Questões sobre Resistência dos Materiais e Análise Estrutural

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Os metais sofrem deformação elástica. Na faixa de comportamento elástico de metais a deformação é:

  • A. Proporcional à tensão aplicada.
  • B. Inversamente proporcional à tensão aplicada.
  • C. Maior que a tensão aplicada
  • D. Nenhuma das alternativas.

Assinale a alternativa incorreta com relação ao ensaio de penetração padrão conhecido como SPT - Standard Penetration Test.

  • A. Após um planejamento prévio considerando as características do terreno e tipo de obra é determinada a quantidade e a posição dos pontos a serem sondados.
  • B. A perfuração por trado é mais rápida que a perfuração por lavagem mas pode ser realizada apenas abaixo do nível d’água.
  • C. O ensaio de penetração consiste na cravação do barrilete amostrador através do impacto sobre a composição de hastes de um martelo de 65 kg, caindo livremente de uma altura de 75cm.
  • D. O ensaio será interrompido quando já tiver atingido o critério técnico adequado para aquela obra ou atingir o impenetrável.

Existem três tipos de aço que são comuns na construção civil o CA-25, CA-50 e CA-60. Tomando como base o CA-25, qual o valor número 25 indica com relação a resistência característica de tensão de escoamento?

  • A. 25 MPa
  • B. 250 MPa
  • C. 25 Kgf/cm²
  • D. 250 Kgf/cm²

Para o dimensionamento de vigas de concreto armado são levados em consideração os seus níveis de deformação, denominados Estádios. No Estádio III de deformações,

  • A. o diagrama de tensão normal é linear ao longo da seção.
  • B. as fissuras de tração na flexão no concreto não são visíveis.
  • C. as tensões nas fibras mais comprimidas são proporcionais às deformações, correspondendo ao trecho linear do diagrama tensão-deformação do concreto.
  • D. o aço e o concreto trabalham juntos para resistir aos esforços de tração.
  • E. a fibra mais comprimida do concreto começa a escoar, atingindo a deformação específica de 3,5 ‰.

A estrutura de obra de engenharia será realizada em concreto armado. O traço em massa adotado para o concreto será 1: 1,625: 2,70: 0,40 (cimento: areia: brita: fator água-cimento), com consumo de 400 kg de cimento para cada metro cúbico de concreto. As massas específicas da areia e da brita são iguais a 2600 kg/m3 e 2700 kg/m3, respectivamente. Os custos unitários desses materiais estão relacionados na tabela abaixo.

De acordo com os dados fornecidos, o valor do custo de material (cimento, areia e brita) por metro cúbico de concreto estrutural da obra é:

  • A. R$ 208,00;
  • B. R$ 224,80;
  • C. R$ 240,80;
  • D. R$ 301,42;
  • E. R$ 330,50.

Em uma obra, realiza-se a execução da estrutura em concreto armado. A programação do sistema estrutural é informada no cronograma abaixo. Ao final da quarta semana, foram realizados os seguintes quantitativos:

A partir dos dados fornecidos, é possível verificar a situação da obra quanto ao controle de prazos. O percentual total programado (P) e o percentual total realizado (R) do sistema estrutural da obra são, respectivamente:

  • A. P = 70% e R = 60%;
  • B. P = 76% e R = 55%;
  • C. P = 81% e R = 68%;
  • D. P = 86% e R = 70%;
  • E. P = 91% e R = 63%.

No cálculo manual de uma laje retangular de concreto simplesmente apoiada nas quatro bordas e armada nos dois sentidos, para efeitos de dimensionamento dos apoios, é comum se dividir a carga em parcelas correspondentes a dois triângulos e a dois trapézios. Calculam-se suas áreas totais e multiplica-se pela carga por unidade de área e tem-se a reação dividindo a carga total pelo comprimento dos apoios. Sobre esse cálculo, assinale a alternativa correta.

  • A. Se a laje fosse engastada nos apoios, o cálculo da reação deveria ser feito de outra forma.
  • B. Esse cálculo conduz a um momento excessivo no menor vão da laje.
  • C. Esse cálculo, apesar de corriqueiro, é contra a segurança.
  • D. Deve-se calcular a reação simplesmente escolhendo os lados paralelos de apoio mais extensos.
  • E. Se for dada contraflecha antes da concretagem, as reações serão menores nos apoios.

Quando do estacionamento dos caminhões bomba e betoneira em determinada obra, o engenheiro da construtora responsável pela obra realizou alguns procedimentos para garantir que o concreto estivesse de acordo com o que fora encomendado à empresa fabricante e com o especificado no projeto. Ao iniciar os procedimentos, ele verificou que o lacre do caminhão betoneira não coincidia com o código da nota fiscal. Ainda assim, ele aceitou o lote porque as outras informações da nota estavam de acordo com as especificações de projeto. Em seguida, pediu para o condutor do caminhão betoneira, que estava ligado ao caminhão bomba, gerar um primeiro jato com uma pequena quantidade de concreto, para realizar o ensaio de abatimento (slump test).

O engenheiro solicitou ao ajudante que confeccionasse três corpos de prova que serviriam para testar a resistência do concreto em laboratório para a concretagem de pilares de um andar da edificação com volume correspondente a 9 m3. Durante a concretagem da laje, para acelerar o adensamento do concreto, o encarregado colocou o vibrador de imersão em contato com as paredes das fôrmas e ferragens já concretadas.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

Para a realização dos ensaios de resistência do concreto dos pilares em laboratório, o engenheiro deveria ter confeccionado pelo menos um corpo de prova para cada metro cúbico de concreto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos projetos de estruturas de concreto, as medidas preventivas da despassivação por carbonatação, a qual gera deterioração da armadura, consistem em dificultar o ingresso dos agentes agressivos ao interior do concreto, como, por exemplo, o cobrimento das armaduras e o controle da fissuração, sendo recomendável, em geral, o uso de concreto

  • A. de alta permeabilidade.
  • B. de alta porosidade.
  • C. com adição de aditivos à base de cloretos.
  • D. com adição de elevado teor de íon-cloreto.
  • E. de baixa porosidade.

A deterioração das argamassas tanto pode ser originada por fatores externos ao revestimento como por causas internas à própria argamassa. A hidratação retardada do óxido de magnésio da cal provoca

  • A. a formação de vesículas e manchamentos e é um processo químico de deterioração.
  • B. o empolamento e a desagregação do revestimento e é um processo químico de deterioração.
  • C. o manchamento e a desagregação do revestimento e é um processo biológico de deterioração.
  • D. fissuração do revestimento e é um processo físico-mecânico de deterioração.
  • E. fissuração, desagregação e deslocamento dos revestimentos e é um processo físico-mecânico de deterioração.
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