Questões sobre Estradas e Transporte

Lista completa de Questões sobre Estradas e Transporte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação aos Estudos e Projetos de Estradas, conforme Manual Técnico para Conservação e Recuperação de Estradas Vicinais de Terra do IPT, Manual de projeto geométrico de Travessias Urbanas e Manual de Pavimentação do DNIT, assinale a alternativa correta.

    A) Os problemas mais comuns observados em estradas vicinais não pavimentadas são causados pela falta de capacidade de suporte do subleito, desempenho baixo da superfície de rolamento e deficiência no sistema de drenagem.

    B) Velocidade diretriz, no projeto geométrico de estradas, representa a velocidade média de utilização de um trecho viário com segurança e em condições aceitáveis de conforto, mesmo com pavimento molhado, quando o veículo estiver submetido apenas às limitações impostas pelas características geométricas, sem influência do tráfego.

    C) A pavimentação de ruas pode ser classificada em dois tipos: do tipo rígido, como alvenaria poliédrica, ou flexível, com materiais betuminosos.

    D) Entende-se por sistema de drenagem do pavimento de uma rodovia o conjunto de dispositivos, tanto de natureza superficial como de natureza subsuperficial ou profunda, construídos com a finalidade de acumular a água de sua plataforma.

    E) Os estudos geométricos para o Projeto de Pavimentação compreendem estudos do subleito e estudos de ocorrências de materiais para pavimentação.

A norma DNIT 031/2006 especifica os procedimentos e os materiais a serem utilizados na execução de camadas do pavimento flexível de estradas de rodagem a partir da utilização de concreto asfáltico usinado a quente. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


1. O concreto asfáltico é constituído por agregado graúdo, agregado miúdo, material de enchimento filer e ligante asfáltico.

2. A verificação final da qualidade do revestimento de concreto asfáltico inclui a determinação da espessura da camada, verificação dos alinhamentos, o controle do acabamento da superfície e as condições de segurança.

3. O tráfego só pode ser liberado após o completo resfriamento dos revestimentos.

4. Diferentemente do cimento asfáltico, os agregados não precisam estar em uma determinada temperatura, podendo ser empregados na temperatura em que já se encontram.


O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

    A) 06.

    B) 10.

    C) 11

    D) 13.

    E) 15.

Sobre os procedimentos a serem empregados na execução de aterros, conforme a especificação de serviço do DNIT (108/2009 – ES), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Os materiais a serem utilizados na execução dos aterros devem ser provenientes das escavações referentes à execução dos cortes e da utilização de empréstimos.

II. O material de escavação de cortes que não é aproveitado nos aterros, seja em razão de sua má-qualidade, volume ou excessiva distância de transporte, e que é depositado fora da plataforma da rodovia recebe a denominação de bota-fora.

III. Durante a execução dos aterros, é necessário controlar e verificar a inclinação dos taludes, seja através do uso de esquadro ou gabarito apropriado.

IV. Em situações de alargamento de aterros, sua execução obrigatoriamente deverá ocorrer de baixo para cima, acompanhada de degraus nos seus taludes.

    A) Apenas I está correta.

    B) Apenas I e II estão corretas.

    C) Apenas III e IV estão corretas.

    D) Todas estão corretas.

    E) Todas estão incorretas.

De acordo com o Manual de Projeto Geométrico de Travessias Urbanas do DNIT (Publicação IPR – 740), as vias __________________ apresentam maior mobilidade que as vias ____________, que, por sua vez, apresentam menor acessibilidade que as vias _______________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    A) arteriais – coletoras – locais

    B) locais – arteriais – coletoras

    C) expressas – locais – primárias

    D) secundárias – coletoras – expressas

    E) coletoras – arteriais – secundárias

Em relação a pavimentações asfálticas, é correto afirmar que uma das principais funções do tratamento superficial duplo (TSD) é

    A) aumentar substancialmente a resistência estrutural do pavimento.

