Questões de Legislação de Trânsito

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Quanto à sinalização vertical de advertência, assinale a opção correta.

    A) Essa sinalização tem por finalidade a indicação apenas de condições potencialmente perigosas de natureza permanente.

    B) Geralmente, essa sinalização não exige a redução de velocidade dos veículos.

    C) Essa sinalização deve ser utilizada mesmo que o perigo não se evidencie por si só.

    D) Essa sinalização é de uso exclusivo em vias urbanas, uma vez que não existe necessidade real de seu emprego em vias rurais.

    E) As formas e cores dessa sinalização podem ser alteradas por força de portaria da autoridade de trânsito com jurisdição sobre a via.

Informações complementares aos sinais de regulamentação

    A) são cabíveis no sinal de parada obrigatória.

    B) são cabíveis no sinal de dê a preferência.

    C) devem ser utilizadas, obrigatoriamente, em placa adicional.

    D) devem ser incorporadas à placa principal, em um só conjunto, com a placa na forma circular.

    E) devem ser incorporadas à placa principal, em um só conjunto, com a placa na forma retangular.

Os princípios básicos que regem a concepção e a implantação da sinalização vertical de trânsito incluem, entre outros,

    A) clareza e discricionariedade.

    B) suficiência e legalidade.

    C) oportunidade e visibilidade.

    D) precisão e autoexecutoriedade.

    E) imperatividade e confiabilidade.

Assinale a opção que apresenta corretamente o significado da sinalização precedente.

    A) passagem de nível sem barreira

    B) passagem de nível com barreira

    C) cruz de Santo André

    D) barreira automática

    E) área com desmoronamento

À luz da legislação brasileira de trânsito, assinale a opção correta.

    A) Pedestres que estejam atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão sempre prioridade de passagem, inclusive nos locais com sinalização semafórica de controle de passagem.

    B) O ciclista, mesmo quando montado na bicicleta, equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

    C) A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas, nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, nos bordos da pista de rolamento, no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, ainda que o trecho não seja dotado de ciclofaixa.

    D) Motorista profissional não deve dirigir veículo de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas por mais de cinco horas e meia ininterruptas.

    E) O registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo é item obrigatório apenas nos veículos de transporte de passageiros com doze lugares ou mais.

Texto 31A1
Marcos, que acabara de mudar de endereço dentro do mesmo município, saiu rapidamente de casa com a sua camioneta (veículo A, com peso bruto total de 3.500 kg), acessando uma via pavimentada, pista de trânsito rápido, sem sinalização regulamentadora, dividida por duas linhas longitudinais na cor amarela. Estava a 105 km/h quando passou a trocar de luz baixa para alta, por curto período de tempo, com o veículo B, à sua frente, na mesma faixa de tráfego, em um trecho onde a faixa do seu lado da via era seccionada. Ao tentar ultrapassar o veículo B, viu que este indicava o propósito de ultrapassar o veículo C, à frente. Por saber que o seu veículo era mais veloz, Marcos ultrapassou os veículos B e C, porém colidiu com o veículo D, conduzido por João, que saia de uma via com imóveis ao longo de sua extensão. João foi projetado para fora do carro e caiu desacordado. Marcos não se feriu; manteve a calma, pediu socorro, verificou o estado da vítima e prestou-lhe pronto e integral socorro. João teve fratura em seu membro inferior.
Ainda a respeito da situação hipotética apresentada no texto 31A1, assinale a opção correta.

    A) Marcos teria cometido infração gravíssima caso tivesse realizado a ultrapassagem na marcação viária longitudinal de linha dupla contínua.

    B) Entre as primeiras providências tomadas no local do acidente, Marcos deveria ter garantido a segurança, posicionando a sinalização a noventa passos longos de distância do acidente, a fim de garantir o aumento do tempo de reação dos outros motoristas que trafegavam na pista.

    C) Embora Marcos tenha-se envolvido em acidente grave, ele só poderá ser submetido a curso de reciclagem se for condenado judicialmente.

    D) Se a carteira nacional de habilitação (CNH) de Marcos for de categoria B, ele deverá ser multado por dirigir com CNH de categoria diferente da necessária para a condução de seu veículo, a camioneta.

    E) Marcos deverá ser preso em flagrante por ter-se envolvido em acidente de trânsito do qual resultou uma vítima.

Texto 31A1
Marcos, que acabara de mudar de endereço dentro do mesmo município, saiu rapidamente de casa com a sua camioneta (veículo A, com peso bruto total de 3.500 kg), acessando uma via pavimentada, pista de trânsito rápido, sem sinalização regulamentadora, dividida por duas linhas longitudinais na cor amarela. Estava a 105 km/h quando passou a trocar de luz baixa para alta, por curto período de tempo, com o veículo B, à sua frente, na mesma faixa de tráfego, em um trecho onde a faixa do seu lado da via era seccionada. Ao tentar ultrapassar o veículo B, viu que este indicava o propósito de ultrapassar o veículo C, à frente. Por saber que o seu veículo era mais veloz, Marcos ultrapassou os veículos B e C, porém colidiu com o veículo D, conduzido por João, que saia de uma via com imóveis ao longo de sua extensão. João foi projetado para fora do carro e caiu desacordado. Marcos não se feriu; manteve a calma, pediu socorro, verificou o estado da vítima e prestou-lhe pronto e integral socorro. João teve fratura em seu membro inferior.
Considerando-se a situação hipotética apresentada no texto 31A1, é correto afirmar que João, para acessar a via pavimentada onde ocorreu o acidente, saiu de uma via

    A) de trânsito rápido.

    B) coletora.

    C) arterial.

    D) local.

    E) rural.

Considerando os critérios de identificação veicular e seus aspectos técnicos e legais, julgue o item a seguir.


Para verificar possível adulteração no número de identificação veicular, o perito responsável pelo exame deverá comparar, entre outros, os caracteres apostos na etiqueta fixada no assoalho do automóvel, sendo obrigatória, para a frota nacional, a colocação dessa etiqueta.

Considerando os critérios de identificação veicular e seus aspectos técnicos e legais, julgue o item a seguir.


No caso de automóvel fabricado no ano de 2018, a décima posição da etiqueta de identificação do veículo representa o ano de fabricação do automóvel, indicado pela letra J.

A respeito do cronotacógrafo e do etilômetro, bem como do uso desses instrumentos inerentes às atividades cotidianas do policial rodoviário federal, julgue o item subsecutivo.
Conforme regramento do Código de Trânsito Brasileiro, o policial rodoviário deverá submeter ao teste de etilômetro somente o condutor que apresentar um conjunto de sinais de alteração da capacidade psicomotora.

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