à presença de sais mais solúveis em água fria que o sulfato de cálcio, em quantidade tóxica à maioria das culturas, indicada por condutividade elétrica no extrato de saturação igual ou maior que 7 dS m-1 (a 25 °C), em alguma época do ano.

II. Caráter sálico: é a propriedade referente à presença de sais mais solúveis em água fria que o sulfato de cálcio, em quantidade que interfere no desenvolvimento da maioria das culturas, indicada por condutividade elétrica do extrato de saturação igual ou maior que 4 dS m-1 e menor que 7 dS m-1 (a 25 °C), em alguma época do ano.

III. Caráter solódico: é usado para distinguir horizontes ou camadas que apresentem saturação por sódio (100 Na+ / T) ? 15% em alguma parte da seção de controle que defina a classe.

IV. Caráter sódico: é usado para distinguir horizontes ou camadas que apresentem saturação por sódio (100 Na+ / T) variando de 6% a < 15% em alguma parte da seção de controle que defina a classe.


Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Todas as assertivas estão incorretas.

    B) Todas as assertivas estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

    E) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

De acordo com o sistema Brasileiro de classificação de solos, em relação aos atributos diagnósticos, é possível afirmar que:


I. Material orgânico é aquele constituído por materiais originários de resíduos vegetais em diferentes estágios de decomposição incluindo raízes vivas, fragmentos de carvão finamente divididos e biomassa presentes no solo como resultado de processos naturais.

II. Material mineral é aquele formado predominantemente por compostos inorgânicos, em vários estágios de intemperismo.

III. Atividade da fração argila refere-se à capacidade de troca de cátions relativa à fração argila, sem correção para carbono, calculada pela expressão: Valor T (cmolc kg-1 ) x 1.000 / conteúdo de argila (g kg-1 ). Atividade alta (Ta) corresponde a valor igual ou superior a 27 cmolc kg-1 de argila, e atividade baixa (Tb), a valor inferior a 27 cmolc kg-1 de argila.

IV. Saturação por bases refere-se à proporção de cátions básicos trocáveis em relação à capacidade de troca determinada a pH 7. A expressão “alta saturação” se aplica a solos com saturação por bases igual ou superior a 50% (eutrófico) e “baixa saturação” a solos com valores inferiores a 50% (distrófico). Utiliza-se, ainda, o valor V ? 65% para identificação do horizonte A plíntico.


Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Todas as assertivas estão corretas.

    B) Apenas a assertiva IV está correta.

    C) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    E) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

A agricultura é uma atividade altamente dependente de condições climáticas como temperatura, pluviosidade, umidade do solo e radiação solar. Sobre o clima é possível afirmar que:


I. Preparo do solo – o solo, para ser manejado, não pode estar nem muito seco nem muito úmido. O ideal é entre 20% e 40% da capacidade de campo.

II. Semeadura - a semeadura deve ser realizada quando a disponibilidade de água no solo for suficiente para garantir a germinação, ou seja, menor que 70% da capacidade de campo.

III. Pulverização - a aplicação de defensivos exige tempo seco e com pouco vento. A ocorrência de chuva após a aplicação pode aumentar a eficiência do controle.

IV. Colheita - a realização da colheita exige condições secas. A chuva atrapalha o processo de secagem dos produtos e o manuseio de máquinas e homens no campo.


Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Todas as assertivas estão corretas.

    B) Apenas a assertiva IV está correta.

    C) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

    E) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

Cada um dos macronutrientes e dos micronutrientes exerce pelo menos uma função dentro do sistema vegetal e a sua deficiência ou excesso provoca sintomas de carência ou de toxidez, característicos. Para que o elemento seja considerado essencial, é necessário que este atenda a alguns critérios:


I. Um elemento é essencial se sua deficiência impede que a planta complete seu ciclo de vida.

II. Para que um elemento seja essencial ele não pode ser substituído por outro com propriedades similares.

III. O elemento deve participar ativamente no metabolismo da planta e que seu benefício não seja somente relacionado ao fato de melhorar as características do solo, melhorando o crescimento da microflora ou algum efeito similar.

    A) Todas as assertivas estão corretas.

    B) Apenas a assertiva I está correta.

    C) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

    E) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

Sobre a dinâmica do fósforo no solo, é possível afirmar que:
I. Em solos ácidos que apresentam elevados teores de ferro e alumínio, parte do fósforo disponível é fixada, formando compostos de ferro e alumínio; o fósforo torna-se indisponível para as plantas. II. A aplicação de gesso agrícola é uma maneira de melhorar a indisponibilidade de fósforo. III. O fósforo é absorvido pelas plantas sob a forma de ânions H2PO4. IV. No solo, o fósforo é pouco móvel, pois é firmemente retido não sendo um nutriente facilmente sujeito à perdas por percolação.
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    B) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

    C) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.

