Questões sobre Teoria em Ética

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A palavra “ética”, que vem do grego “ethos”, refere-se aos costumes, à conduta da vida e às regras do comportamento. Etimologicamente, ela indica a mesma realidade que a palavra “moral”, conforme esclarece vários dicionários e observa o filósofo francês Michel Serres. A palavra “moral” vem do latim “mos, moris” e designa os costumes, a conduta da vida, as regras do comportamento, os princípios e os valores. Sobre a distinção entre ética e direito, é INCORRETO afirmar que

  • A. a moral visa à interioridade e solicita convicções próprias, enquanto o direito não se preocupa senão por uma submissão exterior.
  • B. a moral é sempre uma perspectiva de universalidade, enquanto o direito se relaciona a uma comunidade particular, bem determinada e situada.
  • C. a moral, enfim, se coloca sobre um ideal e faz um chamado a certo heroísmo, enquanto o direito se contenta em impor um mínimo de regras, que solicitam um mínimo de esforços.
  • D. a moral concerne à preocupação a longo prazo, levando em conta o futuro da humanidade, enquanto o direito se preocupa, sobretudo a curto prazo, com a organização atual da liberdade.
  • E. a moral refere-se, em sentido global, à reflexão que se opera há vinte anos nos diversos campos disciplinares sobre questões colocadas nos progressos autorais, enquanto o direito populariza a natureza das questões, a fim de distinguir e ocupar um cenário deontológico.

Julgue os itens a seguir, com relação ao debate ético contemporâneo e à busca da consolidação do projeto ético-político do serviço social. Os debates e reflexões acerca da ética ocorridos na década de 80 do século passado promoveram a ruptura com concepções filosóficas conservadoras, fundadas no neotomismo, que tinham por fundamento a lógica da harmonia e da neutralidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, com relação ao debate ético contemporâneo e à busca da consolidação do projeto ético-político do serviço social. As dimensões política e ética do projeto ético-político explicitam-se no compromisso com a radicalização da emancipação política que tem como horizonte a emancipação humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Referente à ética, analise as afirmativas abaixo:

I. Ética é simplesmente agir padronizado, tratando com educação as pessoas de boa conduta e punindo as pessoas de má conduta.

II. A empatia é um exemplo de atitude baseada na ética.

III. Atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe são exemplos de ética no exercício profissional.

IV. A consciência ética no trabalho deve ser exercitada plenamente.

A alternativa correta é:

  • A. Todas as alternativas estão corretas.
  • B. Somente as alternativas III e IV estão corretas.
  • C. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
  • D. Somente a alternativa I está correta.

É exemplo de princípio que NÃO deve ser considerado quando se tem por objetivo ser eficaz no relacionamento com pessoas:

  • A. Nunca considerar que está errado.
  • B. Mostrar-se sempre leal ao seu grupo, departamento ou empresa.
  • C. Agir de forma cortês a todas as pessoas com quem se relaciona, independentemente do seu cargo na empresa.
  • D. Não buscar obter trocas de favores que aparentam ou possam dar origem a qualquer tipo de compromisso ou obrigação pessoal.

Com relação à ética, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Ética é o estudo dos direitos e dos deveres das pessoas.
  • B. Ética é o estudo da natureza das relações entre as pessoas.
  • C. A confiança do público na ética das instituições vem crescendo nos últimos anos.
  • D. Ética é o estudo das regras morais que as pessoas aplicam ao tomar decisões.

Embora a ética, mesmo quando empregada no sentido original da palavra (do grego, ethos), não seja entendida consensualmente como sinônimo de moral (do latim, moris), uma e outra, grosso modo, dizem respeito a valores, hábitos e costumes de uma sociedade ou cultura.Assim, é correto afirmar que:

  • A. os valores éticos e morais são transmitidos de pai para filho, geneticamente, assim como os caracteres físicos de uma pessoa.
  • B. a ação moral, para as religiões como um todo, é autônoma e independente, já que o homem age não por dever, mas de acordo com o que a Razão estabelece.
  • C. o sujeito moral é aquele que busca o bem e evita o mal, segundo as definições da cultura de certo e errado, justo e injusto.
  • D. os princípios éticos e morais são comuns a todos os povos e lugares, a despeito das condições em que vivem as pessoas, segundo o relativismo moral.
  • E. a origem da moral e do senso de moralidade é notada pela maioria das pessoas, que tendem a não naturalizar costumes e valores coletivos.

A ética aplicada é um ramo contemporâneo da Filosofia que discute os efeitos negativos da ciência e das tecnologias sobre a vida das pessoas. NÃO é, filosoficamente, visto como problema ético:

  • A. o uso militar dos conhecimentos genéticos, como a produção de armas biológicas.
  • B. a produção de alimentos transgênicos, muito mais resistentes a pragas e outros problemas ambientais,emsubstituição a alimentos naturais.
  • C. a chamada “sondagem genética”, por meio da qual se pretende detectar, por exemplo, pessoas que teriam genes predispostos a certas doenças e a práticas criminosas.
  • D. a biologia molecular que, descobrindo a origem da vida, abalou as concepções religiosas e a moral tradicional.
  • E. a modificação das células reprodutoras, a fim de alcançar o ideal de purificação da espécie, através da eliminação dos “impuros” e dos “inferiores”.

Entre as teorias éticas, pode-se indicar o conjunto de ética da convicção e ética da responsabilidade. A ética da convicção tem como máxima: “cumpra suas obrigações” ou “siga as prescrições”, já a ética da responsabilidade é conhecida como

  • A. teleologia, e apregoa que devemos ser responsáveis por aquilo que fazemos.
  • B. teleologia, e apregoa que devemos nos responsabilizar socialmente por aquilo que pensamos ser o correto.
  • C. deontologia, e apregoa que devemos ser responsáveis por aquilo que fazemos.
  • D. deontologia, e apregoa que devemos nos responsabilizar socialmente por aquilo que pensamos ser o correto.
  • E. deontologia, e apregoa que devemos nos responsabilizar financeiramente por aquilo que fazemos de forma incorreta.

Pode-se atribuir como um dos elementos constitutivos da ética da convicção:

  • A. as decisões decorrem de deliberação em função de uma análise das circunstâncias.
  • B. a máxima: as pessoas são socialmente responsáveis por aquilo que os seus atos provocam.
  • C. a vertente da finalidade: “alcance os objetivos custe o que custar”.
  • D. a vertente de princípio: “respeite as regras haja o que houver”.
  • E. a vertente utilitarista: “faça o maior bem para a maior quantidade de pessoas”.
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