Questões de Informática / Microinformática da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A reunião de planejamento da sprint do Scrum é o evento em que

  • A. é definida a equipe scrum e são cancelados os itens da sprint anterior que não tenham sido entregues e os que tenham sido entregues, mas tenham sido rejeitados pelo usuário.
  • B. são escritas as histórias dos usuários por meio do planning poker.
  • C. é definida a meta da sprint e são selecionados os itens do product backlog que comporão a sprint.
  • D. é decidido pelo PO (product owner) se haverá o cancelamento ou não da sprint em curso.
  • E. participam exclusivamente o PO (product owner) e o SM (scrum master), que, por meio do planning poker, priorizaram os itens do backlog.

Um gestor de desenvolvimento de software ficou responsável por avaliar a qualidade de determinado software. Nessa avaliação, ele utilizou atributos categorizados em características, como, por exemplo, a funcionalidade. Para essa característica — funcionalidade —, o usuário do software pode utilizar como métricas as subcaracterísticas

  • A. eficiência e interoperabilidade.
  • B. manutenibilidade e portabilidade.
  • C. adequação e acurácia.
  • D. maturidade e confiabilidade.
  • E. inteligibilidade e usabilidade.

Um usuário avaliou um software sob o ponto de vista da qualidade em uso, em complemento à medição de qualidade interna e externa do referido software. O produto, sob a perspectiva do usuário, falhou em lhe permitir o atingimento das metas especificadas com acurácia e completude em um contexto de uso especificado.

Nessa situação, o software avaliado falhou no atributo

  • A. segurança.
  • B. eficácia.
  • C. satisfação.
  • D. analisabilidade.
  • E. produtividade.

Acerca de modelagem de sistemas que utilizem os diagramas da UML 2, assinale a opção correta.

  • A. Excetuando-se o aspecto temporal, o diagrama de sequência demonstra o comportamento de um elemento por meio de um conjunto finito de transições.
  • B. O diagrama de classes determina os componentes de hardware do sistema e as suas características físicas, como topologias, servidores, estações de trabalho e protocolos de comunicação.
  • C. Assim como o diagrama de estados, alguns diagramas da UML fornecem uma visão externa e mais geral do sistema a ser desenvolvido.
  • D. O diagrama de classes, em que são estabelecidas as formas sobre como as classes se relacionam e trocam informações entre si, serve de apoio para os demais diagramas.
  • E. Uma vez que objetiva ser geral e representar como o sistema se comportará, o diagrama de casos de uso é produzido após a fase de levantamento e análise de requisitos do sistema.

Assinale a opção correta a respeito do diagrama de sequência.

  • A. O referido diagrama não representa a chamada de métodos disparados por mensagens entre objetos.
  • B. O diagrama de sequência é um diagrama comportamental que se pauta na ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos em determinado processo.
  • C. O diagrama em questão contém as chamadas transições internas, que não produzem modificações no estado de um objeto ou de um ator.
  • D. Os objetos instanciados nesse tipo de diagrama podem ser representados por intermédio de uma associação de dependência junto com o estereótipo
  • E. Nesse tipo de diagrama, as ligações entre os objetos chamados e os atores envolvidos no processo que se busque sequenciar são denominadas associações, de forma similar ao que ocorre com o diagrama de classes.

Com referência às arquiteturas multicamadas de aplicações para o ambiente web, assinale a opção correta.

  • A. Se, na camada de dados, for realizada uma alteração no banco de dados, o restante das camadas também será afetado.
  • B. O modelo de três camadas recebe essa denominação caso um sistema cliente-servidor seja desenvolvido mantendo-se a camada de negócio do lado do cliente e as camadas de apresentação e dados no lado do servidor.
  • C. Cada camada é normalmente mantida em um servidor específico para tornar-se o mais escalonável e independente possível em relação a outras camadas, estando entre as suas principais características o eficiente armazenamento e a reutilização de recursos.
  • D. O objetivo das arquiteturas multicamadas consiste na junção de responsabilidades entre os componentes das aplicações web, de modo a atender aos requisitos funcionais e não funcionais esperados pela aplicação.
  • E. Na arquitetura de duas camadas — apresentação e armazenamento —, o computador que contiver a base de dados terá de ficar junto com os computadores que executarem as aplicações.

A respeito da JSP (JavaServer Pages), assinale a opção correta.

  • A. As páginas JSP compiladas não precisam ser executadas em uma máquina virtual Java (JVM).
  • B. O scriptlet é o conteúdo integral de um trecho de código Java que esteja dentro das tags
  • C. O comando  avalia uma expressão e insere o seu resultado na saída, podendo o conteúdo do atributo value ser dinâmico como um texto literal ou uma expressão escrita.
  • D. O método POST do HTML não pode ser utilizado para enviar ou receber dados.
  • E. Uma página criada com a tecnologia JSP, depois de instalada em um servidor de aplicação compatível, estará pronta para ser executada, não havendo a necessidade de ela ser transformada em um Servlet.

No que se refere a web services, assinale a opção correta.

  • A. As solicitações e respostas XML trafegam no protocolo HTTP, não sendo possível utilizá-las nos protocolos FTP e SMTP.
  • B. Um dos componentes de um web service SOAP (simple object access protocol) é a UDDI (universal description, discovery and integration), a qual é um arquivo do tipo XML que descreve detalhadamente um web service, especificando como deve ser o formato de entrada e saída de cada operação.
  • C. As duas formas de envio de mensagem para que um cliente possa efetuar solicitações a um web service são one-way messaging e request-response messaging.
  • D. O WSDL (web services description language) é uma linguagem para o desenvolvimento de web services similar ao XML.
  • E. Os web services permitem a integração de sistemas, todavia dependem da linguagem de programação sob a qual tenham sido desenvolvidos e do sistema operacional do computador onde esses sistemas forem executados.

Ao criar um novo projeto padrão por meio do Android Studio, o programador poderá desenvolver sua APP para diversos dispositivos. Nesse sentido, com o objetivo de criar um jogo para smartphones, os arquivos de som deverão ser armazenados dentro da estrutura padrão do diretório

  • A. manifest.
  • B. layout.
  • C. menu.
  • D. res.
  • E. Java.

Durante o planejamento de um projeto e a elaboração dos casos de uso, foram incluídos diversos componentes para cálculos de tributos e da quantidade de recursos orçamentários alocados. De acordo com os níveis de testes existentes, o resultado de um dos componentes em questão poderá ser validado por meio do teste

  • A. unitário
  • B. de sistema.
  • C. de aceitação.
  • D. de codificação.
  • E. de integração.
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