    D) Apenas a assertiva I está incorreta.

    E) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

Spodoptera frugiperda é uma das principais pragas da cultura do milho e pode reduzir a produção entre 34 e 52%. Este inseto pode atacar mais de 100 plantas, entre elas sorgo, soja, arroz, algodão, pastagem, etc. O ciclo de vida deste inseto é completado em 30 dias em condições de laboratório, e o número de ovos pode variar de 100 a 200 por postura/fêmea, sendo que um total de 1.500 a 2.000 ovos podem ser colocados por uma única fêmea. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome comum da Spodoptera frugiperda e os principais métodos de controle:

    A) Broca-da-cana - Métodos de controle: tratamento químico de sementes, uso dos parasitoides Trichograma galloi e Cotesia flavipes.

    B) Lagarta-elasmo - Métodos de controle: tratamento de sementes com inseticidas sistêmicos à base de tiodicarb, carbofuran ou imidacloprid é o mais indicado.

    C) Lagarta rosca - Métodos de controle: inseticidas químicos.

    D) Lagarta-da-espiga - Métodos de controle: uso dos parasitoides Trichograma galloi.

    E) Lagarta-do-cartucho - Métodos de controle: inseticidas químicos do grupo dos carbamatos, inibidores da síntese de quitina, espinosinas, organofosforados e piretroides, plantas transgênicas e controle biológico com Bacillus thuringiensis.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os sintomas e métodos de controle da doença causada por Xantomonas albilineans em cana-de-açúcar:

    A) Fase Crônica: estrias brancas, brotação lateral. Fase Aguda: queima das folhas (escaldadura) e posterior seca total das folhas. Método de controle: Variedade resistente, mudas sadias e tratamento térmico (imersão de toletes de cana-deaçúcar para plantio a 52°C por 30 min).

    B) Estrias finas avermelhadas e longas de 5 cm a 60 cm na folha. Podridão do topo da planta, podendo se estender para o colmo. Método de controle: variedade resistente e adubação balanceada.

    C) Estrias finas paralelas à nervura das folhas de coloração vermelha a amarelada que atingem o limbo foliar da ponta até o meio. Afeta somente folhas. Método de controle: variedade resistente, evitar excesso de adubo e local úmido.

    D) Entupimento dos vasos, encurtamento de entrenós, subdesenvolvimento dos colmos rebrotados da touceira depois da colheita. Método de controle: variedade resistente, mudas sadias e tratamento térmico (imersão de toletes de cana-deaçúcar para plantio a 52°C por 30 min).

    E) Aparecimento de “virgulas” de coloração avermelhada na região nodal do colmo de canas adultas, podem não aparecer em algumas variedades. Método de controle: o tratamento térmico em água a 52°C por 30 minutos ou 50,5°C por 120 minutos.

Para realizar a classificação das diferentes classes de solos, são utilizados algumas bases e critérios específicos, como no exemplo abaixo:


Grupamento de solos pouco desenvolvidos com horizonte B incipiente.


• Base – pedogênese pouco avançada evidenciada pelo desenvolvimento da estrutura do solo, com alteração do material de origem expressa pela quase ausência da estrutura da rocha ou da estratificação dos sedimentos, croma mais alto, matizes mais vermelhos ou conteúdo de argila mais elevado que o dos horizontes subjacentes.


• Critério – desenvolvimento de horizonte B incipiente em sequência a horizonte superficial de qualquer natureza, inclusive o horizonte A chernozêmico, quando o B incipiente deverá apresentar argila de atividade baixa e/ou saturação por bases baixa.


Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a classe de solo descrita acima:

    A) Chernossolos.

    B) Argissolos.

    C) Cambissolos.

    D) Espodossoloss.

    E) Latossolos.

O emprego do teor de óxidos de ferro (expresso na forma Fe2 O3 e obtido por extração com ataque sulfúrico) possibilita uma melhor separação das classes de solos. Considerando-se os teores de óxidos de ferro, pode-se separar:


I. Perférrico - Solos com baixo teor de óxidos de ferro: teores < 80 g kg-1 de solo.

II. Férrico - Solos com médio teor de óxidos de ferro: teores variando de 80 g kg-1 a < 180 g kg-1 de solo. O termo “férrico” é aplicado também à classe dos Nitossolos que apresentem teores de Fe2 O3 (pelo H2SO4) ? 50 g kg-1 e < 180 g kg-1 de solo.

III. Mesoférrico - Solos com alto teor de óxidos de ferro: teores de 180 g kg-1 a < 360 g kg-1 de solo.

IV. Hipoférrico - Solos com muito alto teor de óxidos de ferro: teores ? 360 g kg-1 de solo.


Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    B) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

    C) Todas as assertivas estão incorretas.

    D) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

    E) Todas as assertivas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...