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                                 Sabendo que é possível um aquecimento excessivo do motor  sem que haja uma sobrecorrente, o relé térmico não deve ser  substituído por um relé de sobrecorrente.
                                 Recomenda-se a inserção de sondas térmicas no interior do  motor de indução em substituição aos relés térmicos quando os  motores são à prova de explosão ou estão sujeitos a elevadas  freqüências de manobras e tempo de partida elevado.
                                 Na partida do motor, enquanto ele estiver sendo acionado manualmente, a botoeira L1 permanece fechada, energizando as bobinas do contator C1 e partindo o motor. Retirado o acionamento manual, essa botoeira retorna à sua posição normal, mantendo o motor em marcha, devido aos contatos auxiliares de selo C1.2 e C1.3 do contator C1 permanecerem fechados, mas a lâmpada de sinalização vermelha (LSR) se apaga e a verde (LSV) permanece acessa.
                                 A inserção de um relé de seqüência de fase atuando sobre o  circuito de comando da bobina do contator principal, em série  com o relé térmico, impede que a rotação do motor de indução  trifásico tenha o seu sentido invertido.
                                 Para o acionamento de motores de indução trifásicos por meio de chaves estrela-triângulo, é necessário que o motor possua seis bornes  ou terminais acessíveis e que a tensão da rede coincida com a tensão do motor em delta.
                                 Com a chave de partida estrela-triângulo, durante a partida em estrela do motor de indução, a corrente de partida fica reduzida a 
do valor que seria obtido com partida direta, enquanto o conjugado de partida reduz-se proporcionalmente ao quadrado da redução da corrente de partida, ou seja, a
 de seu valor.
                                 Achave compensadora é composta, basicamente, deumautotransformador comvárias derivações, sendo, normalmente, de65%e 80%.  Na derivação de 65%, a corrente de partida na linha se aproxima do valor da corrente de partida com uma chave estrela-triângulo.
                                 Normalmente, a chave compensadora é mais vantajosa que a chave estrela-triângulo na partida de motores de potência elevada,  acionando cargas que demoram para atingir a velocidade nominal e com alto índice de atrito, tais como britadores, máquinas acionadas  por correias, algumas bombas e ventiladores.
                                 Uma das desvantagens da chave compensadora está relacionada às suas dimensões normalmente superiores às da chave de partida  estrela-triângulo, o que acarreta a necessidade de se aumentar o volume dos centros de controle de motores (CCM).


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