Questões de Engenharia de Materiais do ano 2011

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O círculo de Mohr que representa o estado plano de tensões referente a um ponto da superfície de um eixo sujeito à torção combinada com carga axial de tração é

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A classificação dos mecanismos de corrosão envolve a localização e a natureza dos danos na estrutura. A corrosão seletiva é aquela que

  • A. pode ser encontrada nas regiões da peça submetidas a uma temperatura maior que a temperatura de recristalização
  • B. retira um dos elementos de uma liga de peça metálica.
  • C. é utilizada para proteger um dos metais, adicionando um elemento de sacrifício.
  • D. ocorre por ação de fluidos sobre a superfície da peça.
  • E. ocorre em apenas um dos elementos mecânicos de um equipamento.

Uma chapa, utilizada como um dos elementos de um equipamento, foi inspecionada e alguns tipos de corrosão foram identificados na sua superfície externa de maior dimensão. Nessa superfície podem ter sido identificados alguns tipos de corrosão, EXCETO a corrosão

  • A. alveolar.
  • B. puntiforme.
  • C. intergranular.
  • D. por esfoliação.
  • E. filiforme.

  • A. Estanho e o N¨ªquel pode ser escrita como Sn2+ + Ni ¡ú Sn + Ni2+ e que a voltagem gerada ¨¦ de 0,114 V.
  • B. N¨ªquel e o Cobre pode ser escrita como Ni2+ + Cu ¡ú Ni + Cu2+ e que a voltagem gerada ¨¦ de 0,590 V.
  • C. N¨ªquel e o Ferro pode ser escrita como Ni2+ + Fe ¡ú Ni + Fe2+ e que a voltagem gerada ¨¦ de 0,440 V.
  • D. Alum¨ªnio e o Estanho pode ser escrita como Al2+ + Sn ¡ú Al + Sn2+ e que a voltagem gerada ¨¦ de 1,798 V.
  • E. Alum¨ªnio e o Ferro pode ser escrita como Al2+ + Fe ¡ú Al + Fe3+ e que a voltagem gerada ¨¦ de 2,102 V.

Alguns mecanismos de corrosão estão associados a solicitações mecânicas. O mecanismo de corrosão que é caracterizado por danos como descoramento da superfície do metal, com a formação de pós finos, e, em alguns casos, a presença de pites, é a

  • A. fragilização por hidrogênio.
  • B. corrosão por atrito.
  • C. corrosão por fadiga.
  • D. corrosão por turbulência.
  • E. corrosão com erosão.

O deslocamento de cada potencial de eletrodo do seu valor de equilíbrio na corrosão é denominado polarização. Na polarização por ativação, a relação entre a sobrevoltagem e a densidade de corrente é dada por constantes da semi-pilha. Uma delas é chamada de densidade de corrente de troca (io) que representa a

  • A. taxa da reação de oxidação, função do número de elétrons associados à ionização de cada átomo metálico.
  • B. densidade de concentração polarizada, função do número de elétrons associados à ionização de cada átomo metálico.
  • C. densidade de corrente em condição de equilíbrio, função do número de elétrons associados à ionização de cada átomo metálico.
  • D. densidade de corrente em condição de equilíbrio, função da magnitude da concentração de H+ como consequência da diferença entre a taxa de oxidação e a de redução.
  • E. densidade de corrente dinâmica, função do número de elétrons associados à ionização de cada átomo metálico.

A corrosão eletroquímica pode estar associada a heterogeneidades no sistema material metálico-meio corrosivo. A sensitização ocorre

  • A. em aços inoxidáveis austeníticos, situada a alguns milímetros da zona termicamente afetada e em toda a extensão do cordão de solda.
  • B. em aços inoxidáveis ferríticos, quando aquecidos a temperaturas maiores que 250 ºC.
  • C. em ligas de alumínio e em aços inoxidáveis austeníticos e ferríticos, nas quais se realiza o ensaio de Strauss para verificar a ocorrência de sensitização.
  • D. em aços de baixo carbono que, sem tratamento térmico, são extremamente dúcteis e vulneráveis à corrosão por tensão.
  • E. nos contornos dos grãos, quando a tensão no material ultrapassa a tensão de escoamento da fase mais sensível.

A velocidade de corrosão é influenciada por alguns fatores do ambiente, entre eles a quantidade de oxigênio dissolvido. A dependência da velocidade de corrosão em relação à concentração de oxigênio dissolvido ocorre de forma

  • A. linear, pois quanto maior a quantidade de oxigênio dissolvido, maior a velocidade de corrosão.
  • B. linear, pois quanto maior a quantidade de oxigênio dissolvido, menor a velocidade de corrosão.
  • C. assintótica decrescente, a partir da ausência de oxigênio até um valor estabilizado em altas concentrações de oxigênio.
  • D. assintótica crescente a partir de zero, quando não há oxigênio, até um valor estabilizado em altas concentrações de oxigênio.
  • E. crescente a partir do zero, na ausência de oxigênio, sendo que após uma determinada quantidade de oxigênio, a curva se torna decrescente com o aumento de oxigênio.

  • A. I - R, II - P , III - Q.
  • B. I - P , II - S , III - Q.
  • C. I - Q, II - S , III - P.
  • D. I - R, II - S , III - P.
  • E. I - P , II - R, III - Q.
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