Questões de Engenharia de Materiais

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O naufrágio do Titanic é considerado um dos eventos dramáticos do século XX, com o afundamento do navio em menos de 3 horas e a perda de mais de 1500 vidas. Uma análise recente do material do costado revelou que este era similar ao aço ABNT 1020 contemporâneo. Considerando- se o material do costado do navio, conclui-se que sua fratura seria dificultada com uma maior

  • A. quantidade de enxofre no material, diminuindo a sua temperatura de transição dúctil-frágil.
  • B. quantidade de manganês no material, aumentando a sua temperatura de transição dúctil-frágil.
  • C. quantidade de carbono no material, diminuindo a sua temperatura de transição dúctil-frágil.
  • D. razão entre manganês e enxofre no material, aumentando a sua temperatura de transição dúctil-frágil.
  • E. razão entre manganês e enxofre no material, diminuindo a sua temperatura de transição dúctil-frágil.

  • A. dois aços comuns de mesma quantidade de carbono após têmpera (A) e têmpera e revenido (B).
  • B. dois aços comuns hipoeutetoide e de mesma quantidade de carbono após normalização (A) e recozimento (B).
  • C. dois aços ligados após têmpera e revenimento, sendo que no material A houve fragilização no revenimento.
  • D. dois aços comuns com diferentes quantidades de carbono, um hipoeutetoide (A) e outro hipereutetoide (B), ambos após recozimento.
  • E. duas ligas não ferrosas, uma de alumínio (A) e outra de cobre (B), ambos após recozimento.

Durante paradas de operação em instalações industriais, adota-se frequentemente a soldagem de manutenção como uma técnica eficiente para prolongar a vida residual de equipamentos. Em aços ligados, a zona termicamente afetada formada durante a operação de soldagem deverá apresentar, como característica principal,

  • A. região de granulação grosseira.
  • B. região de granulação fina.
  • C. baixa ductilidade.
  • D. baixa dureza.
  • E. alta resistência ao impacto.

Aços inoxidáveis são ligas ferrosas de alta resistência à corrosão, o que torna recomendável suas aplicações em ambientes agressivos de serviço. Na temperatura ambiente, podem apresentar microestruturas dos tipos

  • A. ferrita, cementita e perlita.
  • B. martensita, ferrita e austenita.
  • C. bainita, cementita e martensita.
  • D. bainita, martensita e martensita revenida.
  • E. bainita, martensita e ferrita-austenita (duplex).

O conhecimento das características do material é de fundamental importância para a confiabilidade de juntas soldadas em serviço. Uma das característica de juntas soldadas de aços inoxidáveis é o(a)

  • A. encruamento.
  • B. corrosão.
  • C. segregação.
  • D. fragilização a quente.
  • E. fragilização a frio.

Na natureza, o cobre pode existir como cobre metálico e, por isto, foi extraído, com sucesso, das rochas antes do ferro, visto que as baixas temperaturas necessárias para sua extração podiam ser alcançadas mais facilmente. Assim, as ligas de cobre

  • A. apresentam baixa resistência à corrosão.
  • B. são comercialmente conhecidas como bronzes quando advindas de misturas entre cobre e zinco.
  • C. são facilmente endurecidas por solução sólida.
  • D. são facilmente endurecidas por encruamento.
  • E. possuem massa específica e resistências mecânicas superiores às ligas de alumínio e, portanto, sempre apresentam uma resistência específica superior às daquele metal.

  • A. as amostras (1), (2) e (3) retiradas do metal de solda apresentaram módulos de elasticidade diferentes.
  • B. a amostra (1) retirada da zona termicamente afetada apresentou maior resistência mecânica do que as amostras (2) e (3) retiradas da mesma região.
  • C. em relação ao metal de solda, as amostras (1) e (2) apresentaram grãos deformados, enquanto que a amostra (3) apresentou grãos livres de deformação.
  • D. em relação ao metal de base, a amostra (1) apresentou maior ductilidade do que as amostras (2) e (3).
  • E. todas as amostras (2) apresentaram a mesma dureza.

Devido à variação de propriedades físicas, mecânicas e microestruturais, os aços possuem grandes aplicações em engenharia, centenas de composições químicas diferentes e diversas classificações, sendo uma das mais simples aquela que os divide em aços carbono comum, aços liga e aços inoxidáveis. Em relação às propriedades mecânicas dos aços, considera-se que

  • A. nos aços carbono, reduções nas temperaturas de serviço podem afetar sua ductilidade.
  • B. nos aços carbono e nos aços liga, aumentos na quantidade de carbono não afetam a ductilidade do material.
  • C. geralmente aços liga recozidos são mais duros do que ferros fundidos.
  • D. o módulo de elasticidade dos aços inoxidáveis é menor do que o das ligas de alumínio.
  • E. qualquer aço possui uma baixa capacidade de endurecimento por encruamento.

No tratamento térmico de alívio de tensões, o material sofre um resfriamento lento após ter permanecido durante certo tempo em temperatura abaixo daquela crítica. Tal procedimento contribui de maneira decisiva para o aumento da

  • A. resistência à fadiga.
  • B. resistência à deformação plástica.
  • C. condutividade elétrica.
  • D. condutividade térmica.
  • E. dureza.

  • A. 0,13
  • B. 0,21
  • C. 0,35
  • D. 0,47
  • E. 0,56
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