Questões de Engenharia Civil do ano 2015

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Entre os índices físicos que caracterizam um solo no estado em que ele se encontra está o índice que representa a relação entre o volume de água e o volume de vazios de um solo. Este índice, que é expresso em porcentagem, é denominado

  • A. índice de vazios.
  • B. umidade.
  • C. grau de saturação.
  • D. porosidade.
  • E. massa submersa.

Nas obras portuárias, as passarelas, plataformas, beiras de cobertas abertas, bocas de celas de contêineres e grandes vãos entre cargas, com diferença de nível superior a 2 m, devem possuir guardacorpos com altura mínima de

  • A. 1,10 m.
  • B. 1,00 m.
  • C. 0,90 m.
  • D. 0,80 m.
  • E. 0,70 m.

Sobre os requisitos mínimos para aceitação dos serviços de impermeabilização com a utilização de mantas asfálticas, as emendas devem ter uma sobreposição mínima nos sentidos longitudinal e transversal de, em mm,

  • A. 60.
  • B. 80.
  • C. 100.
  • D. 50.
  • E. 30.

Qual deve ser a altura livre mínima entre a pista de rolamento e a superfície inferior de um viaduto para as rodovias nacionais?

  • A. 5,20 m
  • B. 4,30 m
  • C. 4,50 m
  • D. 4,75 m
  • E. 5,50 m

Em laboratórios de solos montados para o controle tecnológico de obras rodoviárias existe um ensaio relacionado com a capacidade do solo em absorver água, que é realizado no aparelho de Casagrande.

O parâmetro obtido por meio desse ensaio é

  • A. a porosidade.
  • B. o limite de plasticidade.
  • C. a massa específica natural.
  • D. o limite de liquidez.
  • E. o limite de contração.

Para a caracterização dos custos de uma obra rodoviária, a relação entre o preço total ou preço de venda e o custo direto constitui

  • A. o fator de custo financeiro.
  • B. o custo indireto parcial.
  • C. o custo direto de serviços.
  • D. o fator de LDI, lucro e despesas indiretas.
  • E. a margem de lucro

Nos projetos de estradas e pavimentação, sobre as bases e sub-bases estabilizadas com aditivos, a denominação solo-cimento refere-se a uma mistura devidamente compactada de solo, cimento Portland e

  • A. água, resultando em um material duro e cimentado. O teor de cimento adotado usualmente é da ordem de 6 a 10%.
  • B. cal, resultando em um material de consistência mole e flexível. O teor de cimento é da ordem de 2 a 3%.
  • C. betume, resultando em um material plástico e rígido. O teor de cimento é da ordem de 2,5%.
  • D. cal, resultando em um material durável e flexível. O teor de cimento é da ordem de 50%.
  • E. agregado miúdo, resultando em um material durável e flexível. O teor de cimento é da ordem de 30%.

Sobre a Distância de Visibilidade em rodovias, considere:

I. A Distância de Visibilidade de Parada depende da distância percorrida pelo veículo durante o tempo de ação e reação e da distância percorrida durante a frenagem.

II. A Distância de Visibilidade de Decisão refere-se a dois tipos de manobras: parada ou mudança de velocidade, trajetória e direção.

III. A Distância de Visibilidade de Ultrapassagem mínima é calculada considerando os dois veículos trafegando na mesma velocidade.

IV. Um traçado em curva horizontal pode limitar a Distância de Visibilidade em função da existência de obstáculos laterais a rodovias, como taludes de corte e vegetação.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, III e IV, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

O pavimento de uma rodovia é a superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas. Sobre os tipos de pavimento considere:

I. O pavimento flexível é aquele em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.

II. Pavimentos rígidos de concreto devem ser dimensionados para um valor máximo de deflexão sob aplicação da carga correspondente ao eixo padrão.

III. Pavimentos asfálticos invertidos são aqueles em que a camada cimentada é a base em vez da sub-base.

IV. Pode-se distinguir, na vida de um pavimento asfáltico flexível, três fases com respeito à deflexão: fase de consolidação, fase elástica e fase de fadiga.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I e IV, apenas.

Um cimento asfáltico de petróleo classificado como CAP 30/45 possui

  • A. viscosidade Saybolt Furol a 60 °C entre 30 e 45 cP.
  • B. penetração a 25 °C entre 30 e 45 × 0,1 mm.
  • C. viscosidade Brookfield a 25 °C entre 30 e 45 s.
  • D. ponto de Fulgor máximo de 45 °C.
  • E. penetração retida máxima de 45%.
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