Questões de Geografia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Citando exemplos de cidades brasileiras que se enquadram na situação descrita, o autor destaca além de São Paulo as cidade de

  • a.

    Cuiabá e Curitiba, ambas situadas em áreas de planaltos já bastante dissecados e, facilmente, cortados por eixos rodo-ferroviários.

  • b.

    Belém e Recife, devido à situação de porto e estuário de duas bacias fluviais que fazem a ligação com os respectivos e vastos hinterlands.

  • c.

    Porto Alegre e Campo Grande, devido à situação de pólos concentradores da produção agropecuária de vasta região com forte presença de imigrantes.

  • d.

    Salvador e Belo Horizonte, uma no litoral e outra no planalto, mas ambas cidades que aglutinaram, desde o período colonial funções comerciais e administrativas.

  • e.

    Florianópolis e São Luís situadas em ilhas o que lhes garantiu amplas possibilidades de tornarem-se entrepostos comerciais agroexportadores.

No Brasil, a introdução do grande capital no campo promoveu um intenso processo de modernização da agricultura brasileira responsável, dentre outros fatos

  • a.

    pela ampliação das áreas monocultoras o que favorece o desenvolvimento de grande quantidade de espécies invasoras, pragas que proliferam rapidamente.

  • b.

    pelo crescente aumento do número de trabalhadores permanentes, o que modificou as condições de vida de parte significativa da população rural.

  • c.

    pela importação de modelos agrícolas criados em áreas temperadas facilmente adaptados às nossas condições de tropicalidade.

  • d.

    pela ampliação da policultura e do sistema de jardinagem que racionalizam a ocupação do solo que se torna menos propenso aos processos erosivos.

  • e.

    pela introdução de maquinário pesado que dificulta o processo de lixiviação dos solos e conserva sua fertilidade natural, reduzindo o emprego de fertilizantes.

A autora refere-se à forma que toma o ensino na Geografia

  • a.

    crítica.

  • b.

    regional.

  • c.

    quantitativa.

  • d.

    tradicional.

  • e.

    escolar.

Segundo Almeida (2001), determinados desenhos de representações do espaço, feitos por alunos de 4a e 5a séries, podem ser considerados como �mapas de crianças�. Porém, esses desenhos apresentam importantes diferenças em relação ao mapa, que é uma representação de outra ordem, na qual

I. usam-se simbologias com convenções ou da semiologia gráfica.

II. os objetos são reduzidos por comparação e situados uns em relação aos outros.

III. prevalece a representação pictórica, com predomínio de equivalentes analógicas.

IV. a superfície terrestre é projetada sobre um plano usando-se projeção cartográfica.

Estão corretos SOMENTE

  • a.

    I e II.

  • b.

    I e III.

  • c.

    I e IV.

  • d.

    II e III.

  • e.

    III e IV.

Cavalcanti (1998), com base em Raffestin (1993), entende que o conceito de território, na Geografia atual, deva ir além da visão predominante na Geografia Tradicional, que o considera um atributo do Estado-Nação. Em um nova perspectiva, o território deve ser entendido como

  • a.

    produzido pelos homens, por atores sociais nas relações de poder tecidas em sua existência.

  • b.

    produto da relação homem-meio, evidenciando o maior ou menor domínio sobre os recursos naturais.

  • c.

    efeito da projeção, sobre o espaço, das novas tecnologias que conectam indivíduos em variadas escalas.

  • d.

    um conceito puramente jurídico, já que se refere às condições legais que regulam o acesso dos povos à terra.

  • e.

    um atributo de organismos como a ONU e a Cruz Vermelha, cujas ações ultrapassam os limites das fronteiras nacionais.

Ainda nos dias atuais, para o conhecimento da dinâmica populacional, os estudos sobre população utilizam-se de dados referentes

  • a.

    ao mercado de trabalho e à população economicamente ativa.

  • b.

    à natalidade, fecundidade, mortalidade e migração.

  • c.

    aos setores primário, secundário e terciário.

  • d.

    aos grupos étnicos, à mortalidade infantil e expectativa de vida.

  • e.

    ao PIB total, à renda per capita e renda média anual.

Dentre os fatores responsáveis pelas recentes formas de relevo encontradas no território brasileiro destaca-se

  • a.

    a intensa atividade vulcânica durante o quaternário.

  • b.

    a ocorrência de dobramentos modernos.

  • c.

    o predomínio de escudos e maciços cristalinos.

  • d.

    o aumento da ação antrópica nas últimas décadas.

  • e.

    o desgaste erosivo de climas anteriores e atuais.

As questões de números 44 e 45 estão relacionadas ao mapa da região Nordeste.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente uma das sub-regiões nordestinas.

  • A.

    1 − Meio-Norte: a porção mais povoada do Nordeste.

  • B.

    2 − Sertão: sua principal atividade é o extrativismo mineral

  • C.

    2 − Sertão: a porção mais populosa do Nordeste.

  • D.

    3 − Agreste: sua principal atividade é a indústria.

  • E.

    4 − Zona da Mata: a porção mais populosa do Nordeste.

As questões de números 44 e 45 estão relacionadas ao mapa da região Nordeste.

Tomando como referência Aracaju, pode-se afirmar que

  • A.

    Teresina está a leste.

  • B.

    São Luís está a noroeste.

  • C.

    Recife está a noroeste.

  • D.

    Fortaleza está a oeste.

  • E.

    Salvador está a sudeste.

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