Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2001 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
                                 A curva característica do torque em função da velocidade do  motor do tipo composto aditivo difere daquela do motor em  derivação, devido à contribuição do fluxo produzido no  enrolamento série do motor composto aditivo.
                                 Um motor do tipo série apresenta significativa regulação  de velocidade para valores elevados de conjugado,  comparativamente a um motor do tipo derivação, porque este  último não apresenta o chamado efeito de reação da armadura.
                                 Apesar de o motor do tipo série apresentar elevada velocidade  para pequenos conjugados, é recomendável acioná-lo  inicialmente sem carga e, somente após o alcance de uma dada  velocidade, acoplar a carga mecânica ao seu eixo.
                                 A variação da resistência do circuito de campo em um motor do  tipo em derivação, por meio da inserção de um reostato em série  com o enrolamento de campo, não afeta o comportamento do  torque em função da velocidade desse motor.
                                 Para um motor do tipo composto aditivo, não é possível  controlar o torque a partir da velocidade do motor pela inserção  de uma resistência no enrolamento de armadura, pois esse  controle, nesse tipo de motor, somente pode ser efetuado por  meio do enrolamento de campo em derivação, para não afetar o  fluxo no enrolamento de campo em série.
                                 Se ocorrer um defeito na fase III, e somente essa fase for aberta  por meio do desligamento da ligação cC, a intensidade da  tensão entre os pontos A e B será igual à tensão de linha antes  da abertura.
                                 Se ocorrer um defeito na fase III, e somente essa fase for aberta  por meio do desligamento da ligação cC, a tensão entre os  pontos B e C será nula, pois não haverá corrente fluindo pela  fase III.
                                 A potência aparente que alimenta a carga, no caso de uma  abertura acidental somente da fase III, será igual a 25% dessa  potência aparente antes da abertura.
                                 Se a impedância 
é capacitiva, o fator de potência da carga é capacitivo. Nesse caso, a corrente Ia está atrasada em relação à tensão na fase I.
                                 A força magnética no entreferro é proporcional à corrente I que atravessa a bobina de excitação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
        Aguarde, enviando solicitação...