    B) proporcionar uma camada de rolamento de pequena espessura, mas de alta resistência ao desgaste.

    C) corrigir irregularidades, caso seja aplicado em pistas com defeito.

    D) facilitar a drenagem superficial, por proporcionar um revestimento com alta porosidade.

    E) impedir deformações da infraestrutura, por proporcionar um revestimento com rigidez elevada.

No que se refere ao serviço de terraplenagem em obra rodoviária, material de 1.a categoria é uma classificação que inclui

    A) solos em geral, residuais ou sedimentares.

    B) materiais que exijam, eventualmente, explosivos para sua extração.

    C) materiais com resistência ao desmonte mecânico equivalente à rocha não alterada.

    D) matacões ou pedras de diâmetro médio compreendido entre 0,15 m e 1,00 m.

    E) solos constituídos de blocos de rochas com volume igual ou superior a 2 m³, que exigem emprego contínuo de explosivos para sua extração.

De acordo com o Manual de Drenagem de Rodovias do DNIT, a função primordial da drenagem de uma rodovia é eliminar a água que, sob qualquer forma, atinge o corpo estradal, captando-a e conduzindo-a para locais em que menos afete a segurança e durabilidade da via. Em relação à transposição de talvegues, analise as assertivas a seguir:


I. As obras para transposição dos talvegues podem ser bueiros, pontilhões e pontes.

II. Os bueiros devem ser dimensionados como condutos forçados, visto que pode ocorrer pressurização excessiva em caso de grandes índices pluviométricos.

III. Os pontilhões são obras usadas para transposição de talvegues em casos em que não possam ser construídos bueiros por imposição da descarga de projeto ou do greide projetado.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas I e III.

    E) Apenas II e III.

De acordo com a terminologia empregada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na área de inspeção de pontes rodoviárias, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. É a primeira inspeção da obra e deve ser efetuada imediatamente após sua conclusão ou assim que ela se incorpora no sistema viário.

2. É programada, com intervalos adequados, em geral de um a dois anos, e destinada a coletar observações e/ou medições para identificar qualquer anomalia em desenvolvimento.

3. Deverá ser efetuada em intervalos máximos de cinco anos, em todas as pontes consideradas excepcionais, pelo seu porte, pelo seu sistema estrutural ou pelo seu comportamento problemático.

4. É recomendada para monitorar uma anormalidade já suspeita ou já detectada, tal como pequeno recalque de fundação, uma erosão incipiente, um encontro parcialmente descalçado, etc.


Coluna 2

( ) Inspeção Especial.

( ) Inspeção Rotineira.

( ) Inspeção Cadastral.

( ) Inspeção Intermediária.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 1 – 2 – 3 – 4.

    B) 2 – 1 – 4 – 3.

    C) 3 – 2 – 1 – 4.

    D) 4 – 2 – 3 – 1.

    E) 4 – 1 – 2 – 3.

No que diz respeito ao controle no recebimento de materiais a serem empregados em um canteiro de obra rodoviária, julgue o item que se segue.
O ensaio Saybolt-Furol é utilizado para verificar a adesividade dos agregados.

O sistema rodoviário brasileiro classifica os pavimentos em dois grandes grupos: rígidos e flexíveis. O emprego de cada um deles vai depender da escolha dos materiais empregados nas obras de pavimentação. Acerca desses pavimentos, analise as assertivas a seguir:
I. O Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) é utilizado nas camadas de revestimentos de pavimentação rígida. II. Os pavimentos rígidos apresentam uma maior resistência às deformações permanentes quando comparados aos pavimentos flexíveis. III. As trilhas de roda são típicas patologias que ocorrem nos pavimentos flexíveis. IV. O concreto de cimento Portland é utilizado na execução da camada de revestimento dos pavimentos flexíveis.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas II e III.

    C) Apenas I, II e III.

    D) Apenas II, III e IV.

    E) I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...