Questões de Língua Portuguesa

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Atente para as frases a seguir:

“Sem leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram.”

“Além disso, o livro estimula os sonhos, a imaginação, a fantasia.”

Os enunciados apresentam, respectivamente, os seguintes recursos estilísticos:

  • A. Eufemismo e metáfora.
  • B. Ironia e metonímia.
  • C. Metonímia e ironia.
  • D. Personificação e metáfora.
  • E. Hipérbole e ironia.

Assinale a opção em que a figura de linguagem está corretamente identificada.

  • A. “... cuidar do mundo e vigiar o mundo, e gritar os seus brados... que ninguém escuta e chorar... as desgraças previsíveis e carpir junto com os demais...”. (linhas 54-58) — Polissíndeto.
  • B. “O inquieto coração que ama e se assusta e se acha responsável pelo céu e pela terra, o insolente coração não deixa.” (linhas 41-43) — Ironia.
  • C. “...não que o mundo lhe agradeça nem saiba sequer que esse estúpido coração existe.” (linhas 58-60) — Perífrase.
  • D. “...o misterioso sentimento de fraternidade que não acha nenhuma China demasiado longe...” (linhas 62-64) — Catacrese.

No período inicial do texto 1 - O cristianismo impregna, com maior ou menor evidência, a vida cotidiana, os valores e as opções estéticas até mesmo dos que o ignoram. – ocorre um exemplo de linguagem figurada, denominada antítese, estruturada na oposição semântica maior/menor.

Os vocábulos abaixo que também serviriam para estruturar uma antítese são:

  • A. Às vezes ganha destaque ou relevância no noticiário.
  • B. Entender os debates mais recentes ou anacrônicos...
  • C. ...eventuais alusões a um suposto conhecimento prévio ou previsto.
  • D. ...as práticas humanitárias ou filantrópicas...
  • E. ..que nos dirigimos a eminentes ou desprestigiados especialistas.

Metáfora é a figura de palavra em que um termo substitui outro em vista de uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam. Essa semelhança é resultado da imaginação, da subjetividade de quem a cria.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A. A metáfora também pode ser entendida como uma comparação abreviada, em que o conectivo comparativo não está expresso, mas subentendido.
  • B. Na metáfora, a qualidade comum e o conectivo comparativo são expressos com semelhanças entre os elementos A e B que passam a ser puramente mental.
  • C. Muitas vezes a comparação metafórica traz expressa no próprio enunciado a presença do raciocínio lógico.
  • D. Nenhuma das alternativas

Dentre os mecanismos linguísticos utilizados para que sejam feitas referências a elementos presentes no texto está a anáfora. Leia os trechos a seguir:

I. “[...] estafada pela febre das suas paixões.” (1º§)

II. “A cidade caiu no letargo de todas as noites.” (1º§)

III. “[...] cessaram os últimos restos do trabalho e do prazer, [...]” (1º§)

IV. “[...] esfalfada pelas suas ambições, extenuadas pelas suas lutas, [...]” (1º§)

A ocorrência de tal mecanismo pode ser evidenciada apenas em:

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. I, II e III.
  • D. I, II e IV.

Acerca do poema acima e de seus aspectos linguísticos, julgue os itens que se seguem. No último verso do poema, observa-se um fenômeno denominado silepse – que ocorre em frases como O povo brasileiro somo patriotas –, uma vez que a concordância verbal se faz com uma ideia e não com o sujeito da oração, que, no caso, é o termo “essa voz”.

  • C. Certo
  • E. Errado


A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

No quarto período do primeiro parágrafo, há elipse do complemento da forma verbal “usar”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre os elementos que contribuem para a organização textual estão as formas remissivas, sendo fundamentais para a construção textual. Dentre as expressões destacadas a seguir, NÃO se trata de uma expressão referencial anafórica no trecho do texto em que foi empregada:

  • A. “[...] o regime comunista onde ele se implantou.” (4º§)
  • B. “[...] isso talvez possa ser feito sem violência, [...]” (6º§)
  • C. “[...] o seu sonho da sociedade proletária se tenha frustrado.” (2º§)
  • D. “[...] que importa é encontrar outros meios de torná-lo realidade.” (3º§)

Em relação ao desempenho da língua na crônica em análise, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Predomina exclusivamente a norma culta da língua na modalidade escrita.

( ) Em ... somos exilados da própria vida, último parágrafo, o adjetivo destacado está empregado no sentido metafórico, para sugerir sentido de distanciamento.

( ) No terceiro parágrafo, ao se referir ao tempo passado, a autora recorre a formas verbais que indicam estados durativos, ainda não terminados.

( ) Os adjetivos desdentadas, malcheirosas, despossuídas são formados pelo processo de composição.

( ) Em Não havia um milhão de coisas que facilitam, ampliam, iluminam – ou atormentam – nossa vida, a autora recorre à hipérbole como recurso persuasivo.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, F, F, V, F
  • B. F, V, F, F, V
  • C. V, F, V, V, F
  • D. F, V, V, F, V

Acerca das figuras de linguagem, recurso estilístico usado para propiciar maior expressividade ao texto literário, assinale a alternativa correta:

  • A. Antítese: consiste na aproximação de termos iguais, sendo enfatizada essa relação de sinonímia.
  • B. Hipérbole: trata-se de minimizar uma ideia com a finalidade suavizar o discurso.
  • C. Ironia: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico.
  • D. Prosopopeia ou personificação: consiste em atribuir a seres animados predicativos que são próprios de seres inanimados.
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