Questões de Engenharia Mecânica da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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O mecanismo biela-manivela-pistão de um motor de combustão interna é mostrado na figura a seguir.

Admitindo que a força F exercida sobre o pistão é constante, determine o torque M transmitido pelo girabrequim para

  • A.

    0,85 FL

  • B.

    0,54 FL

  • C.

    0,97 FL

  • D.

    FL

  • E.

    2FL

Analise a alternativa que apresente os modos de transferência de calor:

  • A.

    irradiação e fluxo de calor.

  • B.

    insolação e convecção.

  • C.

    insolação e convecção.

  • D.

    fluxo de calor, radiação e convecção.

  • E.

    condução, convecção e radiação.

Considere uma barra de 12m submetida à ação de duas forças de 40N e 80N, e suportado por um pino, conforme mostrado na figura a seguir:

Determine a distância b para que o sistema esteja em equilíbrio.

  • A.

    2m

  • B.

    4m

  • C.

    6m

  • D.

    8m

  • E.

    10m

Assinale a alternativa que indique corretamente a posição do centróide e do centro de massa, respectivamente, sabendo que a peça possui uma distribuição homogênea de massa.

  • A.

    Ponto A e Ponto A

  • B.

    Ponto A e Ponto B

  • C.

    Ponto A e Ponto C

  • D.

    Ponto B e Ponto D

  • E.

    Ponto E e Ponto C

Considere um avião cujas asas possuem um reservatório de combustível. A asa possui uma massa de 10kg quando vazia (m = 10kg ) e de 1000kg quando está cheia de combustível (m  cheia = 1000 kg ).

Admitindo que a asa pode ser adequadamente modelada como uma viga, conforme indicado na figura, avalie a variação na sua freqüência natural quando ela está vazia ou cheia de combustível.

Assuma conhecidos o módulo elástico, E, o momento de inércia, I, e o comprimento da viga, l.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Em relação ao medidor do tipo Pitot, mostrado na figura abaixo, desprezando a variação da energia potencial, pode-se afirmar que:

  • A.

    a velocidade é determinada pela medida da pressão manométrica no ponto Y da tubulação.

  • B.

    o Pitot mede a velocidade média na seção transversal da tubulação.

  • C.

    a pressão no ponto X é chamada de estagnação e é igual à manométrica.

  • D.

    a altura H (pressão diferencial) é igual à energia cinética do fluido, na entrada do tubo horizontal (ponto X).

  • E.

    a pressão no ponto X é igual à pressão no ponto Y.

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