Questões de Engenharia Naval do ano 2017

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O resultado da leitura do paquímetro é

  • A. 45,00 mm.
  • B. 17,56 mm.
  • C. 45,55 mm.
  • D. 17,55 mm.
  • E. 40,50 mm.

Com relação à estrutura de uma embarcação, é incorreto afirmar-se que

  • A. a caverna é uma estrutura transversal.
  • B. a continuidade estrutural é o fator mais importante em uma estrutura naval.
  • C. o prumo é uma estrutura transversal.
  • D. a longarina é uma estrutura transversal.
  • E. as letras (A), (B) e (C) possuem afirmativas verdadeiras e a letra (D), afirmativa falsa.

Observe o gráfico, que relaciona tensão x deformação de um material dúctil. Analise as afirmativas em V (verdadeiras) e F (falsas).

 São verdadeiras:

  • A. I, II, III e IV.
  • B. apenas II e III.
  • C. apenas I e IV.
  • D. apenas I, III e IV.
  • E. apenas II e IV.

Observe a figura, em que o objeto foi projeto no 1° diedro.

É correto afirmar-se que

  • A. a letra F aparece na vista frontal e na vista lateral esquerda.
  • B. a letra B aparece somente nas vistas frontal e lateral esquerda.
  • C. as letras C e D aparecem na vista frontal e na vista lateral direita.
  • D. a letra A aparece na vista superior e na vista lateral direita.
  • E. a letra H aparece nas vistas superior e lateral direita.

Analise as afirmativas sobre desenho e determine se são verdadeiras ou falsas.

I. A escala serve para reduzir ou aumentar o desenho no papel;

II. As medidas representadas no desenho, após o objeto ser reduzido ou aumentado em escala, são as encontradas com a redução ou a ampliação do objeto;

 III. Um navio de 20 metros de comprimento total pode ser desenhado num papel A4 com 20 cm numa escala 1:1000.

A sequencia correta é

  • A. V, F, V.
  • B. F, V, V.
  • C. V, F, F.
  • D. F, V, F.
  • E. F, F, V.

Realizando uma navegação costeira na região de Acaraú, uma embarcação sofre ação dos ventos alísios, que sopram em direção às regiões equatoriais da terra. Sobre os ventos alísios, é correto afirmar-se que são ventos permanentes que sopram

  • A. de noroeste, no Hemisfério Sul, e de nordeste, no Hemisfério Norte.
  • B. de norte, no Hemisfério Sul, e de sul, no Hemisfério Norte.
  • C. de nordeste, no Hemisfério Sul, e de sudeste, no Hemisfério Norte.
  • D. de sudeste, no Hemisfério Sul, e de nordeste, no Hemisfério Norte.
  • E. de sul, no Hemisfério Sul, e de norte, no Hemisfério Norte.

Segundo a legislação que regulamenta o tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional, a navegação em mar aberto é dividida em

  • A. longo curso, cabotagem, apoio marítimo e apoio portuário.
  • B. longo curso, cabotagem e apoio marítimo.
  • C. embarcações cargueiras, tanque e graneleira.
  • D. embarcações militares, mercantes e de pesca.
  • E. embarcações militares, mercantes, de pesca e esporte e recreio.

A Convenção Internacional que trata da Salvaguarda da Vida Humana no Mar é a

  • A. SAR.
  • B. STCW.
  • C. COLREG.
  • D. SOLAS.
  • E. SFV.

O Barco de Pesquisa Professor Fernando Amorim, do IFCE campus Acaraú, navega em mar aberto em missão de pesquisa nas proximidades do município de Acaraú. A carta náutica que deverá ser utilizada, para essa área de navegação, é a

  • A. 710.
  • B. 21600.
  • C. 610.
  • D. 21800.
  • E. 21700.

Conforme o RIPEAM-72, a manobra das embarcações, em situação de Roda a Roda, é assim:

  • A. a embarcação que avistar a outra pelo seu bombordo deverá ter a preferência.
  • B. cada uma deverá guinar para bombordo.
  • C. a embarcação que avistar a outra pelo seu boreste deverá ter a preferência.
  • D. cada uma deverá guinar para boreste.
  • E. a embarcação com maior potência de motor principal deverá ter a preferência.
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