Questões sobre Sintaxe

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O autor empregou duas vezes a expressão vez que (linhas 1 e 5). Ela pode ser substituída, sem prejuízo para a compreensão do texto, por:

  • A.

    sempre que

  • B.

    porque

  • C.

    talvez

  • D.

    jamais

Nas questões 03 a 05, indique o segmento do texto que contém defeito de estruturação sintática

Nas questões 03 a 05, indique o segmento do texto que contém defeito de estruturação sintática

  • A.

    O ataque terrorista de 11 de setembro e as reações que a ele se seguiram sugerem que vivemos um momento histórico peculiar

  • B.

    Diante da perplexidade gerada, surgiram análises que falavam do começo do fim da globalização e do triunfo das forças isolacionistas.

  • C.

    Outras tomaram a necessidade da adoção de condutas cooperativas no combate ao terrorismo como prova da interdependência entre nações e da inevitável vitória do multilateralismo

  • D.

    O desenrolar dos eventos confirmam que não se pode eliminar por hipótese, ou conveniência, o apelo de soluções cooperativas para problemas internacionais.

  • E.

    Novo alento poderá ser dado à busca por soluções para questões econômicas perenes, como a do comércio internacional.

No texto, as palavras fraudes e vulneráveis (linha 2) podem ser substituídas, respectivamente, sem mudança de sentido da frase em que se encontram, por:

  • A.

    propinas / adequadas

  • B.

    burlas / atacáveis

  • C.

    maracutaias / aceitáveis

  • D.

    intrigas / imprescindíveis

Assinale a opção em que o texto foi transcrito com erro de concordância.

  • A.

    Seja qual for a forma adotada para controle global sobre as forças globais, não pode ser uma cópia ampliada das instituições democráticas desenvolvidas nos primeiros séculos da história contemporânea.

  • B.

    Tais instituições se fizeram na medida do Estado nacional – que era então a totalidade social maior – e são particularmente pouco aptas para ampliação em uma escala global.

  • C.

    O Estado nacional também não era uma hipérbole dos mecanismos comunitários, mas, pelo contrário, era o produto final de formas radicalmente novas de convivência humana, assim como a solidariedade social.

  • D.

    O Estado nacional, que finalmente proporcionou a tão procurada resposta aos desafios da "primeira secessão", surgiram apesar dos obstinados defensores das tradições comunitárias e mediante progressiva erosão das já débeis e diminutas soberanias locais.

  • E.

    Toda resposta eficaz à globalização não pode ser nada além de global. E o destino de semelhante resposta global depende de que surja e tome corpo um âmbito político global, entendido como algo distinto de "internacional".

    (Zygmunt Bauman, O desafio ético da globalização, Correio Braziliense, 21/07/2001)

Marque o item em que uma das sentenças está gramaticalmente mal formada.

É vedado à Administração Tributária:

  • A.

    exigir tributo não previsto neste Código / exigir tributo que não esteja previsto neste Código.

  • B.

    aumentar tributo sem que a lei o estabeleça / aumentar tributos sem que a lei os estabeleçam.

  • C.

    cobrar tributos relativos a fatos geradores ocorridos antes do início deste Código ou de outra lei que os instituir ou aumentar / cobrar tributos relativos a fatos geradores ocorridos antes do início deste Código ou de outra lei que os institua ou aumente.

  • D.

    cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou / cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que tenha sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

  • E.

    estabelecer diferença tributária entre bens e serviços de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino / estabelecer diferença tributária entre bens e serviços de quaisquer naturezas, em razão de sua procedência ou destino.

Assinale a opção que foi transcrita com erro de sintaxe.

  • A.

    O processo de globalização significa que uma rede de dependências chega aos mais remotos cantos do planeta. Mas, hoje, essa rede ainda não atingiu seus limites.

  • B.

    Seria muito prematuro falar de uma sociedade global ou de uma cultura global, e mais ainda de uma política ou de um direito global.

  • C.

    Está surgindo um sistema social global neste extremo último do processo de globalização? Se tal sistema existe, não se assemelha aos sistemas sociais que costumamos considerar normativos.

  • D.

    Costumávamos pensar em sistemas sociais como uma totalidade de que coordenava e adaptava os aspectos da existência humana por meio de mecanismos econômicos, poder político e padrões culturais.

