Questões sobre Ética na Administração Pública

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Sávio, servidor público há 10 anos, é gerente intermediário de um órgão do ramo de desenvolvimento tecnológico. Ele tem competência técnica e interpessoal e está sempre se atualizando acerca das inovações na sua área de atuação. Além disso, sabe reconhecer o bom trabalho de seus colaboradores, cujas opiniões acata. Marta, chefe de Sávio, é uma profissional de grande competência técnica. Ela enfatiza os aspectos práticos do trabalho, mas deixa a desejar em relação à competência interpessoal. Sávio sempre relevou essa dificuldade de Marta, justificando, às vezes, como originário de sua sobrecarga de trabalho o comportamento de autoritarismo, descortesia e desrespeito que ela dirige aos empregados hierarquicamente inferiores. Porém, em certa ocasião, Marta apresentou a seus superiores uma idéia de inovação no trabalho, de autoria de Sávio, como se fosse sua. Isso fez que Sávio se sentisse injustiçado e decidisse tomar providências. Assim, ele comunicou aos superiores os fatos relativos ao comportamento inadequado de Marta com relação a esse episódio e aos maus tratos dispensados aos empregados.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir, relativos a ética, postura profissional, liderança e relacionamento interpessoal.

A liderança exercida por Sávio segue o modelo de gerência participativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto mais elevado o cargo que ocupa o servidor público, maior é sua responsabilidade para com a idoneidade, entendida como aptidão técnica, legal e moral para o acesso e exercício da função pública. Assinale a alternativa que ilustra corretamente ação adequada de servidor do Distrito Federal frente aos princípios da conduta ética.

  • A. Ao deparar-se com uma crítica da imprensa, um servidor público demonstrou um grau de tolerância maior que um cidadão comum, atuando com sobriedade e moderação no trato com o público.
  • B. Ao receber uma determinação de seu superior hierárquico, o servidor público não deu cumprimento à mesma por não ser sua obrigação ou responsabilidade.
  • C. Ao ser designado para um cargo para o qual não tinha aptidão, o servidor público imediatamente prontificou-se a aceitar, com base na legalidade e no privilégio do exercício da função.
  • D. Ao deparar-se com um processo administrativo interno, um servidor público optou pela adequação da solução legal para um resultado mais justo, ainda que executado em contrariedade aos fins perseguidos pela lei.
  • E. Um servidor público utilizou-se do veículo oficial de seu órgão para fins particulares, uma vez que o bem estava confiado para o desempenho de suas funções.

Acerca da ética no serviço público, julgue os itens a seguir. A probidade administrativa abrange a noção de moralidade administrativa, de maneira que toda conduta que atente contra a moralidade administrativa deva ser considerada ato de improbidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Administração Pública reúne um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, ao transparecer a plenitude da função pública revestida de valores éticos universais, em seu sentido mais relevante. Julgue os itens a seguir acerca dos princípios éticos que devem nortear a Administração Pública.

I - Um servidor público, ao observar fielmente a legislação vigente para decidir sobre a aquisição de um bem patrimonial, exerceu o Princípio da Justiça e da Imparcialidade.

II - Um servidor público, ao não admitir prática de suborno ou envolvimento em atos fraudulentos, exerceu o Princípio da Lealdade.

III - Um servidor público, ao participar de atividades de qualificação profissional ofertados pela Administração Pública, visando melhorar sua valorização profissional, exerceu o Princípio da Competência e da Responsabilidade.

IV - Um servidor público, ao prestar esclarecimentos precisos e claros ao cidadão, durante o atendimento diário do seu setor de trabalho, exerceu o Princípio da Informação e da Qualidade.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0.
  • B. 1.
  • C. 2.
  • D. 3.
  • E. 4.
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