Questões de Gestão de Pessoas

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Os gestores das organizações formam equipes de trabalho pelos mais diversos motivos. Sobre esses motivos, assinale a alternativa incorreta.

    A) Melhoria de produtividade

    B) Necessidade de flexibilidade e agilidade nas decisões

    C) Diversidade da força de trabalho

    D) Melhoria da qualidade

    E) Redução de gastos com funcionários

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ? “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.


Para uma avaliação de desempenho mais aderente à estratégia organizacional, é necessário unir a gestão por competências com a gestão do desempenho. É preciso integrar, em um único modelo de gestão, as atividades de planejamento, acompanhamento e avaliação de desempenho, a partir de um diagnóstico das competências essenciais à organização, desde o nível corporativo até o nível individual.

Equipes são um tipo especial de grupo de tarefas, constituído de dois ou mais indivíduos responsáveis pelo cumprimento da meta ou do objetivo. As equipes podem ser classificadas em cinco categorias. Assinale a alternativa que dá nome à categoria de equipe que monitora, padroniza e aperfeiçoa processos de trabalho envolvendo diferentes partes da organização.

    A) Equipe para solução de problemas

    B) Equipe virtual

    C) Equipe interfuncional

    D) Equipe especial de projetos

    E) Equipe de trabalho autogerenciada

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ? “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.


O mecanismo de avaliação de desempenho observa o nível individual (ou seja, como é o desempenho do indivíduo na organização), sendo o desempenho no trabalho resultante apenas das competências inerentes ao indivíduo (a competência ou o desempenho do indivíduo exercem influência na competência ou no desempenho da organização).

O processo de desenvolvimento de um grupo tem um ciclo de maturidade. São cinco estágios. Assinale a alternativa que dá nome ao estágio que o grupo começa a trabalhar efetivamente junto.

    A) Formação

    B) Tormenta

    C) Normalização

    D) Desempenho

    E) Interrupção

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ? “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.


Um modelo utilizado para a implementação da gestão por competências nas empresas tem como passo inicial a identificação do gap (lacuna) de competências dessas organizações. Esse processo consiste em estabelecer os objetivos e as metas a serem alcançados segundo a intenção estratégica das organizações e, depois, identificar a lacuna entre as competências necessárias a? consecução desses objetivos e as competências internas disponíveis nas empresas. Os passos seguintes compreendem o planejamento, a seleção, o desenvolvimento e a avaliação de competências, buscando minimizar a referida lacuna, o que pressupõe a utilização de diversos subsistemas de recursos humanos, entre os quais estão o recrutamento, a seleção, o treinamento e a gestão de desempenho.

Grupo é um conjunto de indivíduos no qual o comportamento e/ou desempenho de um dos membros é influenciado pelo comportamento e/ou desempenho de outros membros. Assinale a alternativa que contém o tipo de grupo que é especificado no organograma da organização, é composto de subordinados que se reportam diretamente a um determinado supervisor.

    A) Grupo de tarefas

    B) Grupo de comando

    C) Grupo de interesse

    D) Grupo de amizade

    E) Grupo de necessidade

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ? “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.


Nas três dimensões de competência, encontra-se o famoso CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes). Conhecimentos conglomeram a informação em si, o saber por quê. As habilidades estão vinculadas à técnica, à capacidade e ao saber como. As atitudes mostram a identidade, a determinação e o querer fazer.

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ? “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.


No que diz respeito à aproximação entre os objetivos organizacionais e as ações de TD&E, é necessário reconhecer a discrepância entre os desempenhos manifestados pelos indivíduos e os desempenhos esperados pela organização. Em termos de resultados, podem ser realizados três tipos de análise: organizacional; de tarefas; e individual. Nessa etapa, são identificadas as capacidades que uma organização precisa desenvolver para alcançar seus objetivos, são identificados os conhecimentos, as habilidades e as atitudes (CHA) que um indivíduo deve apresentar para desempenhar sua função e são identificados os indivíduos que necessitam de treinamento por não apresentarem CHA em seus reperto?rios.

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ? “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.


Podem ser exemplos de ações que visam à promoção de desenvolvimento do colaborador os cursos e as palestras sobre qualidade de vida no trabalho.

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