  • E.

    Hoje em dia, no entanto, aquele sistema que costumava coordenar tudo no mesmo nível e dentro de uma mesma totalidade foi separado e situado em níveis radicalmente diferentes.

    (Zygmunt Bauman, O desafio ético da globalização, Correio Braziliense, 21/07/2001)

Numere os trechos, observando a ordem em que devem aparecer para constituírem um texto coeso e coerente, e assinale a resposta correta.

( ) Em decorrência dessa atitude de desdém, de rejeição, não ter aparelho televisor, não assistir à televisão são marcas de distinção intelectual.

( ) Ela é a principal difusora de informações, entretenimento, modismos, comportamentos, valores.

( ) A popularidade da televisão torna-a suspeita aos olhos dos bem pensantes.

( ) Poucos negariam que a influência da televisão, nas sociedades contemporâneas, é gigantesca.

( ) Mas a atenção dos acadêmicos é inversamente proporcional à força dessa difusão. Uma palavra é suficiente para entender tal fenômeno: preconceito.

(Itens adaptados de Luís Felipe Miguel, Cegueira intelectual, Caderno Pensar, Correio Braziliense, 22/07/2001)

  • A. 2, 4, 3, 5, 1
  • B. 5, 2, 4, 1, 3
  • C. 3, 1, 2, 4, 5
  • D. 4, 3, 2, 1, 5
  • E. 4, 5, 1, 3, 2

Assinale a opção sintaticamente correta.

  • A. Durante os setenta anos da história imperial brasileira, o velho sonho do paraíso, que alimentou a vontade dos primeiros colonizados, foram sendo substituídos pela utopia da "modernização", uma idealização explícita do modelo socieconômico das potências da Europa do norte, e mais tarde do modelo da sociedade norte-americana.
  • B. Até a crise mundial de 1930, o país foi fiel ao livrecambismo e seguiu uma trajetória de crescimento e modernização restrita as suas áreas exportadoras.
  • C. O Brasil não era um domínio da Inglaterra (como o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia), mas estava submetido ao seu sistema monetário e financeiro e à Doutrina Monroe, que foi formulada, de fato, por Castlereagh, ministro de Relações Exteriores inglês.
  • D. Mais tarde, no período da transição para a hegemonia norte-americana, o país foi forçado a adotar uma posição defensiva, começando o caminho de construção de uma economia nacional de que só consolidou depois da Segunda Guerra Mundial.
  • E.

    O Brasil não ocupou posição relevante na geo-política da Guerra Fria, embora manteve um alinhamento quase automático com a política internacional norte-americana, ocupando, durante esse período, a posição de principal sócio econômico dos Estados Unidos na periferia sul-americana.

    (José Luís Fiori, Um país ao sul dos impérios, Correio Braziliense, 22/07/2001)

Leia atentamente os enunciados a seguir.

I. Grande parte dos cidadãos dos bairros da periferia avaliou bem a situa-ção proposta.
II. Não se permitiram discussões que envolvessem os políticos vizinhos.
III. Os senadores estavam agora sós com as medidas tomadas; não havia mais apoio popular.

A concordância da palavra destacada está correta em:

  • A. II e III apenas
  • B. I e II apenas
  • C. I, II e III
  • D. III apenas

Instruções: As questões de números 36 a 40 referem-se ao texto seguinte.

Ambos os verbos indicados entre parênteses deverão flexionar-se numa forma do plural para preencherem corretamente as lacunas da frase:

  • A. ...... (ser) de se lamentar que aos jovens de hoje ...... (restar) viver o tempo como uma espécie de presente contínuo, sem qualquer conexão com o passado.
  • B. Ao historiador ...... (dever) sensibilizar as omissões de toda e qualquer experiência que ...... (sofrer) nossos antepassados.
  • C. ...... (aprazer) aos governantes fazer esquecer o que não lhes ...... (interessar) lembrar, para melhor se valerem da falta de memória histórica.
  • D. ...... (avultar), aos olhos dos próprios historiadores contemporâneos, a figura de Eric Hobsbaw m como um dos intérpretes que melhor ...... (compreender) o século XIX.
  • E. Não ...... (competir) aos historiadores exercer a mera função de arquivistas públicos; mais que isso, .....-se (esperar) deles uma compreensão participativa da história.
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