Questões de Engenharia de Petróleo e Gás da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Engenharia de Petróleo e Gás da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe o diagrama Pressão – Volume representado na figura acima. Quando um determinado sistema termodinâmico fechado é levado do estado inicial (i) para o estado final (f) através do caminho igf, 180 kJ são transferidos para dentro do sistema sob a forma de calor e 130 kJ são produzidos pelo sistema sob a forma de trabalho. Se o caminho percorrido for o ihf, o valor do trabalho produzido pelo sistema é 40 kJ. Com base nessas informações, a quantidade de energia (kJ) recebida sob a forma de calor pelo sistema, ao percorrer o caminho ihf, é

  • A.

    40

  • B.

    60

  • C.

    90

  • D.

    135

  • E.

    270

Observe o diagrama Pressão – Volume representado na figura acima. Quando um determinado sistema termodinâmico fechado é levado do estado inicial (i) para o estado final (f) através do caminho igf, 180 kJ são transferidos para dentro do sistema sob a forma de calor e 130 kJ são produzidos pelo sistema sob a forma de trabalho. Se o caminho percorrido for o ihf, o valor do trabalho produzido pelo sistema é 40 kJ. Com base nessas informações, a quantidade de energia (kJ) recebida sob a forma de calor pelo sistema, ao percorrer o caminho ihf, é

  • A.

    reinjetado na jazida ou queimado.

  • B.

    liquefeito para melhor ser transportado, visando ao posterior descarte.

  • C.

    lançado na atmosfera, uma vez que não é danoso ao meio ambiente.

  • D.

    pressurizado e colocado em reservatórios herméticos para posterior descarte.

  • E.

    pressurizado e canalizado para descarte a uma distância segura das áreas de produção.

  • A.

    G excede a pressão no ponto F em 370 kPa.

  • B.

    G excede a pressão no ponto F em 14 kPa.

  • C.

    G excede a pressão no ponto F em 23 kPa.

  • D.

    F excede a pressão no ponto G em 14 kPa.

  • E.

    F excede a pressão no ponto G em 23 kPa.

O consumo de gás natural por veículos automotores tem aumentado nos últimos anos, principalmente pela sua viabilidade econômica e pelo baixo impacto ambiental. Entretanto, essas características não são suficientes para se realizar a adaptação do motor de um veículo a esse combustível. Dentre as importantes vantagens técnicas para a opção de troca de combustível para GNV, está o fato de

  • A.

    ser isento de riscos de incêndio e explosão.

  • B.

    ser de fácil manuseio e transporte.

  • C.

    acumular gás em regiões mais elevadas, quando em ambientes fechados.

  • D.

    ser um combustível oriundo de fontes renováveis de energia.

  • E.

    gerar monóxido de carbono em seu processo de combustão.

  • A.

    (k1 L2 T1 + k2 L1 T2) / (k1 L2 + k2 L1)

  • B.

    (k1 L2 T1 - k2 L1 T2) / (k1 L2 - k2 L1)

  • C.

    (k1 L1 T1 + k2 L2 T2) / (k1 L1 + k2 L2)

  • D.

    (k2 L2 T1 - k1 L1 T2) / (k1 L1 - k2 L2)

  • E.

    (k2 L2 T1 + k1 L1 T2) / (k1 L1 + k2 L2)

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