Questões de Língua Portuguesa do ano 2017

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Releia o trecho a seguir.

“Em 41% das unidades, não havia um negatoscópio (aparelho para avaliar uma radiografia) e a falta de estetoscópio foi registrada em 23% das fiscalizações.”

O substantivo “negatoscópio” é formado por “negato” (de negativo) e o elemento “-scópio”, assim como “estetoscópio” é formado por “esteto-” (peito) e o mesmo elemento “-scópio”. De forma semelhante existem diversas outras palavras com esse tipo de formação, como microscópio, caleidoscópio, telescópio e outras.

A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta o significado do elemento “-scópio”.

  • A. Instrumento para observar.
  • B. Dispositivo para isolar.
  • C. Instrumento para auscultar.
  • D. Dispositivo para cortar.

Em “Não esperamos a tinta secar completamente”, o vocábulo destacado constitui um caso de derivação:

  • A. Imprópria
  • B. Regressiva
  • C. Prefixal
  • D. Sufixal
  • E. Prefixal e Sufixal

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os próximos itens.

As palavras “pedagogicamente” (l.8), “fortemente” (l.14) e “historicamente” (l.27) são formadas por derivação sufixal e apresentam dois acentos tônicos: o principal herdado das palavras primitivas e o secundário, introduzido pelo sufixo “-mente”.

  • C. Certo
  • E. Errado

O jornalista decidiu que no feriado iria fazer um passeio com os filhos no zoológico da cidade. Na volta, reuniria os amigos e tomariam uma boa aguardente enquanto pensavam em um passatempo que não fosse falar de política ou esporte.

Assinale a correlação correta entre a palavra dada, extraída do texto acima, e o processo de sua formação.

  • A. jornalista derivação prefixal
  • B. aguardente  derivação sufixal
  • C. volta  parassintetismo
  • D. passatempo composição por justaposição

“Transformar os professores em êmulos da Polícia Federal será a solução do problema?” (5º§) A palavra que possui o significado oposto de “êmulos” é

  • A. rivais.
  • B. aliados.
  • C. concorrentes.
  • D. competidores.

“Como numa reação contra séculos de doutrinação gramatical e estigmatização da fala dos menos instruídos, alguns teóricos passaram equivocadamente a supervalorizar o erro e a relativizar a importância da língua padrão”

Quanto à estrutura e processo de formação de algumas das palavras desse período, analise as alternativas a seguir e assinale a única correta.

  • A. Em “passaram”, a desinência “–ram" é númeropessoal.
  • B. “Valor” é o radical da palavra “supervalorizar”.
  • C. Em: “relativizar”, a segunda vogal “a” é uma desinência modo-temporal.
  • D. Em “equivocadamente”, tem-se a presença de prefixo e de sufixo.

Com base na leitura, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O sufixo “inho” marca o grau diminutivo do substantivo “muro” e tem, no texto, um efeito semântico pejorativo.

II. “Consternação” é um substantivo concreto e pode, no texto, ser substituído por “raiva”.

  • A. As afirmativas I e II são corretas.
  • B. Apenas a afirmativa I é correta.
  • C. Apenas a afirmativa II é correta.
  • D. Nenhuma afirmativa é correta.

Nas gramáticas, na parte referente à formação de palavras, está descrita a possibilidade de se empregar uma classe de palavras com o funcionamento típico de outra, mecanismo conhecido como derivação imprópria. Tendo essa informação em mente, considere os fragmentos destacados a seguir.

I ^ Também entre os grandes, temos os pintores, com seus autorretratos (1.19-20).

II ^ O advento da web 2.0 expandiu o falar de si (1.29).

III ^ Já o internauta [...] pode usar também a palavra, o áudio e o vídeo, incluindo a voz e o gesto (1.3741).

Qual(is) fragmento(s) evidencia(m) que a derivação imprópria foi explorada no texto?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas III.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

O sufixo –INHA em “roupinhas” (linha 2) e “casinha” (linha 7) apresenta valor semântico

  • A. pejorativo.
  • B. afetivo.
  • C. aumentativo.
  • D. neutro.

Assinale a alternativa que apresenta apenas palavras com o mesmo processo de formação de “insatisfeita”.

  • A. Inimigo, irreal, inadmissível, interesse.
  • B. Induzir, ilegal, inimaginável, idôneo.
  • C. Imutável, inacreditável, improvável, ilógico.
  • D. Incrível, impossível, irracional, ideal.
  • E. Ilegível, intacto, ilícito, irreparável.
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