Questões de Finanças do ano 2012

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Pertencem ao subsistema de supervisão na estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN), EXCETO

  • A. entidades prestadoras de serviços financeiros regulamentados
  • B. Secretaria de Previdência Complementar
  • C. Banco Central do Brasil
  • D. IRB – Brasil Resseguros
  • E. Comissão de Valores Mobiliários

A administração indireta do Estado é composta por pessoas jurídicas criadas por lei ou instituídas mediante autorização legal, com o objetivo de desempenhar atividades administrativas de forma descentralizada.

Nesse contexto, são entidades integrantes da denominada administração indireta:

  • A. autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista
  • B. associações públicas, organizações sociais e fundações públicas
  • C. sociedades de economia mista, empresas estatais e organizações da sociedade civil de interesse público
  • D. empresas públicas, sociedades de economia mista e concessionárias de serviços públicos
  • E. fundações públicas, concessionárias de serviços públicos e consórcios públicos

Uma empresa tem duas alternativas para adquirir um equipamento.

  • A. alugar o equipamento, pois a compra equivale a um custo mensal de R$ 2.870,00.
  • B. alugar o equipamento, pois a compra equivale a um custo mensal de R$ 2.670,00.
  • C. alugar o equipamento, pois a compra equivale a um custo mensal de R$ 2.530,00.
  • D. comprar o equipamento, pois a compra equivale a um custo mensal de R$ 2.370,00.
  • E. comprar o equipamento, pois a compra equivale a um custo mensal de R$ 2.470,00.

A estruturação financeira (Project Finance), visando à realização de projetos de investimento, difere das formas mais tradicionais de financiamento.

As diferenças são consequências das características próprias do Project Finance, dentre as quais NÃO se inclui a

  • A. avaliação cuidadosa dos diversos tipos de risco do empreendimento.
  • B. análise cuidadosa dos ativos reais oferecidos em garantia aos financiadores do projeto pelo seu executor.
  • C. participação no empreendimento de vários tipos de capitais financiadores, para assumir os diversos tipos de risco.
  • D. criação de uma nova empresa, uma Sociedade de Propósito Específico, para a condução do empreendimento.
  • E. ênfase nos recebíveis do projeto como fonte de recursos para o pagamento dos financiadores.

Um projeto de investimento implica um gasto inicial de R$ 100.000,00, seguido de 3 receitas líquidas sucessivas de R$ 5.000,00, de uma receita líquida de R$ 105.000,00 no quarto período e, no quinto período, de uma receita líquida de R$ 2.000,00. O diagrama abaixo, no qual cada unidade corresponde a R$ 1.000,00, ilustra o fluxo financeiro do projeto.

 

Examinando-se esse diagrama e considerando-se juros compostos, conclui-se que o(a)

  • A. valor presente líquido é sempre positivo.
  • B. valor presente líquido, avaliado à taxa de desconto de 5% por período, é negativo.
  • C. prazo de recuperação do gasto de investimento realizado é de 5 períodos.
  • D. taxa interna de retorno é maior que 5% por período.
  • E. taxa interna de retorno se situa entre 2% e 5% por período.

O custo médio ponderado de capital (WACC) para certa empresa depende da relação entre o capital de terceiros (D) e o capital próprio (E). A figura abaixo ilustra essa variação do WACC, em relação a D / (D+E).

Pelo exame dessa figura, conclui-se que, para minimizar o WACC, a estrutura de capital ideal

  • A. é de 30% de endividamento sobre o capital total.
  • B. é de 70% de endividamento sobre o capital total.
  • C. é indiferente, a figura ilustrando a proposição de Modigliani-Miller.
  • D. leva o WACC a ser igual a 6% ao ano.
  • E. tem menor risco financeiro do que se tivesse 100% de capital próprio.

Há duas taxas internas de retorno correspondentes à sequência de gastos (considerados como valores negativos) e de recebimentos (considerados como valores positivos) de certo projeto de investimento.

Nesse caso, a(s)

  • A. sequência de gastos (−) e recebimentos (+) apresenta apenas uma inversão de sinal.
  • B. maior taxa interna de retorno é a relevante para um investidor de postura agressiva.
  • C. menor taxa interna de retorno é a relevante para um investidor de postura prudente.
  • D. duas taxas internas de retorno são positivas.
  • E. duas taxas internas de retorno zeram o valor presente líquido quando usadas como taxa de desconto.

Dentre os princípios orçamentários fundamentais e operacionais utilizados pelo orçamento público nacional, aquele que afirma que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operação de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei, é definido como

  • A. Princípio da Universalidade
  • B. Princípio do Equilíbrio
  • C. Princípio da Reserva Legal
  • D. Princípio da Exclusividade
  • E. Princípio da Discriminação ou Especificação

No decorrer do exercício financeiro, é permitido ao Poder Executivo solicitar ao Legislativo o acréscimo das dotações orçamentárias. Esses acréscimos, autorizados e adicionados ao orçamento corrente, denominam-se créditos adicionais.

Os créditos adicionais denominados créditos suplementares destinam-se a

  • A. reforçar uma dotação já existente no orçamento do exercício financeiro corrente.
  • B. financiar programas novos que não possuem dotação específica no orçamento vigente.
  • C. atender despesas imprevistas e urgentes (calamidade pública, surtos epidêmicos, etc).
  • D. prover, de forma ilimitada, recursos para programas iminentes face à urgência das situações que os justificam.
  • E. resguardar o exercício futuro, exceto se abertos nos últimos quatro meses do ano do orçamento em exercício.

Caracteriza-se como uma operação ativa dos Bancos de Desenvolvimento Estaduais a(o)

  • A. emissão de cédulas pignoratícias de debêntures
  • B. emissão de cédulas hipotecárias
  • C. concessão de empréstimos e financiamentos
  • D. depósito a prazo
  • E. endosso de cédulas hipotecárias
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