Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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Nos projetos de estradas e pavimentação, sobre as bases e sub-bases estabilizadas com aditivos, a denominação solo-cimento refere-se a uma mistura devidamente compactada de solo, cimento Portland e

  • A. água, resultando em um material duro e cimentado. O teor de cimento adotado usualmente é da ordem de 6 a 10%.
  • B. cal, resultando em um material de consistência mole e flexível. O teor de cimento é da ordem de 2 a 3%.
  • C. betume, resultando em um material plástico e rígido. O teor de cimento é da ordem de 2,5%.
  • D. cal, resultando em um material durável e flexível. O teor de cimento é da ordem de 50%.
  • E. agregado miúdo, resultando em um material durável e flexível. O teor de cimento é da ordem de 30%.

Sobre a Distância de Visibilidade em rodovias, considere:

I. A Distância de Visibilidade de Parada depende da distância percorrida pelo veículo durante o tempo de ação e reação e da distância percorrida durante a frenagem.

II. A Distância de Visibilidade de Decisão refere-se a dois tipos de manobras: parada ou mudança de velocidade, trajetória e direção.

III. A Distância de Visibilidade de Ultrapassagem mínima é calculada considerando os dois veículos trafegando na mesma velocidade.

IV. Um traçado em curva horizontal pode limitar a Distância de Visibilidade em função da existência de obstáculos laterais a rodovias, como taludes de corte e vegetação.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, III e IV, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

O pavimento de uma rodovia é a superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas. Sobre os tipos de pavimento considere:

I. O pavimento flexível é aquele em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.

II. Pavimentos rígidos de concreto devem ser dimensionados para um valor máximo de deflexão sob aplicação da carga correspondente ao eixo padrão.

III. Pavimentos asfálticos invertidos são aqueles em que a camada cimentada é a base em vez da sub-base.

IV. Pode-se distinguir, na vida de um pavimento asfáltico flexível, três fases com respeito à deflexão: fase de consolidação, fase elástica e fase de fadiga.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I e IV, apenas.

Um cimento asfáltico de petróleo classificado como CAP 30/45 possui

  • A. viscosidade Saybolt Furol a 60 °C entre 30 e 45 cP.
  • B. penetração a 25 °C entre 30 e 45 × 0,1 mm.
  • C. viscosidade Brookfield a 25 °C entre 30 e 45 s.
  • D. ponto de Fulgor máximo de 45 °C.
  • E. penetração retida máxima de 45%.

Na avaliação de defeitos de pavimentos asfálticos pode ser definido o IGG, que significa

  • A. Índice de Gravidade Geral.
  • B. Índice Geral de Gravidade.
  • C. Índice Global de Gerência.
  • D. Índice de Gravidade Global.
  • E. Índice de Gerência Global.

Sobre os requisitos mínimos para aceitação dos serviços de impermeabilização com a utilização de mantas asfálticas, as emendas devem ter uma sobreposição mínima nos sentidos longitudinal e transversal de, em mm,

  • A. 60.
  • B. 80.
  • C. 100.
  • D. 50.
  • E. 30.

Qual deve ser a altura livre mínima entre a pista de rolamento e a superfície inferior de um viaduto para as rodovias nacionais?

  • A. 5,20 m
  • B. 4,30 m
  • C. 4,50 m
  • D. 4,75 m
  • E. 5,50 m

Julgue os próximos itens, relativos à conservação rodoviária. Procedimentos de inspeção visual, inventário de rotina, monitoramento e intervenções de emergência em caso de degradações causadas por incidentes, acidentes ou vandalismo compõem uma programação constante quinzenal de acompanhamento do estado de conservação da rodovia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à conservação rodoviária. As técnicas de recuperação usadas na conservação periódica de pavimentos limitam-se à execução de capa selante e ao microrrevestimento, com ou sem polímero.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à conservação rodoviária. A avaliação econômica de estratégias de pavimentação, de modo que uma rodovia atenda às necessidades de deslocamento de pessoas e de mercadorias, deve restringir-se à consideração dos custos iniciais de construção, de restauração e de conservação rotineira, bem como do valor residual ao final do período de projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado
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