Questões sobre Assistência Farmacêutica e Saúde Pública

Lista completa de Questões sobre Assistência Farmacêutica e Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Uso Racional de Medicamentos (URM), segundo a Organização Mundial de Saúde, parte do princípio que o paciente receba o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses individualmente requeridas, para um adequado período de tempo e a um baixo custo para ele e sua comunidade. Isso posto, analise as ações pertinentes ao profissional farmacêutico em relação à promoção do URM e identifique as corretas:


I- Reforçar as informações contidas na prescrição médica: posologia, período de tratamento, ingestão do medicamento, após alimentação ou em jejum, etc.

II- Esclarecer ao paciente que o desaparecimento dos sintomas não significa a cura da doença, bem como reafirmar que a interrupção do tratamento antes do prazo pode agravar a doença.

III- Orientar o devido descarte do medicamento após o término do tratamento. Medicamentos sólidos (cápsulas, comprimidos) devem ser descartados no lixo comum, medicamentos líquidos (suspensões, soluções) devem ser descartados na pia ou vaso sanitário.

IV- Orientar idosos polimedicados a unificar o horário da tomada de todos os medicamentos, de modo a facilitar a rotina e diminuir a chance de esquecimento.


É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) III e IV, apenas.

    D) I e II, apenas.

    E) I, II, III e IV.

No âmbito do SUS, os medicamentos disponíveis para o tratamento de doenças e/ou de agravos são classificados em três componentes: Básico, Estratégico e Especializado. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os componentes e suas características:

Primeira coluna:

1- Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)

2- Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)

3- Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF)


Segunda coluna:

( ) Medicamentos e insumos para o tratamento dos principais problemas de saúde e programas da atenção primária. O acesso aos medicamentos geralmente se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.

( ) Acesso equitativo a medicamentos e insumos para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, de importância epidemiológica e impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis.

( ) O acesso aos medicamentos deve obedecer a critérios previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. O processo de solicitação dos medicamentos é iniciado pelo usuário, ou seu responsável, e o processo se dá, via de regra, através das farmácias das regionais de saúde do estado.


Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:

    A) 1 – 2 – 3.

    B) 3 – 1 – 2.

    C) 3 – 2 – 1.

    D) 2 – 3 – 1.

    E) 1 – 3 – 2.

As infecções respiratórias são a terceira causa mundial de morte em adultos. Ao encontro disso, recentemente, por conta do novo Coronavírus (COVID-19), descoberto na China, as notícias na mídia trazem a importância das medidas que devem ser tomadas para evitar e/ou diminuir a transmissão de vírus e bactérias que podem causar infecções respiratórias. Algumas destas medidas fazem parte da “etiqueta respiratória”, que consiste em:

    A) Manter, exclusivamente, ambientes bem ventilados.

    B) Tratar com antimicrobianos possíveis suspeitas, de maneira profilática.

    C) Imunizar a população.

    D) Lavar, de modo constante, as mãos, cobrir a boca ao tossir, utilizar lenços descartáveis ao espirrar ou então espirrar na dobra (parte de dentro) dos cotovelos.

    E) Isolar pessoas contaminadas.

Os recursos financeiros do Ministério da Saúde, para o componente estratégico da Assistência Farmacêutica, são à aquisição de medicamentos de programas considerados estratégicos no cuidado da saúde. Os medicamentos e insumos são financiados e adquiridos pelo Ministério da Saúde, sendo distribuídos aos estados e Distrito Federal. Ao encontro disso, fazem parte do componente estratégico medicamentos para o tratamento de:

    A) Tabagismo, endemias focais, diabetes.

    B) Coagulopatias, hipertensão, malária.

    C) Leishmaniose, dengue, asma e demais doenças respiratórias.

    D) Tuberculose, hanseníase, IST/AIDS.

    E) Diabetes, hipertensão, dislipidemias.

A via de administração de medicamentos que pode promover a obtenção de um efeito imediato do princípio ativo, evitando sua inativação por enzimas digestivas e tendo como uma das vantagens poder administrar em pacientes inconscientes, ou com dificuldade de adesão ao tratamento, é:

    A) Via tópica.

    B) Via parenteral.

    C) Via oral.

    D) Via retal.

    E) Via nasal.

Em relação à infecção hospitalar, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:


( ) É considerada infecção hospitalar mesmo se manifestada após a alta, quando relacionada aos procedimentos da assistência hospitalar.

( ) A comissão responsável pelo controle de infecção hospitalar é a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT).

( ) Infecções hospitalares são diretamente relacionadas ao aumento no tempo de permanência no internamento, bem como são responsáveis pela morbimortalidade intra-hospitalar.

( ) A lavagem das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – F – V – V.

    B) F – V – F – F.

    C) V – F – V – V.

    D) F – V – F – V.

    E) V – V – F – F.

As ações de assistência farmacêutica são de responsabilidade das três esferas de governo.
A esfera municipal não é responsável pela seguinte ação de assistência farmacêutica:

    A) Aquisição de medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica.

    B) Dispensação de medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica.

    C) Aquisição de insulinas NPH e Regular.

    D) Financiamento bipartite dos insumos para diabetes.

Sobre a assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A seleção de medicamentos é um processo estratégico da assistência farmacêutica.
( ) A assistência farmacêutica requer um trabalho multiprofissional e interdisciplinar em busca do princípio da integralidade expresso no ordenamento jurídico do Sistema Único de Saúde.
( ) A seleção de medicamentos deve ser fortemente baseada em evidências de nível elevado para ser válida e confiável cientificamente.
Assinale a sequência correta.

    A) F F F

    B) F V V

    C) V F F

    D) V V V

Com relação à gestão clínica do medicamento, assinale a alternativa incorreta.

    A) A gestão clínica do medicamento inclui um grupo de ações voltadas para a melhoria dos resultados terapêuticos para um paciente específico e relativos às condições crônicas complexas.

    B) A gestão clínica do medicamento abrange atividades especializadas orientadas à promoção da compreensão e adesão ao tratamento, assim como o suporte ao autocuidado e à automedicação responsável.

    C) A gestão clínica do medicamento tem como foco o acesso à prescrição e à dispensação de maneira oportuna e eficiente.

    D) A gestão clínica do medicamento tem abordagem integral e contribui para aumentar tanto a eficiência como a resolutividade da assistência farmacêutica.

Considerando o disposto na Resolução nº 44/2009, no que diz respeito ao serviço farmacêutico de atenção farmacêutica, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Devem ser elaborados protocolos para as atividades relacionadas a? atenção farmacêutica, incluídas referências bibliográficas e indicadores para avaliação dos resultados.

    B) O farmacêutico deve orientar o usuário a buscar assistência de outros profissionais de saúde, quando julgar necessário, considerando as informações ou resultados decorrentes das ações de atenção farmacêutica.

    C) As ações relacionadas a? atenção farmacêutica devem ser registradas de modo a permitir a avaliação de seus resultados.

    D) A atenção farmacêutica deve ter como objetivos a prevenção, detecção e resolução de problemas relacionados a medicamentos, promover o uso racional dos medicamentos, a fim de melhorar a saúde e qualidade de vida dos usuários.

    E) O farmacêutico deve contribuir para a farmacovigilância, notificando a ocorrência ou suspeita de evento adverso ou queixa técnica somente a? indústria farmacêutica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...