Questões de Farmácia

Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Uso Racional de Medicamentos (URM), segundo a Organização Mundial de Saúde, parte do princípio que o paciente receba o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses individualmente requeridas, para um adequado período de tempo e a um baixo custo para ele e sua comunidade. Isso posto, analise as ações pertinentes ao profissional farmacêutico em relação à promoção do URM e identifique as corretas:


I- Reforçar as informações contidas na prescrição médica: posologia, período de tratamento, ingestão do medicamento, após alimentação ou em jejum, etc.

II- Esclarecer ao paciente que o desaparecimento dos sintomas não significa a cura da doença, bem como reafirmar que a interrupção do tratamento antes do prazo pode agravar a doença.

III- Orientar o devido descarte do medicamento após o término do tratamento. Medicamentos sólidos (cápsulas, comprimidos) devem ser descartados no lixo comum, medicamentos líquidos (suspensões, soluções) devem ser descartados na pia ou vaso sanitário.

IV- Orientar idosos polimedicados a unificar o horário da tomada de todos os medicamentos, de modo a facilitar a rotina e diminuir a chance de esquecimento.


É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) III e IV, apenas.

    D) I e II, apenas.

    E) I, II, III e IV.

No âmbito do SUS, os medicamentos disponíveis para o tratamento de doenças e/ou de agravos são classificados em três componentes: Básico, Estratégico e Especializado. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os componentes e suas características:

Primeira coluna:

1- Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)

2- Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)

3- Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF)


Segunda coluna:

( ) Medicamentos e insumos para o tratamento dos principais problemas de saúde e programas da atenção primária. O acesso aos medicamentos geralmente se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.

( ) Acesso equitativo a medicamentos e insumos para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, de importância epidemiológica e impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis.

( ) O acesso aos medicamentos deve obedecer a critérios previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. O processo de solicitação dos medicamentos é iniciado pelo usuário, ou seu responsável, e o processo se dá, via de regra, através das farmácias das regionais de saúde do estado.


Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:

    A) 1 – 2 – 3.

    B) 3 – 1 – 2.

    C) 3 – 2 – 1.

    D) 2 – 3 – 1.

    E) 1 – 3 – 2.

As infecções respiratórias são a terceira causa mundial de morte em adultos. Ao encontro disso, recentemente, por conta do novo Coronavírus (COVID-19), descoberto na China, as notícias na mídia trazem a importância das medidas que devem ser tomadas para evitar e/ou diminuir a transmissão de vírus e bactérias que podem causar infecções respiratórias. Algumas destas medidas fazem parte da “etiqueta respiratória”, que consiste em:

    A) Manter, exclusivamente, ambientes bem ventilados.

    B) Tratar com antimicrobianos possíveis suspeitas, de maneira profilática.

    C) Imunizar a população.

    D) Lavar, de modo constante, as mãos, cobrir a boca ao tossir, utilizar lenços descartáveis ao espirrar ou então espirrar na dobra (parte de dentro) dos cotovelos.

    E) Isolar pessoas contaminadas.

Em 2019, a ANVISA, por meio da gerência de farmacovigilância, alertou a população para o risco de ocorrência de malformações congênitas (risco de defeitos de fechamento orofaciais, principalmente casos de fenda palatina, identificados em filhos de mulheres expostas durante o primeiro trimestre de gravidez) com o uso do medicamento:

    A) Dimenidrinato.

    B) Metoclopramida.

    C) Domperidona.

    D) Ondansetrona.

    E) Prometazina.

De acordo com a Portaria n° 344/1998, a Notificação de Receita "A", a contar da data de sua emissão, é válida por:

    A) 30 (trinta) dias.

    B) 60 (sessenta) dias.

    C) 15 (quinze) dias.

    D) 45 (quarenta e cinco) dias.

    E) 10 (dez) dias.

São medicamentos indicados no tratamento da hipertensão que constam na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME):

    A) Enalapril, Valsartana, Hidroclorotiazida.

    B) Atenolol, Atorvastatina, Furosemida.

    C) Propranolol, Olmesartana, Carvedilol.

    D) Salbutamol, Clopidogrel, Sinvastatina.

    E) Captopril, Losartana Potássica, Metildopa.

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas quanto aos fatores que podem diminuir a biodisponibilidade de um medicamento:


I- Hidrossolubilidade do fármaco.

II- Instabilidade química do fármaco.

III- Administração via endovenosa.

IV- Indução do metabolismo hepático.

V- Aumento da motilidade gastrointestinal.


É correto o que se afirma em:

    A) I, II, IV e V, apenas.

    B) I, II, III, IV e V.

    C) II e III, apenas.

    D) I, IV e V, apenas.

    E) II, III, IV e V, apenas.

Os recursos financeiros do Ministério da Saúde, para o componente estratégico da Assistência Farmacêutica, são à aquisição de medicamentos de programas considerados estratégicos no cuidado da saúde. Os medicamentos e insumos são financiados e adquiridos pelo Ministério da Saúde, sendo distribuídos aos estados e Distrito Federal. Ao encontro disso, fazem parte do componente estratégico medicamentos para o tratamento de:

    A) Tabagismo, endemias focais, diabetes.

    B) Coagulopatias, hipertensão, malária.

    C) Leishmaniose, dengue, asma e demais doenças respiratórias.

    D) Tuberculose, hanseníase, IST/AIDS.

    E) Diabetes, hipertensão, dislipidemias.

Desde o início do ano, os casos de dengue no País aumentaram consideravelmente, principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste. A melhor estratégia para evitar a doença ainda são ações de controle ao mosquito transmissor Aedes aegypti, que tem como criadouros os mais variados recipientes que acumulam água parada. Isso posto, analise as informações sobre a dengue e identifique as corretas:


I- A fêmea do mosquito Aedes aegypti transmite o vírus da dengue, zika e chikungunya.

II- Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor na região posterior dos olhos, dor muscular intensa.

III- Não existe medicamento específico contra a dengue.

IV- Os sintomas podem ser aliviados com o uso de medicamentos para dor ou febre, contudo, não se deve utilizar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, tampouco anti-inflamatórios, devido ao risco de hemorragia.

V- Atualmente não existem casos de dengue em Santa Catarina.


É correto o que se afirma em:

    A) I, II, III e IV, apenas.

    B) I, II, III, IV e V.

    C) I, IV e V, apenas.

    D) II e V, apenas.

    E) III e IV, apenas.

Antimicrobianos podem ser classificados pelo espectro de ação, tipo de atividade antimicrobiana, grupo químico ao qual pertencem e mecanismo de ação. Ao encontro disso, macrolídeos são antimicrobianos bacteriostáticos constituídos por um anel de lactona, cujo mecanismo de ação se dá pela inibição da síntese proteica RNA dependente. Por esse caminho, é possível afirmar que pertence ao grupo de antimicrobianos denominados macrolídeos o medicamento:

    A) Amoxicilina.

    B) Doxiciclina.

    C) Ciprofloxacino.

    D) Azitromicina.

    E) Gentamicina.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...